Silas Malafaia - Aprendendo com Jesus

Você ama pregar a palavra de Deus, mas tem dificuldades para preparar uma pregação? CLIQUE AQUI


aprendendo-com-jesusINTRODUÇÃO 

Será que temos sentido a dor da miséria alheia ou estamos acostumados com ela? Será que temos compaixão dos nossos vizinhos, das pessoas que se relacionam conosco? Jesus nos ensina uma lição de piedade por meio do milagre da multiplicação dos pães.

APRENDER É:
Tomar conhecimento de algo. Reter na memória mediante o estudo, a observação ou a experiência. tornar-se apto ou capaz de alguma coisa em conseqüência de estudo, observação.


1. ALGUNS FATOS QUE OCORRERAM DURANTE A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES:
Jesus teve compaixão (v.14)
Ele se compadeceu do sofrimento alheio. O crente não deve olhar somente para os seus interesses, mas ter compaixão da multidão de almas que estão afundadas na miséria do pecado. O crente também precisa ter compaixão de seus domésticos na fé. A compaixão no Evangelho não é apenas expressar sentimentos de pesar pelo sofrimento do próximo, mas ter atos e atitudes concretas de ação.

SUBSÍDIO CULTURAL
O escritor Charles Coison, em seu livro “O que Significa Amar a Deus’ conta a história dos soldados cristãos na guerra do Vietnã. Esses soldados prisioneiros dos soldados vietnamitas, quando recebiam a comida do dia, dividiam-na com os seus colegas que estavam doentes. Eles também necessitavam do alimento, mas socorriam os que tinham maior necessidade.
Os discípulos agiram hipocritamente (v. 15)
Os discípulos não estavam preocupados com a necessidade da multidão, mas queriam, sim, tirar dos seus ombros a responsabilidade de ter de alimentar a multidão. Eles agiram como a sociedade de hoje, que critica as ações do governo e da polícia, mas ela própria é a culpada do aumento da violência. A violência tem uma relação direta com o consumo de drogas. E quem consome drogas é a sociedade.

ESTATÍSTICA
Uma estatística feita recentemente no Estado do Rio de Janeiro mostra que aproximadamente 700 mil pessoas são dependentes químicas. Pessoas da mais alta esfera social, intelectuais e artistas estão consumindo cocaína. Estas são as mesmas pessoas que criticam o governo.

Jesus ordenou-lhes a dar de comer à multidão (v. 16)
O mundo espera que o cristão lhe dê o alimento espiritual. A Igreja de Jesus Cristo tem recebido a autoridade do Espírito Santo para levar a Palavra de Deus aos que não têm paz, aos que ainda não tiveram um encontro de salvação com Jesus Cristo.
Os pães foram levados a Jesus (v. 18)
O crente que quiser alcançar a vitória em Cristo deve levar os seus problemas a Jesus.
Jesus abençoou os pães (v.19,)
O que o crente apresenta ao Senhor Jesus é abençoado. A Igreja deve colocar tudo nas mãos do Senhor. Levar o pouco à presença de Jesus para que seja multiplicado. O que é colocado nas mãos de Jesus, Este não devolve do mesmo jeito.

APÓS ABENÇOÁ-LO, JESUS NOS DEVOLVE O PÃO:
2.1 —De maneira melhore mais consistente (Mateus 14.19a);
2.2 — Mais abundante e em qualidade superior (Mateus
14.19b);
2.3 — Para que outros também sejam abençoados (ateus
14.19c.);
2.4 — com abundância suficiente para ser distribuído (Mateus
14.20).
Quando somos abençoados, também podemos ser capazes de abençoar pessoas em outros lugares que não conhecemos. Os doze cestos de alimento que sobraram certamente foram levados para pessoas em outros lugares que estavam famintas.

EXPERIÊNCIA DE VIDA
Pastor David Yong Cho, que lidera a maior igreja do inundo, era budista e sofria de tuberculose. Uma garota foi à sua casa sete vezes pregar-lhe o Evangelho, mas nas sete vezes que o visitou foi posta para fora. Porém, essa menina continuou insistindo até que conseguiu ganha-lo para Jesus.
Hoje, pastor Yong Cho regozija-se por ter sido alcançado por Jesus graças à insistência daquela menina, e porque, por intermédio dele, milhares de pessoas também aceitaram Jesus. Ele disse certa vez que, quando chegar no céu depois de encontrar-se com Jesus, pedirá para rever essa menina que lhe pregou o Evangelho, pois quer mostrar-lhe o rebanho que Deus colocou na mão dele por causa da insistência dela.

A REAÇÃO DOS DISCÍPULOS DIANTE DA NECESSIDADE DA MULTIDÃO (Mateus 14.17):
Ao dizerem que só tinham cinco pães e dois peixes, os discípulos queriam dizer que:
3.1 — Não tinham como resolver o problema
 O comportamento deles foi semelhante ao do rei Jorão ao receber a carta do rei da Síria solicitando-lhe que curasse Naamã de lepra (2 Reis 5.1-7).
3.2 — O pouco que tinham não dava para saciar a multidão
Agiram como agiu inicialmente a viúva de Sarepta diante do pedido do profeta Eliseu (1 Reis 17.9- 12).
3.3 — Tinham pouca fé, pouco amor, pouco tempo, pouco poder, pouca liberalidade
Jesus já havia censurado outras vezes por eles terem tão pouca fé (Mateus 8.26).
3.4 —Achavam que o que tinham não supria nem a necessidade deles quanto mais a dos outros 2 Reis 5.1 - 7,).

ALGUMAS LIÇÕES EXTRAÍDAS DO MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES:
4.1 — Existem crentes tão sobrecarregados de problemas que
não se dispõem a ajudar ninguém. Só pensam em si mesmos.
Mas Deus manda que ajudemos os necessitados (Deuteronômio
15.7,8).
4.2 — Não pensemos em saciar os outros somente depois de estarmos saciados. Nenhum de nós estará completamente saciado de nossas necessidades (1 Timóteo 5.1 O, 16).
4.3 — Deus poderá usar o crente mesmo enfermo para curar outras pessoas. Porque fomos chamados não para servir a nós mesmos, mas para servir primeiramente à multidão (2 Coríntios 6.9,10).

CONCLUSÃO
O milagre da multiplicação dos pães nos ensina que não se joga fora a bênção que Deus nos dá. Disse certa vez um pastor que Deus é o Deus do “mais do que o bastante”. O Deus que faz sobrar. Porém, esta sobra não pode ser negligenciada, desperdiçada. Se o crente recebeu bênçãos abundantes, então deve dividi-las com outras pessoas que passam necessidade espiritual ou material. 

Fonte: Livro Pregando a palavra de Deus poderosamente
Autor: Pastor Silas Malafaia
 







Quer ir mais alem do que estudar esse Artigo e ter em sua disposição materiais de apoio que lhe ajudarão a preparar e elaborar suas pregações e estudos Biblicos?

Eu Mefibosete Bastos recomendo esse material que mais de 6500 pessoas já Adquiriram.
Um material voltado para Pregadores Iniciantes com videos explicativos e ebooks PDF
CLIQUE AQUI AGORA E CONFIRA O SUPER KIT MANUAL DO PREGADOR

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

3 blogger-facebook


EmoticonEmoticon