Quando a nossa fé é provada [esboços de mensagens]



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como



quando-nossa-fe-provadaINTRODUÇÃO
Pedro fala que a fé do cristão é muito mais preciosa que o ouro que perece e é refinado pelo fogo. Porém, muitas vezes nos perguntamos: Será que eu tenho fé em Deus? Será que eu creio que Jesus é o Senhor de minha vida? Como eu posso ter certeza disto? Algumas situações em nossa vida podem colocar em prova a nossa fé, e tanto podem destruir como fortalecer a nossa carreira espiritual.

PROVAÇÃO É:
Ação ou meio de pôr à prova a constância, a resignação, a virtude de alguém. Situação difícil, sofrimento.


I. ALGUMAS SITUAÇÕES QUE PROVAM A NOSSA FÉ:
1.1 — Quando o crente está só
Nessas horas o crente tem uma sensação de impunidade. Acha que, porque está só, pode fazer algo que é condenado pela Palavra de Deus. Precisamos ter cuidado, pois é neste momento que o Diabo arma o laço para nos tirar da comunhão com Deus. Jesus foi tentado pelo Diabo quando estava só no deserto
(Mateus 4 1.2). A Bíblia conta a história de José, um adolescente com idade entre 15 e 16 anos que também foi tentado quando estava só (Gênesis 39.11,12).
1.2— Quando nós nos doamos
Imitemos o exemplo de Neemias, que foi um homem com uma profunda visão de Deus. Ele construiu a cidade de Jerusalém e levantou a autoestima do povo, e depois disso disse: “Comei das gorduras, e bebei das doçuras, e enviai porções aos que não têm nada...” (Neemias 8.10). O crente que quer ter suas atitudes aprovadas pelo Senhor, deve doar amor e repartir as suas bênçãos com o próximo.
1.3 — Quando tudo vai bem
Se a pessoa está empregada e ganhando um ótimo salário, logo começa a rejeitar o Senhor. Mas, quando está atravessando algum momento difícil em sua vida, fica mais fervorosa na igreja. Muitos citam a história de Já como homem sofredor que não negou a Deus. Mas este patriarca, quando era rico, também era piedoso e oferecia continuamente sacrifícios ao Senhor (Já 1.5).

EXPERIÊNCIA DE VIDA
Numa igreja em Belo Horizonte havia um crente que era muito rico. Possuía um carro da marca BMW-540 (170 mil reais.), um Mercedes Bens (150 mil reais) um Cherokee 100 mil reais). Ele era representante de uma multinacional.
Quando ele chegou na igreja, não tinha nenhum bem. Estava desempregado. Então o pastor o hospedou em um quarto vago da igreja, e a igreja emprestou-lhe um dinheiro. Ele logo montou um negócio, prosperou financeiramente, e começou a faturar 5 milhões de dólares por mês.
Mas, depois que começou a dar-se bem na vida, passou a sonegar o dízimo e achou que era o dono do mundo. Fundou a sua própria igreja e ficou vaidoso. Foi por pensar assim que caiu rapidamente.
Conclusão: perdeu a representação da multinacional, teve o carro roubado e caiu nas mãos da justiça. Ele voltou para a sua igreja de origem, humilhado.
Aquele crente faliu porque se esqueceu de Deus. Na hora em que estava bem sucedido virou as costas para Deus.
1.4 — Quando a vida do crente está em risco por causa da fé o caso de Sadraque, Mesaque e Abednego, que foram lançados na fornalha porque não queriam adorar a estátua de Nabucodonosor (Daniel 3.10-23). Pedro e João também foram pressionados porque levantaram o paralítico na Porta Formosa (Atos 4.18.31).

EXPERIÊNCIAS MISSIONÁRIAS
Na Indonésia, a perseguição contra os cristãos é muito grande. Os radicais islâmicos entram na casa dos cristãos e executam as famílias a golpes de facão. Milhares de crentes foram trucidados. Os fiéis morreram, mas não negaram a fé. Em Moscou, no interior da Rússia, em 1997, muitos crentes e pastores foram mortos por amor a Jesus Cristo. Aqui no Brasil ser crente virou Ibope. Existem até aqueles que deixam Jesus pelas coisas mais banais.

1.5 — Quando temos de renunciar
Moisés recusou ser chamado o filho da filha de Faraó para sofrer com o povo de Deus no deserto (Hebreus 11.24,25. Paulo também poderia tornar-se um grande político do império romano, um erudito, mas ele considerou tudo isto como esterco (Filipenses 3.7,8).

1.6 — Quando o seu testemunho é questionado
Quando precisamos testemunhar aquilo que somos e cremos e a nossa vida condiz com o que pregamos. A vida de Paulo era conhecida por todos os judeus e em toda a guarda pretoriana. O rei Agripa queria conhecê-lo porque tinha ouvido notícias sobre ele. Este rei falou: ‘Tão pouco me persuades a me tornar cristão” (Atos 26.28).

1.7 — Quando o Reino de Deus é priorizado
Quando priorizamos o Reino de Deus, tudo vai bem na área psicológica, emocional, material e biológica. Jesus disse que Deus supriria todas as nossas necessidades se o Reino de Deus fosse priorizado (Mateus 6.33). O Reino de Deus não é comida nem bebida (Romanos 14.17).

CONCLUSÃO
Se tão-somente o crente priorizar o Reino de Deus, será espiritualmente aprovado e terá a sua fé fortalecida no Senhor. Se estiver passando algum problema em sua vida, ele dirá como Jó: “Eu sei que o meu Redentor vive e em breve se levantará sobre a terra”. Quando Jesus Cristo se manifestar à Sua Igreja, dirá a esse crente: “Servo bom e fiel, foste fiel no pouco, no muito te colocarei” (Mateus 25.21). 

Pr. Silas Malafaia - Livro Pregando poderosamente a palavra de Deus


Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

8 blogger-facebook

otimo comentario , aprendo muito com a palavra de Deus,Amem.

esses esboços ter me ajudado muito nas minhas pregações graças a deus

MUITO INTELIGENTE GLORIA DEUS

isso vai mi ajudar bastante

ótimo esboço, gloria a Deus por isso;

Palavras que se encaixam no momento por que passo. Obrigado por elas, meu Deus. Faz-me passar por tudo que eu tiver que passar, sem perder a fé em ti. Amém!

Muito rico, me servirá para as minhas aulas. Que Deus abençoe.

Gostei muito nos ajuda bastante para abrir o nosso entendimento Deus abençoe o seu ministério


EmoticonEmoticon