Silas Malafaia - Deus dos montes e dos vales - Esboço



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como


INTRODUÇÃO
O que significa as palavras “montes” e “vales” na vida cristã? Tanto um como outro nome tem um significado figurativo. “Monte” significa triunfo, vitória. Quando a nossa vida está uma bênção, quando tudo é maravilha e tanto a nossa vida material como espiritual transcorrem de acordo com as nossas expectativas, sentimo-nos no monte. Já os “vales” significam os momentos de dificuldades que atravessamos em nossa caminhada nesta terra.


DEUS É:
Um ser infinito e existente por si mesmo. O início e o fim de todas as coisas. Revela-se na Trindade Santíssima como um Ser uno, infinitamente perfeito, Criador e regulador do universo. Teologicamente é caracterizado como Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

FAÇAMOS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS LUGARES ALTOS:

1.1 — Quem está em um lugar alto tem a sensação de superioridade
Observar panoramicamente tudo que um lugar superior causa
em nós: uma sensação de superioridade. Isto acontece quando vivenciamos uma situação de vantagem.

1.2 — Para quem está em um lugar alto, os problemas tornam-se pequenos
Se olhar para baixo estando no alto de uma montanha, o crente verá que o rio parecerá um filete de água, as pessoas, minúsculos insetos, e as árvores, gravetos. Tudo parecerá menor.

1.3 — Quem está em Um lugar alto está mais seguro
A pessoa em um lugar alto sente-se segura. Na época das enchentes e temporais no pantanal mato-grossense, os donos de propriedades situadas em lugares altos alugam as suas terras para que os donos de rebanhos abriguem nelas o seu gado.

EXPERIÊNCIA DE VIDA
Quando eu e minha esposa Elizete Malafaia nos formamos em psicologia na universidade, fui escolhido para ser o orador da turma. No dia da festa de formatura, saímos de casa às 17h30mm. O tempo estava meio feio, e logo começou a cair muita água. Chegamos ao bairro da Taquara, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, às 18 horas, debaixo de um temporal assustador O trânsito estava completamente parado.
Fiz uma manobra rápida para sair do engarrafamento, entrei em algumas ruas que eu conhecia na Taquara e cheguei a um lugar alto. Eram 18h quando parei o carro naquele ponto alto e livre da possibilidade de qualquer enchente, e só consegui sair de lã, às 4 horas da manhã. Nossa colação de grau foi adiada. A chuva causou enchentes que atingiram várias regiões do Rio de Janeiro no dia 13 de fevereiro de 1996, quando mais de200 pessoas morreram. Eu ouvi sirenes, mulheres gritando lá embaixo, crianças chorando, mas eu e minha esposa nos sentíamos seguros porque estávamos em um lugar alto.

1.4 — Quem. está em um lugar alto tem uma visão melhor
Somente de um lugar alto é possível fazer urna escolha melhor. Quando chego de avião na cidade do Rio de Janeiro, costumo olhar para a Avenida Brasil e a Linha Vermelha com o propósito de ver qual destas duas Rodovias oferece condições melhores

TRÊS VERDADES ESPIRITUAIS SOBRE OS LUGARES ALTOS:

2.1 — Satanás não tem medo de ninguém que está em lugar alto
O crente que jejua e ora intimida Satanás, porém não estará livre da tentação demoníaca (1 Coríntios 10.12; Efésios 4.27). Podemos ser cheios do Espírito Santo e do poder de Deus, mas não pensemos que isto vai atemorizar o diabo. O que devemos fazer é dobrar a vigilância não abrindo nenhuma brecha para Satanás.

2.2 - As grandes batalhas são travadas nos lugares altos
Nós devemos preparar-nos como Elias, porque nos lugares altos é onde são travadas grandes batalhas. Este profeta travou sua maior batalha contra os profetas de BaaI e Aserá no alto do monte Carmelo (1 Reis 18.19-40).

2.3 — É Deus quem coloca o crente em lugares altos
Não é o crente que deve colocar-se em um lugar alto; Deus é quem o coloca no lugar alto. Do Senhor provém a vida e todas as demais coisas. Por Ele, vivemos, inovemo-nos e existimos (Atos 17.25-28).

ALGUMAS SOLUÇÕES QUE O CRENTE PRECISA APRENDER SOBRE OS VALES
A pessoa que está no vale está vulnerável, perdida sem uma visão ampla. Quem está no vale precisa saber que:

3.1 — Por mais profundo que seja o vale, o nosso Deus sempre estará por cima dele
Deus revelou ao profeta Eliseu os segredos do rei da Assíria (2 Reis 6.8-12). O exército assírio, então, cercou a cidade onde estava este profeta para o prender. Porém, Deus cercou e protegeu Eliseu com cavalos e carros de fogo (2 Reis 6.17), e feriu o exército assírio de cegueira (2 Reis 6.18). Isto porque Deus é mais alto do que os montes (Salmo 12 1.1,2). Entendemos que Eliseu estava em um lugar baixo, em um vale, e o exército do rei da Assíria estava no alto. Um trecho desta história nos revela isto: “E, como desceram a eles...” (2 Reis 6.1 8a). Porém, o exército de Deus estava em um lugar mais alto (2 Reis 6.17h).

3.2 — É melhor estar com Deus no vale do que ficar sem Ele no monte
A questão é saber se Deus está realmente com o crente na luta, na adversidade, porque é isto que faz a grande diferença. É Deus quem nos sustenta com a destra de Sua justiça (Isaías 4 1.10). O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmo 30.5).

3.3 — É no vale que são conquistadas as maiores vitórias
 Deus permite que o crente chegue ao fim do poço para lhe dar uma extrema demonstração de que o ama e cuida dele. A Bíblia prova isto ao relatar o confronto entre Davi e Golias. O exército dos filisteus estava em uma banda do monte e o exército de Israel em outra banda do monte, e entre eles havia um vale (1 Samuel 17.3).

3.4 — Deus socorre tanto nos montes como nos vales
Em 2 Crônicas 20.15-17, a Bíblia relata mais uma grande vitória no vale. O rei Josafá estava em grande apuro porque os amonitas e os moabitas haviam se reunido para lutar contra Jerusalém. Deus, então, mandou um profeta confortá-lo, e Israel foi vitorioso.

CONCLUSÃO
É fundamental permanecermos na presença de Deus quando estamos no vale da tribulação. Esperar com paciência, orando e confiando que Ele estará com a Sua Igreja todos os dias até a consumação dos séculos. O Senhor é o Deus dos montes e dos vales. 

Fonte: Livro Pregando poderosamente a palavra de Deus
Autor: Pastor Silas Malafaia






Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

9 blogger-facebook

Pr silas eu gostei muito deste Esboco mais Quero lhe dizer uma outra coisa o que aconteseu com o primeiro livro pregando a palavra de Deus poderrosamente eu so tem osegundo e nao comciguir oprimeiro pr publicar mais uma tiragem do primeiro

Palavra Poderosa.DEUS seja sempre louvado, nos montes e também no vale.
Que a vitória em nome de Jesus virá e seu nome será para todo o sempre Glorificado.Amém.

meu amado pastor! muito obrigado por essa palavra que muito me fortaleceu nesse dia de hoge! Deus seja sempre gloriicado na sua vida !

Muito bom gostei Deus e Deus em qualquer situação em qualquer lugar

Deus é bom !!! Tua Palavra é fiel e tem poder em nossas vidas.


EmoticonEmoticon