Silas Malafaia - Lições do Salmo 73



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como


salmo73INTRODUÇÃO
A Bíblia não esconde a história de muitos homens de Deus que, em um momento de fraqueza, deixaram-se levar pelos impulsos carnais. No salmo 73, o salmista Asafe ficou desgostoso ao observar a prosperidade do ímpio. Tudo o que aconteceu com ele serve de lição para o crente, que jamais deve deixar a inveja entrar em seu coração.


LIÇÃO É:
Aquilo que é aprendido ou assimilado pelo aluno. Ensinamento, conselho ou exemplo que serve de orientação à conduta, ao procedimento.
Ao verificar a prosperidade dos ímpios, o salmista sentiu inveja.

I. SENTIMENTOS CAUSADOS PELA INVEJA:
1.1 — Coração amargurado
A amargura faz com que a pessoa se torne introspectiva, ou ranzinza, evitando os relacionamentos. Para ela, nada está bom (Salmo 73.2).
1.2 — Doenças emocionais
Está comprovado pelas ciências humanas que as dores no estômago, nos rins e no coração, as gastrites, as úlceras e tantas outras doenças são produzidas pelo estado emocional (Salmo 73.21b).
1.3 - Estado de ignorância
A pessoa invejosa se torna ignorante e irracional (Salmo 73.22).
1.4 — Entra em declínio espiritual
O coração invejoso pode levar a pessoa à derrota espiritual, afastando-a de Deus (Salmos 73.2,3).

II. COMO VENCER OS SENTIMENTOS DE INVEJA:
2. 1 — Controlar os impulsos
Esta foi a primeira atitude do salmista na luta contra o sentimento de inveja (Salmo 73.15).
2.2 — Tentar entender a situação
O salmista tentou entender por que estava passando por aquela situação (Salmo 73.16).
2.3 — Buscar a Deus
Em primeiro lugar, o salmista se controla, depois analisa a situação à luz da razão, e agora busca em Deus a resposta (Salmo 73.17).
2.4 — Reconhecer a bondade de Deus
Em meio a um mundo tão violento e cheio de adversidades, o crente deve reconhecer a bondade do Senhor em sua vida (Salmo 73.1;136.1-9,26).

III. AO ANALISAR O FUTURO DO ÍMPIO. O SALMISTA CHEGOU ÀS SEGUINTES CONCLUSÕES:
3.1 — O ímpio perecerá
Quando a pessoa se afasta de Deus, não tem saída vai perecer eternamente (Salmo 73.27a).
3.2 — O ímpio sofrerá a destruição eterna
A apostasia, que quer dizer negar ou abandonar a fé, leva a pessoa à destruição eterna (Salmo 73.27b).

V. QUEM CONTROLA OS SEUS IMPULSOS E BUSCA A DIREÇÃO DE DEUS:
4.1 — Aprende a confiar em Deus
Quando o crente busca a Deus encontra as respostas para os seus sofrimentos, entende porque os ímpios prosperam, não deixa a inveja dominá-lo e conclui que vale a pena colocar a vida nas mãos do Senhor (Salmo 73.28b; 125.1,2; Isaías 49.23).
4.2 - Anuncia todas as obras do Senhor
O crente que controla os seus impulsos anuncia que Deus está no controle de todas as suas adversidades. Confia que há um Deus grandioso, tremendo, poderoso e maravilhoso que resolve os problemas de solução aparentemente impossível (Salmo 73.28b).

CONCLUSÃO
Antes de olhar para a prosperidade dos ímpios com algum sentimento de desgosto ou inveja, o crente deve entender que as suas tribulações são momentâneas, enquanto o ímpio, caso não se arrependa, sofrerá por toda a eternidade sem Deus.



Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

8 blogger-facebook

é verdade nunca devemos inveja prosperidade do impio porque eles murchara como a erva,mas nos estaremos eternamente com cristo e isso é glorioso é gratificante é o bem mas precioso que Jesus veio oferece a humanidade gloria a Jesus eu agradeço a Deus por isso
.

Gostei .. mas acho que muitas pessoas não irão ver como coisas boas tido muitos não irão crescer diante de Deus para buscar sua própria revelação na palavra .. se já tem tudo pronto aqui , acho que muitos vão copiar tudo que é falado e ensinado aqui !!! Mas não sei né ,só Deus sabe de onde vem cada revelação pregada na casa do senhor !!!

É verdade.

Boa é esta palavra

Muito bom o nosso Deus é maravilhoso mesmo que a gente passar por lutas na nossa vida vale apena confiar no senhor Deus. nós terá a vida eterna

Muito bom esse ensinamento


EmoticonEmoticon