Estudo para casais - O cristão e a sexualidade - Silas Malafaia



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como



cristao-sexualidade
Tema: Sexo no casamento
INTRODUÇÃO
O assunto sobre sexualidade envolve o que há de mais íntimo no ser humano. Porém, para uma grande maioria, a sexualidade está muito mais associada ao erro e ao pecado do que a algo bom, criado por Deus. Muitas vezes os problemas de relacionamento entre os casais em nossas igrejas ficam sem solução por falta de diálogo entre os cônjuges ou até mesmo devido à timidez e à falta de preparo por parte da liderança, que não dá a atenção que o assunto requer.


SEXUALIDADE É:
Conjunto dos fenômenos da vida sexual.

A SEXUALIDADE NO CONTEXTO BÍBLICO
Deus criou o homem e a mulher, e colocou órgãos genitais diferentes em cada um deles. Criou também os hormônios: no homem, a testosterona, e na mulher, o estrógeno.

ESTRUTURA DOS ÓRGÃOS GENITAIS
Foram criados por Deus de modo especial e com funções específicas. No homem, são o pênis, os testículos, os canais deferentes, os canais ejaculadores, o escroto, a próstata e as glândulas bulbouretrais. Na mulher, são os ovários, as trompas, o útero e a vulva.

OS DESEJOS ÍNTIMOS SÃO ALGO MUITO BOM CRIADOS POR DEUS
Deus criou a sexualidade no homem e na mulher para despertar neles a vontade de unir os seus corpos e satisfazer os seus desejos mais íntimos (1 Coríntios 7.32-34). Quando Deus estava criando todas as coisas, em Gênesis 1.10,12,18,21,24, verificamos esta declaração: “E viu Deus que era bom”. Porém, ao criar o homem à sua imagem e semelhança, Ele viu que era muito bom. Isto significa que tudo quanto Deus fez no homem é muito bom. Concluímos, então, que o sexo e a intimidade dentro dos princípios sagrados são muito bons, porque foram instituídos por Deus.
NOTA BIOLÓGICA
Deus criou no pênis e 110 clitóris milhares de vasos sanguíneos, onde o sangue é injetado em quantidade maior para aumentar a sensibilidade. Deus criou a libido, o desejo sexual e milhares de terminações nervosas capazes de suscitarem a sexualidade quando um casal se acaricia. Deus não fez isto tudo para brincar com as nossas emoções, mas para despertar no homem o desejo de união.

I. O PADRÃO DE DEUS PARA UMA SEXUALIDADE CRISTÃ SAUDÁVEL
O padrão de Deus para uma sexualidade saudável está registrado em Gênesis 2.24. Tem como base a união de um homem e uma mulher. O padrão de Deus para uma sexualidade estável foi ratificado tanto por Jesus, em Marcos 10.7,8, como por Adão, em Gênesis 2.24.

II. A DIFERENÇA DA RELAÇÃO SEXUAL NO CASAMENTO E FORA DELE.
No sexo dentro do casamento:
O caráter de Deus é manifestado na carne. No casamento há uma unicidade na relação sexual (Gênesis 2.23,24). É o que podemos chamar de inocência erótica.
No sexo fora do casamento:
Não é celebrada a intimidade profunda. Na relação extraconjugal, o homem e a mulher se juntam, porém eles nunca poderão tornar-se um só corpo como no casamento, e pecarão contra o seu próprio corpo (1 Coríntios 6.18). A relação extraconjugal é permeada de medo, culpa, raiva, e o resultado é sempre a violência e a troca de parceiro, porque nenhum dos dois podem satisfazer-se.

III. RELACIONAMENTOS QUE FEREM O PRINCÍPIO DA SEXUALIDADE CRISTÃ:
3.1 —Adultério
É o sexo extraconjugal entre pessoas casadas ou entre casado e solteiro. O sétimo mandamento bíblico condena o adultério (Êxodo 20.14). O adúltero é condenado à morte (Levítico 20.10 e Deuteronômio 22.22).
3.2 — Prostituição
É o sexo entre solteiros, e solteiro e casado. Quem se prostitui peca contra o seu próprio corpo (1 Coríntios 6.18). A prostituição é uma das obras da carne (Gálatas 5.19).
3.3 — homossexualismo
Esta prática sexual entre pessoas do mesmo sexo também é condenada pela Bíblia (Levítico 18.22; Romanos 1.27; 1Coríntios 6.9,10).
3.4 — Fornicação
A Bíblia condena esta prática, que é o sexo preconjugal ou extraconjugal. Uma pessoa na igreja de Corinto praticava este pecado (1 Coríntios 5.1).
3.5 - Bestialidade
Ato detestável e repulsivo a Deus. Pela lei, o homem ou a mulher que mantivesse relação sexual com animais era punido de morte (Êxodo 22.19).

IV. ALGUMAS ATITUDES QUE ABALAM A SEXUALIDADE CRISTÃ:
4.1 —Agressão verbal
As palavras, quando faladas precipitadamente, podem arruinar um relacionamento conjugal (Provérbios 15.1).
4.2 —Agressão física
Quando a discussão chega a este nível, o casal perde o equilíbrio emocional e o respeito mútuo (Efésios 4.26).
4.3 — Falta de interesse
É preciso que os cônjuges aproveitem os momentos juntos para compartilharem a sua alegria (Provérbios 15.13).
4.4 — Descuido com a aparência
A esposa precisa cuidar de seu corpo para agradar o seu esposo, pois o valor da mulher virtuosa muito excede o de rubi
(Provérbios 3 1.10).
4.5 - Falta de dialogo
Os cônjuges devem conversar, falar o que sentem, evitando, assim, que os problemas se agravem (Hebreus 12.15).
4.6 — Mentira
É importante vencer o espírito da mentira, usando a Palavra de Deus (Mateus 5.37).

V. ALGUNS PRINCÍPIOS DA SEXUALIDADE CRISTÃ APROVADA POR DEUS:
5.1 — Benevolência
O marido deve satisfazer sexualmente a mulher, e a mulher satisfazer sexualmente o marido. A mulher não é objeto de satisfação sexual do homem, como também o homem não o é da mulher. Tem de haver satisfação mútua. O marido deve pagar à mulher a devida benevolência, e a mulher ao marido (1 Coríntios 7.3). Os ingredientes indispensáveis para a benevolência são: diálogo, honestidade, compreensão e carinho.
5.2 — Submissão
Paulo escreveu em 1 Coríntios 7.4 que nenhum dos cônjuges tem poder sobre o seu próprio corpo. Deus colocou limites para frear a brutalidade do homem. Se não fosse isso, o homem trataria a mulher de maneira violenta como sua propriedade. Quem tem a primazia na intimidade é a mulher, e não o homem.
5.3 — Concordância
Paulo disse: “Não vos defraudeis um ao outro senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração” (1 Coríntios 7.5). A prática sexual é ativa e deve ser feita no tempo e na medida certa. O sexo é o termômetro do relacionamento conjugal.

NOTA CULTURAL
A Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca a sexualidade como um dos índices que medem o nível de qualidade de vida de uma pessoa. Sexualidade ativa anda de mãos dadas com casamento sadio. Nenhum dos cônjuges pode apregoar um jejum sem o consentimento mútuo e, se o fizer, deve ser por pouco tempo. A atividade sexual não é mercadoria de troca, portanto não pode ser usada como chantagem emocional. Biblicamente falando, a relação sexual no matrimônio é uma relação ativa, é uma relação mútua.

SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
O casamento é o símbolo do relacionamento entre Cristo e a Igreja, pois, assim como o marido e a mulher unem-se em um só corpo (Gênesis 2.24), a Igreja também está unida a Cristo (Efésios 5.31,32).

VI. ALGUNS PROBLEMAS RELACIONADOS À ÁREA SEXUAL:
6.1 — Ejaculação precoce
É o termo usado para a situação em que o homem chega à ejaculação antes de desejar fazê-lo. Isso traz ansiedade e insegurança e o faz fugir da relação, temendo não conseguir satisfazer à mulher. Às vezes, é preciso um tratamento psicológica e antes de tudo, calma. Isto pode acontecer com qualquer homem.
6.2 — Impotência sexual
Muitas vezes é causada pelo esgotamento físico e mental ou depressão. Recomenda-se o tratamento com algum profissional especializado. A situação de apreensão vivida pelo homem devido a algum fracasso pode levá-lo a perder a capacidade de manter a ereção.

NOTA CULTURAL
A impotência pode aparecer no homem com idade entre 30 e 50 anos e, em muitos casos, tem fundo psicológico e estão ligada ao estresse e à depressão. Também os distúrbios físicos costumam ser a causa da impotência. Entre eles estão a hipertensão, o diabetes (40 a 60%), o colesterol alto ou o desequilíbrio na produção do hormônio masculino testosterona. Tudo isto tem tratamento. Os problemas psicológicos como inibição, vergonha, abstenção, insegurança, incapacidade pessoal, culpa, raiva, hostilidade e medo da intimidade, estão definitivamente associados à impotência em mais de 65% dos homens.

6.3 — Impotência psicogenética
Ë a idéia errônea de achar que o sexo é pecado como muitas vezes é ensinado na infância.

VII.  ALGUMAS INTERPRETAÇÕES BIBUCAS SOBRE A SEXUALIDADE
SUBSIDIO TEOLÓGICO
Hermenêutica é a ciência da interpretação bíblica Exegese é a ciência da Interpretação do texto Existe um principio na hermenêutica, entre tantos outros, que a Bíblia por si só se aplica. Não se pode quebrar esse principio.
7.1 - Exegese errada
Um exemplo é o texto de Hebreus 13.4. Para muitos líderes, a expressão leito sem mácula’, neste versículo, refere-se à ausência de mancha causada pela emissão do sêmen do homem.
7.2- Exegese correta
A expressão leito sem mácula’ de Hebreus 13.4 refere-se ao leito isento da infidelidade, em um sentido figurativo. Neste mesmo versículo de Hebreus, a frase “Venerado seja entre todos os matrimônios” quer dizer “admirado e respeitado sejam o casamento e o leito em que há fidelidade entre os cônjuges”.
7.3 — Exegese errada
Romanos 1.26 também é outro versículo interpretado equivocadamente. Para muitos crentes, a relação sexual somente poderá ser consumada se houver penetração vaginal. Este texto tem sido milito deturpado e transformado em heresia para se adaptar a interesses próprios e combater a intimidade do casal.
7.4 — Exegese correta
A própria Bíblia explica, no versículo seguinte, o que é o “uso natural’. e não tem nada a ver com a intimidade do casal. Em Romanos 1.27. a expressão “uso natura!» fala especificamente sobre as relações homossexuais. Mudar o uso natural é a mulher deixar de ter relação com o homem e ter com outra mulher. É o homem deixar de ter relação com a mulher e ter com outro homem.

VIII. INTERPRETAÇÕES DE ALGUNS TEXTOS DO LIVRO DE CANTARES DE SALOMÃO
Em Cantares verificamos que Salomão e a sulamita, sua amada, falam sobre a sexualidade ativa. Este livro não fala da Igreja, não faz nenhuma alegoria da aliança de Deus com Israel nem da união da alma com Deus. Salomão fala da sexualidade dc um casal.

8.1 — Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho (Cantares 1.2).
Esta não é uma linguagem figurada. Faz referência às carícias entre um casal. Muitas mulheres sofrem com rigidez do tônus muscular, bico de papagaio, problemas na coluna ou envelhecimento precoce, porque não são tocadas, não são beijadas.

8.2 — Eis que és formoso, Ó amado meu, e também amável; o nosso leito é viçoso (Cantares 1.16).
As palavras “formoso” e “amável” significam gentil e agradável. O homem não deve agir corno animal, não deve ser ignorante, mas demonstrar cuidado e carinho com a sua amada, falando palavras de ternura.

8.3 — Eis que és formosa, meu amor (...) os teus olhos são como o das pombas, (...) teus cabelos são como o rebanho das cabras os teus dentes como o rebanho das ovelhas (..) teus lábios como ofio de escarlata (...) o teu pescoço como a torre de Davi os teus selos como dois filhos gêmeos da gazela... (Cantares 4.1-5).
Neste texto, o esposo descreve em detalhes o corpo da esposa, via-a nua. Tanto que, em Cantares 4.7, ele sabe que nela não há nenhuma mancha.

8.4 — A sua cabeça é Como ouro (‘...) seus olhos são como o das pombas (...) sua face é como um canteiro de bálsamo (...) seus lábios como o lírio (...) suas mãos como anéis (‘...) seu ventre como o alvo marfim (....) suas pernas como coluna de mármore (...) sua boca (...) é totalmente desejável... (Cantares 5.11-16).
Observamos nestes versículos a ênfase do erotismo nas expressões “o seu ventre como alvo marfim, coberto de safiras,» referindo-se à região genital masculina. Ela o olha por inteiro, tanto que diz que é totalmente desejável.

8.5 - Quão formosos são os teus pés e(...) o contorno de suas coxas são como jóias (...) teu umbigo como a taça redonda, a que não falta bebida (...) teu ventre como montão de trigo cercado de lírios (Cantares 7.1-8).
Salomão era inteligente e gostava de criar novidades para tornar o seu leito viçoso. Ele entornava vinho no umbigo de sua amada. Ele também observava os seus órgãos genitais e os compara a um montão de trigo cercado de lírios.

8.6— Os teus dois seios são como filhos gêmeos de gazela (...) o teu pescoço como torre de marfim os teus olhos como piscinas de Hesbom (...) teu nariz como torre do Líbano (...) sua cabeça como o monte Carmelo e...) os teus cabelos são como púrpura (...) a tua estatura é como a palmeira (...) os teus selos são semelhantes aos cachos de uvas (Cantares 7.1-7).
O texto fala sobre “cachos de uvas’ Para que servem as uvas? Não são apenas para serem admiradas. Ninguém compra um cacho de uvas só para ficar olhando para elas e depois jogar no lixo.

8.7—. ..Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; e então os teus selos serão como os cachos na vide, e o cheiro da tua respiração como o das maçãs (Cantares 7.8).
Há um batimento cardíaco alterado na relação sexual, uma pulsação sanguínea. A expressão sexual do casamento é um paradigma, um modelo, um padrão da união, do relacionamento de Deus com o Seu povo. O prazer sexual, o êxtase, a satisfação sexual na intimidade do casamento são um retrato do prazer e satisfação que Deus quer dar-nos eternamente.

CONCLUSÃO
A sexualidade consegue atingir as quatro áreas fundamentais do ser humano: física ou biológica, psicológica, sociológica e espiritual. Se o casal tem um bom desempenho sexual, certamente superará qualquer problema nas outras áreas dc sua vida.


Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

31 blogger-facebook

BOM QUE DEUS POSSA TE ABENÇOA

A paz!
Não tens noção, do quanto este artigo me ajudou e com certeza irá ajudar ao meu amado esposo. Deus o abençoe sempre.

A cada boa açao vc semeia uma semente,mesmo que nao veja a colheita.Que Deus continue lhe abençoado cada dia mais ,para que vc possa sempre ter boas coisas para nos ensinar. nazare braga

Que DEUS continue te abençoando vc me ajudou muito esclareceu muitas duvidas que eu tinha

a medida que fiquei maravilhado, sem palavras, que Deus maralha-te pelas benções sem números.

oh, bencao maracilhosa que o Senhor nos deixou... Ser feliz, amada e desejada por meu esposo.... este estudo mim leva a crer cada vez mais o quanto somos agraciados por nosso Senhor. Sexo nao e apenas sexo, mas, fazer amor......

que benção que todo casal possa ler e aprender .

parabéns graças a Deus que existe pessoas preparadas para esclarecer um assunto de vasta importância

só tem um detalhe todo este livro fala da igreja ( O NOIVO E A NOIVA) em V||| DIZ QUE O LIVRO NÃO FALA DA IGREJA E ISTO É UMA MENTIRA.

Obrigado Pastor Silas Malafaia. Que Deus te abençoe grande epoderosamente.

A biblia e o manual do corpo

A biblia e o manual do corpo

Gloria a Deus por essa palavra.

Bela mensagem para o povo de Deus.

QUEM TINHA DÚVIDAS, ESTÁ BEM EXPLICADO AO BOM ENTENDEDOR E TEMENTE A DEUS.

O amor e lindo quando a respeito e conpreensao ,fidelidade, eo principal jesus.

Muito bom o livro!

"Li e compartilhei alguns tópicos sobre este artigo, muito promissor"
Deus Abençoe!

Gloria a Deus por tudo o que foi postado nesta pagina! Verdadeiramente mts crentes precisam conhecer mais a a respeito da sexualidade do cristao para nao fazerem do seu casamento uma tribulacao. DEUS O ABENCOE SEMPRE

Alexandre j. Cabral

amei muito.pois tirei minhas duvidas.q Deus vis abencoe!!

"PASTOR" Sou uma que acompanha os seus trabalhos..aprendi muito com o video da mulher abacaxi e o homem banana......E mas uma vez com esse tema abordado, descobrir outras coisas que não eram do meu conhecimento e aprimorei o distorcido que eu já sabia.......Seus ensinamentos estão sendo muito útil para os cristão que procuram estar sempre na presença de DEUS, principalmente sobre sexo,pois esse é um assunto que não é muito debatido nas igrejas..... Que DEUS continue te usando sempre.......... PASTOR eu tenho uma pergunta pra te fazer e gostaria muito se o senhor respondesse!!! Eu cresci sabendo que todas criança até os 7 anos, são anjos, mas ai uns messes atrás me falaram que mesmo sendo anjos, não vão pro céu se os pais não for crentes... Isso é verdade???????? Obrigada....... A PAZ DO SENHOR.......

Gostei da mensagem e compartilhei.

Pastor o casal cristao podem pratica dexo oral

Uma Maravilha esse artigo muito obrigado pastor que Deus te abençoe sempre.

Obrigado quanto eu preparo o meu futuro. E aqui ja tenho as boas digas antes que o faço escamdalo no meu casamento. Espero que Deus possa me abensoar assim como a minha noiva para que tenhamos um lar brilhante.Obrigado mais uma vez pastor pela capacitaçao.

E oque me falta saber se o acto conhecido por mastrubaçao é pecado? Me ajudem

Gostaria de ver a Bíblia de estudo pra casais central gospel

Responde no WTSAP 88993491265 COSMO DE FREITAS


EmoticonEmoticon