O que é jugo desigual ?



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como


jugo-desigual
Esta figura acima é um jugo. O pescoço dos bois (ou de outros animais) era preso em cada lado e o esforço conjunto tornava a carroça, mesmo que carregada, leve para ambos, pois dividiam a força. Significa um compromisso tomado a dois; uma responsabilidade em que dois assumem juntos. Enquanto ambos concordarem em ir para a mesma direção, não será difícil caminhar juntos e chegarem ao destino.


Geralmente o carro de boi, ou carretão, é levado por dois animais, um par ou parelha. Para carros com maiores cargas usa-se mais de uma parelha. Se, por um lado esta figura não seja tão, digamos, delicada para se referir a um casal, por outro não temos dificuldades para entender esta dinâmica. 

E o jugo desigual?

Sabe-se que para treinar um boi novo, naturalmente rebeldezinho, coloca-se ao lado dele um boi mais velho e forte. O velho vai arrastar a carroça e, também, o boi novo que desejará ir para outro lado... Nestas horas também entra o “aguilhão”, tipo de espeto de ferro com que o “motorista” cutuca o boi novo. Às vezes o aguilhão é fixado no carro, logo atrás do traseiro do boi rebelde, para que ele não dê ré.

Essa é a ideia de Paulo (princípio) ao referir-se a uma união, seja de que natureza for, namoro, casamento, sociedade de negócios, etc., isto é, algo que comprometa profundamente duas pessoas em seus valores pessoais. Havendo-se firmado o compromisso entre pessoas diferentes em seus valores e formações, ainda que ambos se sujeitem (tomem o jugo), podem aparecer as diferenças. Um vai querer ir para um lado, outro para o outro. O mais forte vai arrastar o mais fraco. Um deles terá mais força e a convivência, dali um tempo, ficará insuportável, afinal, as intenções serão diferentes. Nessas alturas o peso da carroça cresce para quem quer ir pelo caminho certo... Mais um princípio:

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3

Direto ao assunto

Você vai ter que decidir: bebida alcoólica. Suporta ou não? Fumar, talvez usar uma “erva” de vez em quando. Sim ou não? Vai fazer vistas grossas por causa do jugo? "Amassos" e "malhos", convites para motel. O que você pensa sobre isto? Ele não tem freios, ela tem, mas é difícil pisar com força nessa descida... Ainda tem o peso do carretão... Alguém tem que parar, alguém tem que ceder... Quem vai ceder? Os valores, interesses, atrações, fundamentos, princípios, gostos são diferentes! Peças que terão toda a possibilidade de não se encaixarem adequadamente nas outras... A não ser que alguém desista de seus valores próprios... Portanto, haverá um custo, umpreço para manter o compromisso. Por que? Porque o jugo não é igual; é desigual.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5.25
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Efésios 5.24

Nestes textos o marido deve fazer como Jesus fez: dar a vida pela mulher, enfrentar a cruz! Quem não conhece a Jesus  poderá imitá-lo?
E ela? Vai se sujeitar cegamente a um marido que pode não estar a fim de dar a vida por ela? Ela vai se sujeitar se não souber como é a igreja? Pode tratar o marido como Jesus sem conhecer a Jesus?

Por isso não dá para ter tanta diferença unida pelo mesmo jugo, entende?. Para que uma união tão íntima, como o casamento, tenha chances de ir longe e não se tornar uma viagem excessivamente pesada para um deles, o bom senso indica que temos que ter mais valores em comum do que diferenças. Se não, a gente fica que nem a foto abaixo:

jugo desigual
Jugo desigual, Força desigual, Capacidade desigual


Será que dá acordo? Será que vai dar para ambos se entenderem?
Se for o jumento magrela, vai ser carregado pelo boi que é mais forte.
Se for o boi chifrudo, vai ter que carregar a carroça sozinho, e ainda tentar arrastar o jumento por todo o caminho...
No final das contas, Deus nem precisaria falar...
É uma questão de bom senso, sabedoria, inteligência! Um princípio aplicável em todas as decisões da vida.

Avaliando as diferenças a gente pode perguntar: E aí? Tem certeza que vai querer encarar?

Portanto, antes de botar a cabeça no mesmo jugo com outra pessoa, é melhor usar a cabeça... Dobre-a para orar e, sobretudo, use-a para pensar.

Espero ter ajudado um pouquinho...

Abração
Joubert


Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+


EmoticonEmoticon