Quem realmente era Maria Madalena?



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como



maria-madalena-estudo
Quem foi Maria Madalena: prostituta, adúltera, irmã de Lázaro, ou mulher de Jesus?
(Lc-7:37-39) (Jo-8:3-4) (Mc-14:3) (Jo-8:1-17)
Dos milhares de nomes apresentados na bíblia pouco mais de 170 são atribuídos às mulheres. E entre esses, temos o nome de Maria, que tem sido objeto  de estudo no campo religioso e filológico por conta de ser o nome da mãe do Salvador. Porém, deixando de lado a questão de ordem antroponímica, quero focar minha atenção, mais precisamente, no aspecto religioso em torno desse nome, a fim de, na medida do possível, solucionar algumas dúvidas que pairam na mente de muitos leitores da Bíblia com respeito, mais especificamente, a Maria Madalena.

ETIMOLOGIA
Maria: Forma grecizada do hebraico ( מיריא  Miryan, Miriã). Que significa "elevada, exaltada". Segundo alguns estudiosos significa, "rebelião" (A etimologia desse nome é bastante controvertida).

AS MARIAS DA BÍBLIA
Quantas Marias são Apresentadas na bíblia? Maria madalena é mesma Maria irmã de lázaro? nas suas diferentes formas a Bíblia registra 8 mulheres que receberam o nome de Maria:
1ª) Miriã, irmã de Moisés e Arão. (Nm-26:59)
2ª) Miriã, descendente de Judá.  (1Cr-4:17)
3ª) Maria, mãe de Jesus. (Mt-1:18)
4ª) Maria, madalena, uma mulher de magdala*. (Lc-8:2)
5ª) Maria, de Betânia, irmã de Lázaro e Marta. (Jo-11:2)
6ª) Maria, de Clopas, a máe de Tiago, o menor e tia de Jesus. (Jo19:25)
7ª) Maria, mãe de João Marcos. (At-12:12)
8ª) Maria, cristã romana que Paulo saudara em romanos. (Rm-16:6)
MARIA MADALENA (ORIGEM)
O nome Madalena é um adjetivo gentilíco, ou nome pátrio. Ele indica seu lugar de origem, para distingui-la das demais. Segundo a tradição local ele era uma  habitante de Magdala, dizia-se que esta cidade localizava-se sobre a costa sul-ocidental do mar da galiléia, daí o sobre-nome magdala ou madalena.
                  Nos escritos de Flávio Josefo, do século I, não existe nenhuma cidade chamada Magdala. Como sabemos ele estava a serviço de Roma e forneceu aos romanos informações detalhadas sobre a geografia e recursos disponiveis a Roma naquelas terras. A cidade que geralmente é apresentada por cidade natal de Madalena é "Migdal Nunnayah" Torre de peixes.
                  Alguns teóricos dizem que diz respeito a sua cidade de origem, porem outros, dizem que é muito provável que esta cidade não existia no tempo de Madalena, pelo menos com este nome e sim foi criada posteriormente, após a guerra dos judeus, ou recebeu o nome torre de peixes após este evento.
             " A cidade hoje chamada Magdala, era chamada anteriormente, na época de Madalena, de Tariqueia nos tempos bíblicos. Flávio Josefo, um historiador judeu, contemporâneo a Jesus, uma das maiores referências na historia judaica da época de Jesus, no primeiro rascunho, do seu livro " guerra dos judeus" em aramaico, chama a cidade de Tariquéia , e qualquer outro documento anterior a 70dc, também a chama de Tariquéia não Magdala. Tariquéia foi destruida em 67dc, e a cidade que foi reconstruida no antigo sítio no litoral do mar da galileia passou a chamar-se "Magdala Nunnayah" (expressão aramaica q significa torre de peixes). Nesta época, Maria Madalena já estava morta.
                 Magdala viria da palavra hebraica Migdal, que significa "Torre". Sendo assim a expressão mais correta para Maria a Magdala, seria "Maria a Torre".
                 O que implicaria chama-la de Torre?
 A esposa do rei Davi também foi chamada de Torre. Mical, princesa da tribo de Benjamim, filha do primeiro rei hebreu Saul, e também esposa de Davi, foi chamada de "torre de vigia", ou  "praça forte", filha de Sion. Maria, princesa da tribo de Benjamim, da casa de Betânia, prometida ao herdeiro de Davi, também teria sido chamada de "Torre/Migdal", a Magdala."Magdal-eder" significa literalmente a "torre do rebanho," no sentido de um lugar elevado usado por um Pastor como um ponto de vantagem."Chamar Maria de Torre, seria o equivalente hebreu de chamar "Maria de grande".
 MARIA MADALENA ERA UMA PROSTITUTA?

                    A primeira citação de Maria Madalena como uma prostituta aconteceu em um sermão do papa Gregório, o grande, no ano 591 d.C. Provavelmente essa idéia é o resultado da confusão entre Lucas 7 e 8. Pois em (LC-7) temos a presença de uma pecadora na casa de Simão, o leproso, quando do jantar que ele ofereceu a Jesus. E logo a seguir, no capítulo 8, Lucas registra o nome de Maria madalena, o que explica o motivo da confusão e o equívoco de alguns que chegam a pensar que aquela pecadora era Maria Madalena. Mas vale lembrar que não temos nenhuma base bíblica ou mesmo histórica para defender ou provar essa idéia. E por outro lado, aquela pecadora é simplesmente uma anônima e, portanto, nada tem a ver com Maria Madalena.
MARIA MADALENA ERA UMA MULHER ADÚLTERA?

                    outro equívoco cometido por muitos cristãos, diz respeito a associação que ele fazem entre Maria Madalena e a mulher adúltera de João 8. Talvez, esse equívoco deve-se ao fato dela, no passado, haver sido possuída por sete demônios, os quais foram expelidos por Jesus (Lc-8:2). Ora, a mulher adúltera foi assim denominada porque desonrou os votos do matrimônio; o que comprova, naturalmente, que ela tinha marido. Mas quanto a Maria Madalena, não há nenhuma passagem bíblica que, explícita ou implicitamente, possa comprovar que ela fosse casada. Portanto, fica dessa forma descartada a hipótese dela ser a mulher adúltera descrita por João, o evangelista.

MARIA MADALENA ERA A IRMÃ DE LÁZARO?
 Pelo fato da Bíblia estar cheia de homônimos, ou seja, de pessoas que, apesar de diferentes,possuem um mesmo nome, é muito natural que as vezes, por um pequeno descuido possamos fazer confusão entre os personagens bíblicos. Maria, como já vimos, há no novo testamento, seis mulheres com esse nome. Entre as quais, Maria de Betânia, a irmã de Lázaro e Maria Madalena, duas personagens totalmente distintas. Vejamos algumas diferenças entre ambas:
A) Maria Madalena: era de Magdala, na região da galiléia;
B) Maria, irmã de Lázaro, era de uma aldeia em Betânia, na região da Judéia;
C) Maria Madalena não é apresentada como tendo irmãos;
D) Maria de Betânia tinha dois irmãos: Marta e Lázaro. E para finalizar, diferente de Maria de Betânia, Maria Madalena ajudou a sustentar o ministério de Jesus, esteve ao pé da cruz no dia da crucificação do Mestre, esteve no sepulcro de Jesus no dia do sepultamento e no da ressurreição, e foi a primeira a ver Jesus ressuscitado e a tocar nele, e anunciar a sua ressurreição aos discípulos.
MARIA MADALENA ERA MULHER DE JESUS?
Dan Brown, em seu romance, "O Código da Vinci" procura sustentar um suposto casamento  entre Jesus e Maria Madalena. Segundo ele, a igreja católica, através da Opus Dei, uma sociedade secreta da igreja, procura encobrir essa "verdade" , que poderá comprometer a história do Cristianismo, levando, inevitavelmente, os Cristãos a reavaliar seus conceitos e fazer uma releitura dos princípios da fé Cristã. Diante dessa afirmação deve-se perguntar: Maria Madalena, realmente, foi a mulher de Jesus? Que provas efetivamente o romancista apresenta para fazer tal afirmação? O que a bíblia diz a esse respeito?
                        Em primeiro lugar quero afirmar, baseado na bíblia, que Maria Madalena jamais foi mulher de Jesus, pela seguintes razões:
1) Não há nenhum documento, historicamente confiável, que possa provar isso;
2) Não há na bíblia nenhuma só passagem que afirme que Jesus fosse casado com Maria Madalena
3) Se Jesus fosse casado não haveria nenhum problema ou motivo para que os discípulos ou os evangelistas omitissem esse fato. Não obstante, nenhum deles faz alusão a esse suposto casamento;
4) As mulheres tinham seus nomes geralmente ligados ao de um homem, marido ou parente. Maria Madalena é exceção à regra. Se ela fosse casada com Jesus, seu nome deveria vir ligado ao dele pelo menos uma vez, o que de fato não acontece. Pois ela, conforme os relatos dos evangelistas, é conhecida, apenas, pelo seu lugar de origem , a saber, Magdala. Daí chamar-se Maria Madalena, ou seja, de Magdala.
5) Os estudiosos concordam que Jesus era solteiro. Logo, Maria Madalena não poderia ser casada com ele.
6) As provas documentais, apresentada por Dan Brown, Baseiam-se apenas nos evangelhos apócrifos de Filipe e de Maria. Mas vale salientar que essas obras não são reconhecidas pela comunidade judaica e nem mesmo pela igreja como sendo de autoridade canônica, pois são apenas fruto do conceito filosófico-religioso dos gnósticos. (recomendo leitura dos apócrifos para busca de conhecimento histórico)
7) Paulo, em defesa dos seus direitos como apóstolo, na sua primeira carta aos coríntios,  não faz alusão a esse pretenso casamento. Ele menciona Cefas, os irmãos do Senhor, mas não cita o nome de Jesus, nem por inferência. Isso não é estranho? Ora, se Jesus fosse realmente casado com Maria Madalena, Paulo jamais  deixaria de citar o seu nome. Paulo, como sabemos quando queria convencer o seu auditório valia-se de todos os recursos possíveis (1Co-15:29). Portanto, com base nessas premissas, podemos concluir que Maria Madalena nunca foi casada com Jesus.

QUEM FOI MARIA MADALENA?
Maria Madalena, segundo o relato bíblico apresentado pelos evangelistas:
1) Era uma discípula devota de Jesus, o qual a libertou de sete demônios. E, provavelmente, por conta dessa libertação, passou a segui-lo; (Mc-16:9) (Lc-8:1-2).
2) Servia-o com os seus bens; (Lc-8:1-3)
3) Esteve ao pé da cruz; (Mt-27:56) ((Mc-15:40) (Jo-19:25)
4) Esteve assentada junto ao sepulcro quando o corpo de Jesus foi sepultado; (Mt-27:61)
5) Foi na manhã do primeiro dia ungir o corpo de Jesus; (Jo-20:1)
6) Foi a primeira a ver Cristo ressurreto;  (Mc-16:9) (Jo-20:11-17)
7) Seu nome aparece doze vezes como Maria Madalena(Mt-27:56, 61/ 28:1) (Mc-15:40,47/ 16:1, 9) (Lc-8:2/ 24:10) (Jo-19:25/ 20:1, 18) e uma vez como Maria (Jo-20:11).
Isso é tudo por enquanto, espero que gostem e que traga luz ao seu entendimento, deixe seu comentário. A paz de Cristo.

Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

15 blogger-facebook

Muito bom esse estudo. Obrigado por compartilhar. Shalom!

Bom estes estudos, sinto falta quando demora para sair outros

Excelente e esclarecedor, e ficamos com essa VERDADE das Escrituras, certamente e não com as mentiras do satanás e das mídias enganosas . Obrigado pelo texto de excelencia e que foi para a Glória já, com certeza !!!! " PORQUE O NOSSO TRABALHO NÃO É VÃO NO SENHOR"
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" ( I CORÍNTISO 15. 58 )

Paz, Nosso objetivo é justamente esse, pregar a verdade de Deus.
Muito Obrigado

Que nosso DEUS PAI continue abençoando grandemente a sua vida, por ser humilde e não reter o conhecimento e sim com carinho compartilhar conosco esses estudos maravilhosos, MUITA SAÚDE E PAZ PARA A SUA VIDA


obrigado pelo estudo bem esclarecedor aprendi umas coisa como: (Maria de Betânia, a irmã de Lázaro e Maria Madalena, duas personagens totalmente distintas.E tem também a Mulher adultera que eu pensava que todas fossem iguais.) que o Deus e Pai de nosso SENHOR e Salvador Jesus Cristo lhe ajude em tudo Shalom Adonai.

Que Deus continue te abençoando amado irmão. Que a cada manhã o Eterno te encha de poder unção graça e paz, conduzindo-o por pastos verdejantes e águas tranquilas. Continue este trabalho maravilhoso de esclarecer as dúvidas do povo de Deus.Seja sempre uma benção. Seja bendito o teu nome e de toda a tua família.
Paz eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Pastor Elizeu de Souza Jorge. Servo de Deus e teu também.

Muito bom irmao deus o abencoe

muito bom estudo! parabéns meu irmão, que Deus continue te abençoando e te usando grandemente.

De qual tribo era Maria Madalena?

Muito bom amei esse texto eu particularmente jamais pensaria também que nossa Rei Jesus seria casada com Maria Madalena ela fez tudo em forma de gratidão por tudo que Jesus fez coisa que talvez não saibamos ser que é gratos

Amei esse conteúdo, muito obrigada...

Muito bom o texto, porém quanto ao apóstolo Paulo não mencionar o fato de Jesus ser casado, talvez seja porque ele queria passar como faz a igreja a divindade de Jesus, e, não Jesus como homem, quanto aos outros apóstolos, sabe-se que eles tinham ciúmes de Madalena, e o livro de Filipe é considerado apócrifo, pois convém a igreja, e não é muito estranho a presença de Madalena sempre em primeiro lugar nos momentos cruciais de Jesus?


EmoticonEmoticon