12 razões que levam um Casamento ao fracasso



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como

casamento-estudo-biblico
Introdução
A família é a matriz social, a mais importante agência socializadora; os pais transferem para os filhos herança biológica, psicológica, cultural e espiritual. Ela é projeto de Deus e alvo de Seu amor e zelo. É importante para o casal edificar um relacionamento profundo, harmônico, saudável e verdadeiro com base na imutável Palavra de Deus. Tendo em vista esse objetivo, e como medida preventiva, vamos analisar quais são os doze principais motivos que levam um casamento ao fracasso.


Casamento é:
A união voluntária e estável de um homem e uma mulher, nas condições sancionadas pelo direito, de modo que se estabeleça uma família. Etimologicamente, a palavra casamento é derivada de casa, enquanto matrimônio tem origem na palavra latina mater. (mãe).

1. Entre outros comportamentos que levam o casamento ao fracasso estão:
1.1 - A falta de amor
O amor é a essência de Deus e a base para todos os relacionamentos saudáveis, profundos e verdadeiros. Quem ama nasceu de Deus (1 Jo 4.7).

Subsídio teológico
Quando falamos de amor, não estamos referindo-nos simplesmente a um sentimento de bem-querer em relação ao outro pelo qual nutrimos empatia e simpatia, e sim a algo profundo e enraizado em Deus. É o amor ágape registrado em 1 Coríntios 13.4-7.

1.2 — A falta de compatibilidade
Compatibilidade é a capacidade das pessoas de unir-se e funcionar em conjunto, promovendo o bem e o crescimento mútuo. Ser compatível não significa ter os mesmos dons e habilidades que o outro, e sim possuir objetivos comuns e cooperação. Biblicamente, são incompatíveis a luz e as trevas, a justiça e a injustiça (2 Co 6.14-16).

1.3 — A falta de comunicação
Existem casais cuja comunicação simplesmente não existe. A comunicação é vital para o desenvolvimento intelectual e emocional do ser humano. Precisamos usar a linguagem verbal e gestual. Abrir o coração para ouvir o outro é saudável. É como maçã de ouro em salvas de prata
(Pv 125.11).

1.4 — A violência verbal e física
Há casais que, além de não dialogarem, só se falam para agredir um ao outro com palavras hostis e depreciativas que, às vezes, descambam em agressão física. A morte e a vida estão no poder da língua (Pv 18.2 1). Irai-vos e não pequeis (Ef 4.26).

1.5 — A falta de intimidade
A falta de intimidade sexual entre os casais é outro fator que tem levado muitos casamentos ao fracasso. A Palavra de Deus diz: Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne (Gn 2.24).
A expressão uma carne faz referência à união conjugal, a qual representa, simbolicamente, a união mística entre Cristo e a Igreja (Ef 5.22,23).
Vejamos alguns princípios da intimidade:

1.5.1 — O marido deve ser benevolente com a mulher (1 Co 7.3)
1.5.2 — Os cônjuges não podem vedar o seu corpo um ao outro (1 Co 7.4)
1.5.3 — A sexualidade não deve ser suprimida da vida do casal (1 Co 7.5)
1.5.4 — Ninguém pode ditar regras na intimidade do casal (Mt 19.5)

Subsídio doutrinário
Alguns costumam usar o texto de Hebreus 13.4 para condenar a intimidade do casal. O leito sem mácula citado nesse versículo refere-se ao leito onde há fidelidade, ou seja, onde não há prostituição ou adultério. Roman os 1.26 é um texto bastante citado pelos fanáticos. Porém, o que Paulo contesta aqui é o homossexualismo.

1.5.5 — A mulher tem preferência na relação íntima
A mulher deve receber a honra como vaso mais fraco (1 Pe 3.7).

1.6 — A infidelidade
Constitui-se adultério qualquer relação extraconjugal praticada por uma pessoa casada com outrem que não seja seu cônjuge. A Palavra de Deus fala sobre isso em Mateus 5.27,28.

1.7 — A inversão de papéis
A durabilidade do casamento também depende muito do modo como a mulher e o homem desempenham os seus papéis. O papel social do homem é proteger, prover e liderar; e o papel social da mulher é auxiliar na proteção, na provisão e na liderança do lar, agindo com sabedoria (Pv 14.1).

1.8 — A independência total dos cônjuges
A total independência dos cônjuges em relação ao outro é mais um motivo que tem levado muitos casamentos ao fracasso. Todos os bens precisam ser compartilhados com os cônjuges. Até porque, se um deles sofrer algum acidente, tiver alguma enfermidade ou vier a falecer, o outro passará dificuldades para resolver os problemas financeiros da casa; o mesmo ocorre no caso de separação.

1.9 — A má administração financeira
Quando um dos cônjuges não trabalha e quer controlar o salário do outro ou gastá-lo com coisas supérfluas, não seguindo o orçamento, a crise se instala. Deve-se gastar com o essencial alimentação, moradia, transporte, contas de consumo, despesas médicas etc.

1.10 — Os desrespeitos e as interferências externas
O desrespeito dentro de casa começa quando um cônjuge diz: “Não quero”, e o outro diz: Mas eu quero, e vai ser assim”. Esses desmandos acabam desgastando o relacionamento.
Já os pais não devem intrometer-se em questões conjugais dos filhos. E os cônjuges, por sua vez, precisam estar coesos e viver em sintonia, a fim de evitar esses abusos.

1.11 — A preferência por filhos
Imagine um pai que apóia uma filha mesmo quando ela está errada, quando não convém apoiá-la para não desautorizar a esposa, ou vice-versa. Ele não acha nada demais, por exemplo, deixar a menina passar uma semana na casa da amiga. No entanto, a mãe insiste em impor limites à filha, e acaba discutindo com o marido. Em vez de brigar na frente do filho em detrimento do outro, o casal deve procurar a melhor maneira de educá-lo.

1.12 — Não priorizar a Deus e as coisas espirituais
Há casais que se esquecem de princípios importantes revelados no Salmo 127.1 e em Mateus 6.33. Se Deus sair da nossa rotina, não conseguiremos superar os inúmeros desafios da vida. Só Ele pode edificar a nossa casa.

Conclusão

Temos de ser sal e luz para este mundo, onde se promove a demolição dos valores cristãos, o egoísmo, a perversidade, a violência, a pornografia e a desagregação familiar. Precisamos aperfeiçoar cada vez mais os nossos relacionamentos conjugais e familiares, a fim de que os homens nos considerem como um referencial positivo, e Deus seja glorificado em nossa vida.

Autor: Pr. Silas Malafaia
Livro: Pregando poderosamente a palavra de Deus 2

Leia Também




Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

19 blogger-facebook

Este comentário foi removido pelo autor.

Muito bom este esboço, temos que colocar em pratica em nossa vida.

Muito bom este esboço, temos que colocar em pratica em

o verdadeiro casamento e com o nosso SENHOR JESUS

DEUS abençoe meu casamento

MUITO EDIFICANTE ESSE TEXTO! DEUS OS ABENÇOE!

estou pronta para casamento hehhe só falta o noivo..rsrsrsrs,adorei a matéria..:)

muito bom, precisamos por em prática

Bom demais para não colocar em prática......! Vamos fazer isso....

Gostei...! Tem algumas coisa q acontece no meu casamento e eu preciso mudar meu conportamento, q Deus nos abenções!

boa tarde mais quanto o marido tira toda a liberdade da mulher e assim feze com que a mulhcr parace de amar ele mesmo assim como mulher de deus esta casada mais não esta feliz oque fazer não conseque mais lutar ,não acha que e demonio e sim o final do amo respero sua resposto pastor

é se todos casais praticar isto não haveria tanto dívorsio neste mundo.

Fantástico..! o casal precisa saber o conceito de amor para depois estabelecer um relacionamento o mais saudável possível... ÁGAPE, amor de Deus (incondicional) é com este amor que devemos amar.
abraço a todos Pr.Oseias Cortes, anápolis GO.

Muito bom mesmo

SE ME SEPARAR DA MINHA ESPOSA. POSSO ME CASAR DE NOVO?


EmoticonEmoticon