As recompensas da fidelidade



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como



recompensas-vida-eternaTexto: Apocalipse 2:10
Propósito geral: Alento
Propósito especifico: Ser fiel a Jesus gera tribulações mas trás a confiança, a vida eterna e comunhão com Deus.

INTRODUÇÃO
Em Esmirna havia um templo dedicado a Tibério. Domiciano exigia adoração. Uma vez por ano queimavam incenso e diante do altar adoravam o imperador como Senhor. Os cristãos se recusavam. Seria infidelidade a Jesus. A cidade era entregue a idolatria. Do ponto de vista humano não se podia esperar uma igreja forte e fiel em Esmirna. Perigo de vida.  Fé tentada a sucumbir. Não havia problema dentro a igreja. Não é censurada. O problema estava fora da igreja: O desafio de dizer não ao culto pagão e  a blasfêmia do povo(v..9).


TRANSIÇÃO: A fidelidade trás três recompensas.

I – A RECOMPENSA DA CONFIANÇA
“Não temas o que hás de padecer...” (v. 10). A fidelidade não é fácil. O crente sofre discriminação, provações e tentações. A prova vem com a finalidade de fortalecer o caráter cristão.
Em Jo 16:33 diz que “no mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Jesus tem o máximo interesse em que entendamos a razão dos sofrimentos em nossas vidas. As tribulações são oportunidades para crescimento espiritual e não amargar em derrotas. Em At 14:22, Paulo diz: ”por muitas tribulações nos é necessário entrar no Reino dos Céus”. A fidelidade traz confiança. A confiança nos torna crentes firmes para enfrentar qualquer situação.

II – A RECOMPENSA DA VIDA ETERNA
A vida eterna já conquistamos pela fé em Cristo. O desafio aqui é ser fiel “até a morte” para receber a “coroa da vida”. Coroa da vida é sinônimo de vida eterna. Isso quer dizer que devemos ser fiéis até o ponto de precisar morrer pela fé em Cristo Jesus.
A morte não era uma suposição. Era possibilidade real para os crentes de Esmirna. A fidelidade a Deus estava acima de tudo.
Ilustração:
“Policarpo, pastor da igreja de Esmirna, em 155 d.C. foi martirizado na fogueira. Quando lhe perguntaram se queria voltar atrás na sua fé e adorar o imperador, ele respondeu: “Tenho 86 anos servindo a Cristo e Ele nunca falhou, não irei negá-Lo agora”. Pagou a sua fidelidade com a morte, mas recebeu vida.
Ser fiel é ser estável. Deus mesmo é fiel (Dt 7:9).

III – A RECOMPENSA DA COMUNHÃO COM DEUS
Os que suportam as tribulações terão comunhão com Deus. O fiel receberá a coroa da vida. A imagem da coroa é tirada das olimpíadas. O vencedor recebia uma coroa de louros. O vencedor na fé recebe uma coroa incorruptível (I Co 9:25).

CONCLUSÃO
A fidelidade não está condicionada ao ambiente. Esmirna estava sob a pressão do Maligno, mas foi fiel. Também estamos sob pressão. Temos que ser fieis firmes. Nossa mensagem é bastante poderosa para enfrentar qualquer situação.
O crente tem a garantia, pelo exemplo de Jesus, de que vale a pena ser fiel. Jesus é o modelo.
Fidelidade é fruto do Espírito Santo. A fidelidade é algo central na experiência cristã. Fidelidade é a base para ter Confiança, Vida e Comunhão com Deus.

Autor:Rubens Giglione

Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

3 blogger-facebook

Agradeço a Deus por conhecer Mefibosete Esboço. Postagens edificantes. Jesus ama vocês e eu também.


EmoticonEmoticon