Estudo sobre Naamã - Herói ou Leproso - Consequências da lepra



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como


naama-leproso IV - CONSEQUENCIAS DA LEPRA NA VIDA DE NAAMÃ

No sentido literal a lepra iria destruir Naamã e sua relação com a família
O pecado traz consequências terríveis para nossa vida quando não há arrependimento e mudança em nossas vidas.

O que poderia acontecer se Naamã não tomasse uma atitude em relação a sua lepra?
Já pensou? Então vamos conferir algumas consequências que a lepra traria para sua vida.

     1.1  -  Perda da família

Como a doença da lepra era viral, e com o avanço dela em Naamã, seria necessário que ele viesse a se separar da família, até por que isto era lei em quase todas as nações, tanto que em Israel os leprosos viviam fora da cidade.

Se aquilo continuasse Naamã não poderia mais beijar sua esposa, se ele tivesse um filho não poderia mais abraçá-lo, se sua mãe fosse viva não poderia mais deitar-se com a cabeça no seu colo, a lepra tinha o poder de destruir a relação familiar do leproso.
Quantos não têm visto as suas famílias serem destruída por causa do pecado.
Pais quem tem perdido a autoridade espiritual, e seu testemunho dentro de casa, tudo porque os filhos sabem e conhecem a vida leviana que eles vivem fora da igreja.
Outro dia tivemos um problema em nossa Igreja, uma adolescente foi em uma festa de uma amiga não crente e acabou se embriagando lá.
A noticia chegou aos ouvidos do pastor, então foram chamados à garota e seus pais para tratar do assunto, e segundo o pastor os pais foram bem ásperos na conversa, não aceitando a correção da filha.
Pouco tempo depois o pai da garota foi flagrado por um irmão da Igreja, comprando um engradado de cerveja no supermercado.

Então fica a questão como pode um beberrão corrigir outro beberrão?
Mesmo que ele quisesse repreender a sua filha não teria autoridade, pois o mesmo não é exemplo dentro de casa, e não guarda o seu bom testemunho.

E o que aconteceu após o episodio do engradado de cerveja? A família não agüentou a repreensão e todos se afastarão da Igreja,
E hoje infelizmente a garota já é mãe sem mesmo ter completado a maioridade, o pai está completamente afundado no alcoolismo, e a mãe sofrendo com toda a situação.

1.2  - Perda da posição

È lógico que quando a noticia se esparramasse pelo batalhão que Naamã era leproso, seria iminente a perca do seu posto, pois qual seria o soldado que aceitaria ser comandado por um leproso? (os leprosos sofriam preconceito)
Mesmo ele sendo um herói, e tendo uma história gloriosa mediante o seu povo, seria impossível a sua continuidade.
A lepra arrancaria dele, aquilo que ele mais amava fazer, ser um general de guerra.

Não importa a historia que nós temos na Igreja, ou a posição que temos se deixarmos o pecado entrar em nossas vidas, tudo aquilo que levou anos para conquistarmos será destruído em questão de dias.

1.3  - Perda da dignidade

O homem que era visto como herói, em pouco tempo perderia o seu prestigio e passaria a ser lembrado e reconhecido como um simples leproso.

Ninguém mais iria querer estar ao lado de Naamã, seus amigos e admiradores nem passariam mais perto dele.

Seria muito semelhante preconceito sofrido pelos aidéticos, certa vez eu vi minha mãe jogar um copo fora, depois de ter dado água pra um colega aidético dela, ela pensou que correríamos o risco de nos tornarmos aidéticos ao usar o mesmo copo que um aidético usou, mesmo após lavá-lo.
É lógico que foi uma atitude ignorante e preconceituosa de minha mãe, mas como eu disse isso ainda acontece muito nos dias atuais.

O pecado oculto quando descoberto, destrói a nossa moral, arranca de nós a nossa dignidade.
Quantos homens de Deus que já vi sendo poderosamente usados na mão de Deus, hoje estão completamente destruídos e sem força para reagir.
Tudo por que deixaram o pecado agir no seu coração, e quando o vento soprou a sua queda foi grande.
Casos de adultério, furtos, prostituição e muitas outras coisas, e hoje mesmo que alguns tenham se arrependido amargamente, não conseguem resgatar o mesmo brilho que tinham antes, pois o seu testemunho foi manchado.
Mas Jesus tem poder para restaurar todas as coisas.

O pecado traz graves consequências a nossa vida, muitas das vezes atinge a nossa familia, moral e dignidade.
É necessario que nós vigiemos para que não venhamos  cair no erro.

Ainda não leu as outras partes, então confira:


Autor: Michael Bastos
email: michaeldebastos@hotmail.com

Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

7 blogger-facebook

Ta cheio de pastor leproso em cima dos pupitos

Que benção de estudo, já copiei as outras partes e estarei aguardando as demais

Sua língua também tá leprosa...

Que este estudo seja canal de benção para muitas pessoas, estarei aguardndo os próximos.

este estudo esta sendo otimo e bençao de DEUS em nossas vidas.

Concordo, ainda bem que Deus permanece o mesmo disposto a curar o homem de suas enfermidades e purificar a sua vida. E Tudo pela graça, a graca que nos falta sobeja em Deus para conosco

Gostei uma bênção,que Jesus continue usando vc que elaborou este sermão grandemente . abraços.


EmoticonEmoticon