Silas Malafaia - Vencendo as tempestades - Esboço



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como


esboco-vencendo-as-tempestadesINTRODUÇÃO
Como o crente poderá saber se o que está acontecendo em sua vida é uma tempestade ou um problema corriqueiro? Geralmente, quando a pessoa se assusta com pequenos problemas, a sabedoria popular diz que isto é fazer tempestade em copo d’água. Mas, quando as adversidades se agigantam, sentimo-nos incapazes para superarmos o desafio das ondas. Então, não nos resta outra escolha senão entregarmos a nossa vida nas mãos do Mestre.


TEMPESTADE É:
Ação violenta da atmosfera, às vezes acompanhada de chuvas, vento e trovões. É denominada também de temporal, e pode significar, em um sentido figurado, luta, tribulação, prova, aflição na vida do crente.

ATITUDES PARA VENCERAS TEMPESTADES DA VIDA:

1.1 — Não se deixar dominar pelo pavor (Isaías 21.4)
O medo tem base racional. É uma defesa do psiquismo (o que
sentimos, fazemos e pensamos, o que cada um é) do ser humano, pois a pessoa passa a ter mais cuidado com aquilo que pode fugir ao seu controle. Porém, o pavor é incontrolável. O pavor provoca desequilíbrio psicológico, perda do raciocínio lógico e neutraliza o potencial humano. A pessoa apavorada pode ter delírio e ilusão. Muitas pessoas morrem em assaltos ou em qualquer outra situação de perigo porque foram dominadas pelo pavor.

1.2 — Usar o potencial humano até o limite maximo
Os discípulos1 no texto bíblico, começaram a remar entre seis e sete horas da noite, mas na quarta vigília da noite, perto da meia-noite, eles ainda estavam no meio do mar, que geograficamente é um pouco menor do que a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Os discípulos empregaram todo o seu potencial, foram ao limite máximo de suas forças. O crente deve usar o seu potencial até o limite máximo para enfrentar a tempestade (Josué 1.6; Eclesiastes 9.10).
1.3 — Não desistir
Os discípulos lutavam contra o vento, tentando chegar à outra margem. Se parassem de remar, iam terminar em alguma praia ou senão voltariam ao lugar de origem. Mas, em geral, a intenção deles não era simplesmente chegar ao outro lado da margem do lago. O crente igualmente deve lutar para alcançar a sua vitória sobre os problemas da vida (2 Crônicas 15.7; 32.7).

1.4 — Ter fé
Se tem uma virtude que atrai a atenção do Mestre, essa virtude é a fé. A Bíblia relata o caso do centurião de Cafarnaum (Mateus 8.5-13), da mulher Cananéia (Mateus 15.21-28), dos homens que conduziam o paralítico (Marcos 2.1-12), da mulher do fluxo de sangue, e Jairo (Marcos 5.21-43). A fé é a vitória que vence o mundo (1 João 5.4). Para o crente que tem fé, tudo é possível (Marcos 9.23). Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6).

TRÊS AÇÕES PARA VENCER AS TEMPESTADES:
2.1 — Clamar a Jesus
Os discípulos disseram em Marcos 4.38: “Mestre, não se te dá que pereçamos?” E Pedro, em Mateus 14.30, disse: “Senhor, salva-me”. Existem pessoas que, nas horas da tempestade, não clamam à pessoa certa. Não vão a Jesus, que nunca deixou ninguém sem resposta. Mas os discípulos clamaram por Jesus.
2.2 — Permanecer no seu lugar
A menos que Jesus ordene que saia, conforme aconteceu com Pedro (Mateus 14.29), a pessoa jamais deverá abandonar o barco, ainda que tudo pareça submergir. O crente não pode ficar apavorado se estiver entrando água no barco. Diante de tudo o que estiver acontecendo, o melhor lugar ainda é estar dentro dele.
2.3 — Obedecer a Cristo
Os discípulos não navegavam para um passeio recreativo. Em Mateus 14.22, Jesus ordenou que eles entrassem no barco e seguissem adiante. Em Marcos 4.35, o Mestre mandou passar para a outra margem. Os discípulos obedeceram à ordem de Cristo. Se o crente obedecer a Cristo, nenhuma tempestade poderá impedir a sua trajetória. Jesus falou em Mateus 7.24 que todo aquele que escuta as Suas palavras é comparado ao homem prudente que edificou a sua casa na rocha. Por outro lado, quem não obedece, edifica-a sobre a areia.

PORQUE DEUS PERMITE A TEMPESTADE:
O crente terá de lutar contra as constantes aflições deste mundo
(João 16.33) pelo menos com duas finalidades:
3.1 — Para conhecer os limites humanos
Quando a pessoa está em meio às bênçãos e vitórias, foi promovida na empresa onde trabalha, ela corre o risco de pensar que não precisa mais da ajuda de Deus. Por várias circunstâncias da vida, o homem pensa que é importante. Porém, no Salmo 40.17, Davi, um rei riquíssimo e poderoso, percebeu que não era nada. Deus também criou um espinho na carne do apóstolo Paulo para que este não se vangloriasse (2 Coríntios 12.7).
3.2 — Para conhecer quem é Jesus
A tempestade acontece na vida do crente para que este conheça
melhor quem é Jesus. O Senhor Jesus é o nosso socorro bem
presente na angústia (Salmo 46.1). Somente Ele é a ressurreição
e a vida (João 11.25), é o caminho (João 14.6), e em nenhum
outro há salvação (Atos 4.12),

CONCLUSÃO
Se tão-somente o crente estiver junto a Cristo, confiando firmem ente nEle, jamais será submergido pelas tempestades da vida. Cristo prometeu que estaria com a Sua Igreja até a consumação dos séculos. 

Fonte: Livro - Pregando a palavra de Deus poderosamente 
Autor : Pastor  Silas Malafaia






Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

12 blogger-facebook

Amei! é bençao do senhor. Nós sempre teremos dúvida que vem falando a respeito da Bíblia. O homem sempre nos quer confundir com meras palavras, ainda bem que Deus deixou o Espirito Santo para decernir o que é certo do errado. Obrigada Senhor:))

Está na presença de Deus é a maior emelhor escolha que o crente faz.Que Deus derrame sobre nós todas as bençãos,

Tempestade vem para nos encinar que com Deus ninguem perde se o crente nao for provado nao pode ser Aprovado e isso gostei que Deus Abencoe mais e mais o seu ministerio

pregação uma benção este homem é DEUS é benção benção benção te amo em cristo pastor amado paz Pastor SILAS MALAFAIA ♥

sou testemunha viva foi na angustia na luta na prova que aprendi a vencer pois hoje vivo o melhor de deus para minha vida e estou sempre aprendendo vem a luta e depois a bonanca .

ATEMPESTADE vem para nos ter acertesa que DEUS esta sempre no controleo .

As tempestades vem princialmente por decisões que tomamos sem consultar a Deus e ainda assim Ele é justo e fiel para nos perdoar

hoje estarei levando uma palavra no culto de família, e escolhi esse tema.
ótimo esboço. Mensagem edificante.

Bênção de Deus!
Assinado pr Marivon igreja Quadrangular B. Jesus da Lapa Bahia.


EmoticonEmoticon