Esboço - Como ser segundo o coração de Deus



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como



segundo-coração-de-deusINTRODUÇÃO
Assim como Davi, que foi escolhido pelo Senhor para reinar sobre Israel, o cristão também deve possuir características que o identificam como pessoa segundo o coração de Deus. Ser segundo o coração de Deus é agradar a Deus e manifestar os traços do caráter de Deus.

CORAÇÃO É:
O órgão muscular situado na cavidade torácica. O coração é considerado a sede dos sentimentos, das emoções, da consciência. É a natureza ou a parte emocional do indivíduo. Define-se como o caráter, a índole, o feitio, o amor, o afeto, o objeto do amor de alguém. O coração também está ligado à coragem e ao ânimo.


I. A PESSOA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS:
1.1 — Agrada a Deus (1 Tessalonicenses 4.1);
1.2 — Manifesta no seu caráter traços do caráter de Deus (Roman os 8.29);
1.3— Obedece a Deus (Romanos 6.16);
1.4 — Não engana com falsa aparência (1 Samuel 16.6,7).

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA PESSOA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS:
2.1 — É responsável
Davi estava pastoreando as suas ovelhas. Tinha uma tarefa a cumprir (1 Samuel 16.11). Temos de ser responsáveis por nossas atitudes, por flOSSS mordomias.
2.2 — Possui as características descritas em 1 Samuel 16.18
Neste versículo verificamos que Davi era valente, otimista, homem de guerra, sensato ao falar e de gentil presença. O crente fiel não se intimida com o diabo, mas enfrenta as batalhas espirituais (Efésios 6.12).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
A expressão “gentil presença’ em 1 Samuel 16.18, no original, quer dizer “presença agradável’:

2.3 — É cheia de graça
A pessoa segundo o coração de Deus atrai as outras pela sua presença. É agradável. Em 1 Samuel 16.22, Saul disse: “Deixa estar Davi perante mim, pois achou graça a meus olhos”. E 1 Samuel 18.5 diz que Davi era aceito aos olhos de todo o povo e até aos olhos dos servos de Saul.
2.4 — É prudente
Em 1 Samuel 18.5a, Davi se conduzia com prudência. Esta mesma virtude de Davi é mencionada em 1 Samuel 18.14. Este versículo diz que Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos.
2.5 — conhece os seus limites
Davi não tinha complexo de inferioridade. Ele era uma pessoa discreto e reconhecia muito bem quais eram os seus limites (1 Samuel 18.18,23). A pessoa segundo o coração de Deus sabe analisar as suas próprias qualidades e defeitos.
2.6 - Tem visão espiritual
Enquanto o povo de Israel olhava para o tamanho e a força do gigante Golias, Davi tinha uma visão transcendental (1 Samuel 17.26). Ele disse: “Esse homem não tem a marca de Deus que eu tenho”. Nós aprendemos neste versículo que ser segundo o coração de Deus é ter a marca do sangue de Cristo.

SUBSÍDIO CULTURAL

Circuncisão foi o pacto de Deus para consolidar a sua promessa com o patriarca Abraão. Este ato identificava o povo de Israel como povo escolhido do Senhor e consistia em cortar o prepúcio que cobre a glande do pênis da criança, ao oitavo dia de nascido.

2.7—É dirigido pelo Senhor
O homem segundo o coração de Deus não toma decisões importantes em sua vida sem esperar em Deus. Em 1 Samuel 22.3, Davi disse: “...até que saiba o que Deus há de fazer de mim”.
2.8 — Assume os seus atos
Davi foi repreendido pelo profeta porque cometeu um adultério e um homicídio. Porém, humilhou-se e reconheceu o seu erro (2 Samuel 12.13). Existem muitos crentes que preferem culpar o seu próximo a reconhecer os seus erros.
2.9 Confessa o seu pecado
Após reconhecer os seus erros, e ser perdoado pelo Senhor,
Davi então disse: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto’ (Salmo 32.1).
2.10 - Vive conforme as circunstâncias da vida
Em 2 Samuel 12.16-23, Davi orou pela criança, mas depois que ela morreu ele se levantou, lavou-se, ungiu-se e mudou de vestes e entrou na Casa do Senhor para adorá-lo. Davi não vivia do passado. Adaptava-se facilmente às circunstâncias da vida.
2.11 — É liberal
Davi era liberal, pois costumava ofertar, devolveu todas as terras aos descendentes de Saul e não oprimia o povo. Ser segundo o coração de Deus é dar voluntariamente, como faziam os crentes de Macedônia (2 Coríntios 8.1,2).

EXPERIÉNCIA DE VIDA

Na guerra do Vietnã, alguns oficiais americanos capturados pelos soldados vietnamitas foram torturados e jogados na prisão. Quando eles recebiam a comida, que geralmente era suja e em pequena quantidade, dividiam-na com os outros soldados que estavam doentes, feridos em pior situação.

2.12— É perdoador
Davi foi cruelmente perseguido por Saul que tentou matá-lo seis vezes, duas de maneira direta e quatro armando ciladas. Porém, a Bíblia diz que Davi lamentou a morte dele. Disse:
“Ah! Ornamento de Israel! Nos teus altos, fui ferido; como caíram os valentes! (...) como caíram os valentes no meio da peleja’ Jônatas nos teus altos foi ferido” (2 Samuel 1.19- 25). Somente quem tem um coração perdoador fala desta maneira.
2.13— É adorador
Na Bíblia não tem adorador como Davi. Adorar significa prestar culto, reconhecer a soberania de Deus. O louvor é a expressão da adoração. Davi disse: ‘Porque tua, ó Senhor, é a majestade, a honra, o poder, a vitória e a magnificência. Teu é o reino e tudo o que há nos céus...” (1 Crônicas 29.11).

CONCLUSÃO
O crente precisa orar constantemente agradecendo ao Senhora e pedindo que as marcas que o identificam como pessoa segundo o coração de Deus jamais sejam apagadas.

Leia também 


Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

2 blogger-facebook

Louvado seja DEUS por essa maravilhosa mensagem..Amém

Uma mensagem excelente pra os crentes que querem ter uma vida cheia dá presença de Deus


EmoticonEmoticon