O que é avivamento? (Parte 1)



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como



o-que-e-avivamentoINTRODUÇÃO
O derramamento do Espírito Santo é um dos mais profundos e genuínos anseios do cristão sincero e biblicamente embasado, que não se conforma com uma vida cristã medíocre. Todo crente fiel, qualquer cristão que se interessa pelo crescimento do Reino de Deus aqui na terra, deseja o avivamento, prega o avivamento, ora incessantemente pelo avivamento.

AVIVAMENTO É:
Ato ou efeito de avivar (-se). Tornar mais vivo, mais nítido, mais intenso, mais ativo, mais visível. Avivar é estimular, realçar, exacerbar, atiçar (o fogo). Diz-se da pessoa animada, cheia de vigor, alegre, empreendedora etc.

I. CONDIÇÕES IMPORTANTES PARA UM AVIVAMENTO GENUÍNO:
1.1 —Desejo
Não haverá avivamento sem que os que estão empenhados em buscá-lo o desejem profundamente (Jeremias 29.13). O avivamento somente poderá tornar-se realidade se houver vontade de participar de um despertamento espiritual. Como sabemos se uma pessoa tem vontade? Por meio de suas atitudes.
1.2 — Obediência
Todo avivamento tem de passar pelo caminho da obediência. Se os discípulos não tivessem obedecido às ordens de Jesus de ficar em Jerusalém (Lucas 24.49), não receberiam o batismo no Espírito Santo.
1.3 — Autenticidade
A imitação ou o desleixo não leva ao avivamento. O avivamento acontecerá como resultado da obediência a Cristo (2 Crônicas 7.14-16) e como fruto da revelação dada pelo Senhor à Igreja, a alguém ou a algum grupo. O Senhor sempre utiliza métodos novos para realizar o avivamento.
1.4-Busca
Não seremos crentes avivados se não buscarmos o avivamento. Em Atos 1.14, as mesmas pessoas que obedeceram à ordem de Jesus, em Lucas 24.49 perseveraram unânimes em oração e súplicas.

II. ATITUDES DE QUEM TEM O AVIVAMENTO DO ESPÍRITO:
2.1 — Promove a paz
O crente avivado tem comunhão com os demais irmãos (Romanos 12.18). Exerce o ministério da reconciliação (2 Coríntios 5.18).
2.2 - Coopera na sua igreja
1 ajudar sem a pretensão de ser o primeiro, sem tapinha nas costas, sem reconhecimento (Gálatas 6.9,10).
2.3 —Aceita o outro
Temos de aprender a aceitar o nosso irmão do jeito que ele é. Muitas vezes queremos que as pessoas estejam enquadradas dentro do nosso padrão (1 João 2.9-11).

III. QUATRO ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA SE ALCANÇAR O AVIVAM ENTO:
3.1 — Unanimidade
Não acontecerá avivamento se não houver busca. Os crentes somente poderão alcançar o genuíno avivamento se perseverarem unanimemente em oração e súplicas (Atos 1.14). Se quisermos um avivamento, devemos unir-nos em um mesmo objetivo e propósito, como fez a Igreja Primitiva.
3.2 — Oração
É dobrar os joelhos, inclinar o rosto e clamar a Deus. Quando alguém no Velho Testamento buscava uma resposta de Deus rasgava suas vestes, vestia-se de pano de saco, cortava o cabelo e jogava cinzas sobre a cabeça (Josué 7.6; 1 Reis 2 1.27). Para nós, cristãos, isto é símbolo de humilhação e quebrantamento.
3.3 — Perseverança
Quem busca o avivamento deve persistir nessa busca. É o que ensina Colossenses 4.2. Começar qualquer coisa é fácil. Difícil é continuar o que se começou.
3.4 — Mudança
Quando oramos como os irmãos da Igreja Primitiva, algo de extraordinário acontece. Mover é deslocar, é fazer alguém sair do lugar onde está. Isto verificamos claramente em Atos 4.3 1. 


Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+


EmoticonEmoticon