A dependencia do homem



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como


dependecia-homemTexto: João 5:2-9
Propósito geral: Evangelístico
Propósito especifico: Fazer com que o ouvinte reconheça que a humanidade está enferma por causa do pecado que separa o homem de Deus.

INTRODUÇÃO
O mundo é uma grande enfermaria. A situação das pessoas nas ruas. Doentes físicos e espirituais.
O pecado no mundo (Rm 5:19) e a humanidade depende de algo que possa solucionar seus problemas.

TRANSIÇÃO: A dependência do homem apresenta três aspectos.

 I - DEPENDÊNCIA DA ESPERA – (v. 3)
Em Betesta havia um tanque milagroso.
Um paralítico esperava uma oportunidade de curar-se há trinta e oito anos. O obstáculo: o próprio tanque. A esperança reacendia toda vez que a água era agitada. Não conseguia o seu intento por si próprio. Não alcançava a água. Dependia que alguém o ajudasse.

II - DEPENDÊNCIA DA INTERCESSÃO – (v. 7)
O enfermo procurava de intercessores. Era incapaz de fazer por si mesmo. Havia necessidade de remover o obstáculo. Dependia de alguém para ajudar. Recorrer a terceiros, também incapazes (religiões, bruxarias, quiromancia) não soluciona seu problema. Religião não pode interceder pelo homem. Somente o Senhor Jesus Cristo (I Tm 2:5).

III - DEPENDÊNCIA DA PALAVRA – (v. 8)
O homem almeja felicidade e repudia a dor. Apesar dos meios a disposição para a busca da felicidade e da cura espiritual, depende de uma palavra de ordem (v. 6)
Esta é a melhor boa nova que o homem podia ouvir. Sem conseguir atender as exigências da religião para ser curado, chega Jesus e pergunta “Queres ser curado?”
Jesus veio para ser Salvação, vida, justiça, santidade, redenção, glória e todas as coisas para o povo de Deus. Jesus disse: “Levanta-te e anda” (v. 8). O paralítico ouviu a Palavra, creu, recebeu vida e foi curado. A vida que recebeu foi tão forte que o capacitou a carregar o seu próprio leito (v. 9).

CONCLUSÃO
A humanidade não está só enferma, está morta. Morta em delitos e pecados (Ef 2:2-3). Tudo que um morto precisa é de vida (v. 25). Éramos inválidos, cegos, estávamos  mortos. Jesus veio nos visitar, ouvimos a Palavra viva do Evangelho e passamos da morte para a vida (Jo 5:24).
O segredo de uma vida feliz e cheia de paz está ao nosso alcance. Não há necessidade de buscar felicidade em coisas ocultas. Jesus Cristo está ao nosso alcance, basta ouvir a sua voz (Ap 3:20). Devemos e temos que afastar os Betesdas de nossas vidas (Fl 4:5-6).
.
.
.
.
.


Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

1 blogger-facebook:


EmoticonEmoticon