Como enfrentar os problemas com sabedoria



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como



enfrentar-problemas
Enfrentar problemas

Introdução
O profeta Natã foi enviado por Deus à casa de Davi para repreendê-lo pelo adultério e homicídio cometidos. Vamos analisar algumas das atitudes desse rei de Israel que nos ajudarão a enfrentar e a vencer as adversidades.

Enfrentar é:
Pôr-se em frente de; defrontar, encarar; atacar de frente.


1. Aprendemos com Davi que, para superarmos os problemas e seguirmos em frente, precisamos:

1.1 — Vivenciar as emoções
Davi chorou por causa de seu pecado, prostrou-se com o rosto em terra, triste pela morte da criança que teve com a mulher de Urias (2 Srr 12.16). Jesus chorou diante do túmulo de seu amigo Lázaro (Jo 1135 Nós também devemos aprender a vivenciar as emoções, se quisermos superar os problemas.
1.2 — Evitar o pavor
Pedro teve dúvidas diante da situação de perigo (Mt 14.31) . E a situação de pavor afetou a percepção dos discípulos em meio à tempestade (Mt 14.22,24-27). Se quisermos superar os problemas e seguir em frente, precisamos ter fé em Deus e neutralizar o medo.
1.3 — Crer na solução do problema
Se desejamos enfrentar as adversidades e seguir adiante, precisamos acreditar que Deus tem a solução. Davi acreditava que Deus se quisesse, poderia curar o filho dele com Bate-Seba, pois ele buscou o Senhor em oração e em jejum pela criança (2 Sm 12.16).
1.4 — Lutar em meio às adversidades
Se realmente desejamos a vitória, temos de lutar por ela, como fez Davi.
A criança estava gravemente doente, mas ele não perdeu as esperanças. Neemias também fazia uma grande obra, construindo o muro de Jerusalém (Ne 6.3). E nós não devemos parar de lutar por nossa vitória.
1.5 — Priorizar os objetivos
Durante todo o tempo em que o seu filho esteve doente, Davi se dedicou à solução desse problema. Ele tinha vários outros objetivos (1 Cr 21.5), mas focou a sua preocupação na doença da criança. Nós, também, temos de aprender a priorizar objetivos se quisermos enfrentar os problemas e seguir em frente.
1.6 — Não perder a percepção da vida
Apesar dos problemas, Davi não perdeu a percepção da vida. Isso é o que observamos em 2 Samuel 12.18,19. Apenas observando o comportamento dos seus servos, Davi constatou que a criança morrera. Se nos mantiveram os alienados quanto a outras áreas de nossa vida, negligenciaremos fatos importantes e ficaremos propensos a acumular problemas.

II. Precisamos tomar algumas decisões para enfrentar os problemas e seguir em frente. Nos momentos de adversidades, devemos:

2.1 — Buscar o Senhor em jejum
Em 2 Samuel 12.16 é dito que o rei jejuou, a fim de buscar a face de Deus e obter o favor desejado. O jejum atrai a presença de Deus, pois a pessoa que o faz diz: “Deus, Tu és mais importante para mim do que o alimento material”.
2.2 — Buscar o Senhor em oração
Davi passou uma noite prostrado sobre a terra (2 Sm 12.16), buscando a Deus pela criança. Nós também devemos lutar em espírito com o Senhor, sabendo que a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16b).
2.3 — Buscar o Senhor lendo e obedecendo à Palavra
A Bíblia nos manda ser cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, enganando-nos com falsos discursos (Tg 1.22-25). A Palavra de Deus deve ser o nosso guia prático da vida cristã.

III. Dicas para enfrentarmos os problemas e seguirmos em frente

3.1 — Esquecer o passado
Espelhemo-nos em Davi, que, depois de perceber que a criança havia morrido, levantou-se, ungiu-se e foi à Casa do Senhor (2 Sm 12.19,20). O suor, a poeira e a aflição precisavam ser removidos para ele ter uma sensação de alívio. Nós, igualmente, precisamos de um banho da graça de Deus para que saia de nós toda amargura, todo ódio e ressentimento.
3.2 — Estar na Casa de Deus
Davi sabia perfeitamente o quanto era importante buscar refúgio em Deus naquele momento. Por isso, desejava estar na Casa do Senhor todos os dias (SI 27.4,5).
3.3 — Adorar a Deus
Davi entrou na Casa do Senhor para adorar e reconhecer a soberania do Senhor (Sl 26). Nós também devemos adorá-lo em espírito e em verdade (Jo 4.24).
3.4 — Buscar fortalecimento
Precisamos parar em algum momento e tomar fôlego. O profeta Elias também precisou fazer isso (1 Rs 19.4), e Jesus sugeriu aos discípulos que repousassem uni pouco (Mc 6.3 1).
3.5 — Ajudar os outros
Davi procurou consolar Bate-Seba acerca da morte da criança (2 Sm 12.24a). O apóstolo Paulo também exortou os tessalonicenses a ajudar o outro: Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras (1 Ts 4.18).
3.6 — Reparar os erros
Para que Bate-Seba não ficasse estigmatizada perante a sociedade após a morte de Urias, Davi tentou reparar o erro cometido contra ela tomando-a por esposa (2 Sm 11.26,27). Existem situações possíveis de serem consertadas; outras, não. Mas nós não devemos omitir-nos em tomar atitudes que possam solucionar os problemas.
3.7— Ser corajoso
É preciso coragem para seguir em frente. Façamos como Davi, que, depois de passar por situações difíceis com a criança doente, teve um segundo filho: Salomão. A primeira criança simbolizava pecado, morte, tristeza, derrota e juízo de Deus; mas a segunda representava perdão, misericórdia, vida e alegria de Deus.

Subsídio teológico
O nome dado pelo profeta Natã ao segundo filho de Davi com Bate-Seba foi Jedidias, que significa amado do Senhor. Já o nome Salomão vem da mesma raiz da palavra hebraica shalom, que quer dizer paz. Em sentido figurado, a primeira criança representou um tempo de adversidades e derrotas; a segunda, de vitórias e bênçãos de Deus para o Seu povo.

Conclusão

O rei Davi não ficou parado, aguardando o cumprimento da profecia anunciada por Natã, nem se conformou, apesar de todos os indícios desfavoráveis. Pelo contrário, tomou atitudes que o ajudaram a mudar seu foco e sua postura enquanto estava passando pela prova. Nós, igualmente, devemos tomar atitudes diante das provações, enfrentar os problemas e seguir em frente, certos de que o Senhor nos garantirá a tão esperada vitória. 



Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

2 blogger-facebook

DEUS e bom e eterna é sua bondade para os que se arrependem e tiram as sugerias, imundícies de seus corpos e buscam á DEUS para que ô purifique e tomando um banho da graça de DEUS se limpam de todos os pecados em nome de Jesus. Sem olhar para trás e seguir adiante olhando para o autor e consumador de sua Fé que é JESUS DE NAZARÉ.


EmoticonEmoticon