Aprendendo a esperar em Deus



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como



aprendendo-esperar-em-deusINTRODUÇÃO
A Palavra de Deus ensina o crente a preparar-se espiritual e emocionalmente para enfrentar os momentos difíceis, de muita tribulação e adversidade. Ela o ensina a esperar com paciência na resposta do Senhor e como tomar a decisão certa para solucionar os seus problemas.

ESPERAR É:
Contar com a realização de coisa desejada ou prometida. Aguardar, ter fé, confiar. Estar na expectativa.


I. CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS DE QUEM ESPERA NO SENHOR:
1.1 — Tem viva esperança
Tem perseverante confiança no futuro. A esperança é uma das coisas mais fundamentais da vida cristã (1 Coríntios 13.13). A esperança que está no seu coração é maior e melhor do que a esperança que qualquer pessoa possa ter (1Pedro 1.3,4). Paulo manda os crentes alegrarem-se na esperança (Romanos 12.12).
1.2— Tem paciência
Paciência é espera serena ou perseverança tranqüila. A pessoa paciente suporta a dor, o infortúnio, o incômodo sem queixas e com resignação. A luta é grande, a adversidade é tamanha, mas ela estará firme, serena e tranqüila. É exatamente por não estar vendo ainda a interferência de Deus que o crente deve ser paciente (Romanos 8.25) em meio à tempestade e à tribulação (Romanos 12.12: Salmos 40.1).
1.3 — Não torna atitudes precipitadas
A pessoa que toma atitude precipitada é dirigida pela lógica,
pela intuição, e não por Deus. Saul tomou uma atitude precipitada porque não esperou Samuel (1 Samuel 13.11-14). Abraão e Sara são outro exemplo de precipitação (Gênesis 16.1-4).
1.4—Não murmura
Murmurar é reclamar contra Deus. Isto é o que mais o aborrece e. Foi justamente o que Israel fez no deserto (Êxodo 16.1-3). Deus tirou o Seu povo do Egito, guiou-o pelo deserto, mas ele murmurava constantemente (Êxodo 17.2,3; Números 14.2).
1.5 — Controla a ansiedade
A ansiedade em dose normal faz bem ao ser humano. Por meio dela, o homem é motivado a lutar por seus objetivos e desperta para a realidade da vida. Porém, a ansiedade causada por uma preocupação excessiva é um sintoma de medo e pode provocar taquicardia e até levar à depressão. Por isso, o crente deve deixar as ansiedades aos pés do Senhor (1 Pedro 5.7).

II. QUATRO RECEITAS PARA QUEM QUER ESPERAR NO SENHOR:
2.1 —A receita de Abraão
Este patriarca foi fortificado na fé dando glórias a Deus (Romanos 4.20,21). O crente deve glorificar a Deus cm meio às aflições deste mundo.
2.2 —A receita do apóstolo Paulo
Paulo e Suas tiveram as roupas arrancadas em praça pública e levaram chibatadas sem ter cometido crime algum. Depois foram lançados no cárcere interior e amarrados pelos pés. Mas eles permaneceram alegres e otimistas (Atos 16.23-26).

CURIOSIDADE HISTÓRICA
O prisioneiro que era jogado no cárcere interior tinha os seus pés presos a um tronco (Atos 16.24.),ficando sentado no chão com as suas costas encurvadas. Ele era obrigado a permanecer em uma unica posição durante vários dias e sujava o seu corpo com as suas próprias fezes e urina.
2.3 —A receita do louvor
O louvor é urna expressão de adoração. É o mesmo que dizer coisas concernentes à grandeza, ao caráter e a tudo aquilo que Deus faz. É certo que isto animará o crente (Salmo 47.1-7).
2.4 — Ouvir palavras boas e verdadeiras
Paulo chegou em Macedônia abatido e desanimado, mas Tito trouxe-lhe palavras boas e verdadeiras (2 Coríntios 7.5,6). O crente igualmente deve relacionar-se com pessoas em sua igreja que possam edificá-lo e animá-lo espiritualmente em meio às tribulações.

III. PORQUE O CRENTE DEVE ESPERAR EM DEUS:
3.1 - Deus é Todo-Poderoso (Salmo 18.31; 89.6,13; Isaias 43.13);
3.2 — O Senhor não falha (Jó 42.2; Salmo 33.9);
3.3 — Ele é fiel (Jeremias 1.12; 2 Timóteo 2.13; Apocalipse 19.11);
3.4 - Deus é Pai (Mateus 6.9-13).

IV. ALGUMAS ATITUDES DE DEUS QUE O IDENTIFICAM COMO PAI:
4.1 - Ele ama todos sem acepção
A essência do caráter de Deus é o próprio amor (1 João 4.8).
4.2 — Ele cuida de Sua Igreja
Se Deus não estivesse cuidando de Sua Igreja, os crentes seriam sucumbidos pelos cuidados deste mundo (1edro 5.7).
4.3 — Ele tem o melhor para a Sua Igreja
Deus deu o que tinha de melhor a toda a humanidade, que era o Seu Filho unigênito (João 3.16). Ele tem boas dádivas para seus filhos (Mateus 7.9-11).
4.4 — Deus não se esquece de seu povo
Deus chamou Abraão e o abençoou (Gênesis 12.1-3). Deus ouviu o clamor de Seu povo no Egito (Êxodo 2.24). Ainda que a mãe se esquecesse do seu filho, Deus não se esquecerá do Seu povo (Isaias 49.15). Ele conhece o nosso assentar e o nosso levantar (Salmo 139.1-4,23,24).

CONCLUSÃO
O crente precisa crer no agir de Deus, esperar com alegria e paciência nEle, ser uma pessoa disposta, positiva e sempre atenta, ter pensamentos bons e lançar os seus cuidados sobre o Senhor. A palavra “ânimo” está ligada à alma, ao espírito, à mente, que é a sede da vontade, dos sentimentos e da inteligência. É preciso lembrar sempre que somente o Senhor tem a solução para os problemas humanamente impossíveis.

Autor: Silas Malafaia
Livro: Pregando poderosamente a palavra de Deus 

Confira outros sermões do Pr. Silas Malafaia


Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+


EmoticonEmoticon