Não dê lugar ao diabo



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como

nao-de-lugar-pecadoTexto: Efésios 4.24

Introdução
Tal recomendação foi feita à Igreja. Não dê espaço em sua vida para o diabo. A possibilidade de dar lugar à sua ação está em nós mesmos. As palavras de Paulo relacionadas a esse tema estão em consonância com a teoria do livre-arbítrio.


1. Duas características da ação do diabo contra as quais devemos estar firmes (Ef 6.11)

1.1 —Astúcias
São habilidades e sagacidades para enganar o ser humano. O diabo usa a astúcia para enganar os cristãos.

1.2 — Ciladas
Lugares apropriados para esperar a presa ou o inimigo, O diabo nos espera no melhor lugar 
para tentar derrotar-nos.

Nota cultural
Satanás é mais rápido do que a luz, que percorre quase trezentos mil quilômetros por segundo, e mais preciso do que o raio laser. Ele não necessita de um espaço grande para se infiltrar, podendo se comparado à água, que penetra por orifícios imperceptíveis aos olhos humanos.

II. O mundo é o instrumento utilizado por Satanás para tentar ocupar espaço em nossa vida.
De acordo com 1 João 2.16, ele utiliza:

2.1 — A cobiça da carne
Tudo aquilo que atrai a natureza pecaminosa do homem.
2.2 — A cobiça dos olhos
Aquilo que mais nos atrai. Cabe ressaltar que as ciências humanas descobriram que o que está mais próximo do processo mental é a visão.
2.3 — A soberba da vida
O homem pensar que não necessita de Deus para resolver seus problemas.

Nota cultural
O ser humano é constituído de espírito, alma e corpo. O espírito é a natureza suprema que rege a qualidade da alma, e tem duas faculdades: a fé, a natural e a que nos leva a Deus; e a consciência, a lei moral e espiritual que aprova e reprova nossas condutas. A alma possui três faculdades: inteligência, sentimentos e vontade. E o corpo possui cinco faculdades: audição, olfato, paladar, tato e visão. A alma retira as impressões do mundo externo pelos sentidos do corpo, e essas atingem as faculdades desse segundo constituinte do homem.

III. Três principais artifícios que Satanás utiliza para ocupar as áreas de nossa vida

3.1 —Sexo
O inimigo usa urna pessoa bonita. Então, a impressão é retirada por meio da visão, que envia um comando para o cérebro. Daí,se tivermos a nossa consciência neutralizada, a vontade da carne vai controlar todas as faculdades para possuir aquela mulher. Mas, se tivermos uma consciência purificada no sangue de Cristo (Hb 9.12), não seremos levados pelas tentações do diabo; a consciência dirá: “Não faça isso, pois você vá desagradar a Deus e destruir o seu lar”.
3.2 — Poder
O inimigo tentou Eva pelo poder. Ele disse: “No dia em que você comer da árvore da Ciência do bem e do mal, será igual a Deus” (Gn 3.5). Ela, então, viu que o fruto era bom, agradável aos olhos e desejável (Gn 3.6); exercitou a visão, viu que era agradável e desejou.
3.3 — Dinheiro
Judas se deixou enganar pelo dinheiro (Jo 12.6). Esse apóstolo não poderia trabalhar com dinheiro, pois era tentado a roubar. Satanás entrou por meio dessa fraqueza, porque ele deu lugar (Lc 22.3) e vendeu Jesus por trinta moedas, e depois cometeu suicídio.

IV. Como podemos dar lugar ao diabo

4.1 — Vivendo no pecado
Se vivermos no pecado, em desobediência, estaremos dando lugar ao diabo. Isso é o que nos separa de Deus (Is 59.2).
4.2 — Deixando a casa vazia
A pessoa que, depois de aceitar Cristo, não der prosseguimento à sua fé, deixará a sua “casa” limpa e vazia para que o diabo nela entre. Quando o espírito imundo volta para a casa, encontra-a varrida e adornada, então vai e leva mais sete espíritos piores do que ele (Lc 11.25,26).

V. Como não dar lugar ao inimigo

5.1 — Poder
Como fazer para não ficarmos envaidecidos com o poder? A receita é gloriar-nos no Senhor, reconhecendo que dependemos dele e que o poder que possuímos na terra é outorgado por Ele (Jr 9.23,24).
5.2—Sexo
O sexo atende às necessidades fisiológicas, psicológicas e espirituais. Mas a receita para vencer a tentação é fugir da prostuição e dos desejos da mocidade (1 Co 6.18; 2 Tm 2.22).
5.3 — Dinheiro
Os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em cobiças loucas e nocivas que levam o homem à perdição (1 Tm 6.9,10). Se você não quer ceder à tentação, seja liberal.

Conclusão

Citamos esses três aspectos entre tantos outros que pertencem ao campo da cobiça dos olhos, cobiça da carne e soberba da vida. Se você não quer dar lugar ao diabo, ande em espírito (Cl 5.16), busque as coisas que são de cima, ore e medite na Palavra de Deus, e deixe o Espírito Santo encher a sua vida.



Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

10 blogger-facebook

envie por favor alguns esboços pra mim : tiagolima5001@hotmail.com

Muito bom! um alerta para nós cristãos!

Bênção pura glória Deus

otimo muito bom mesmo

Excelente! Vamos colocar em prática agora!

Maravilhoso temos que fugir das armadilhas do inimigo e confiar sempre em Jesus

Gostei, Glórias a Deus. Só um detalhe na conclusão tem uma referência não é "Cl" é "Gl"
Gálatas 5:16 diz ; Digo, porém: andai em Espirito e não cumprireis a concupiscência da carne.


EmoticonEmoticon