Esboço sobre Ana - Esperança e Fidelidade no sofrimento

ana-samuel
INTRODUÇÃO

A Bíblia relata a história de Ana que, por ser estéril, sofria o preconceito e até o desprezo da sociedade de sua época. Mas ela chorou nos pés do Senhor, pediu-lhe um filho e foi atendida. Assim também é o crente: quando passar por qualquer sofrimento, precisa exercitar a sua fé em Crista e agir com a sabedoria do Espírito Santo até que as suas orações sejam respondidas.

SOFRIMENTO É:
Dor física, angústia, aflição, amargura, infortúnio.

AS CAUSAS DO SOFRIMENTO DE ANA:

1.1 — Era estéril (1 Samuel 1.6)
Para os israelitas, toda mulher estéril era um símbolo de maldição para a sociedade e para a família.
1.2 — Era discriminada (1 Samuel 1.7)
Elcana, o seu marido, amava-a, mas Ana sofria discriminações por parte de Penina, a segunda mulher de Elcana.

ATITUDES DE ANA DIANTE DOS SEUS SOFRIMENTOS:

2.1 — Levantou-se: “Então Ana se levantou...” (1 Samuel 1.9) Ela decidiu que não ficaria mais prostrada e enfraquecida diante das crises emocionais. O crente que está atravessando problemas também deve levantar-se e enfrentá-los.

2.2—Alimentou-se: “... depois que comeram e beberam em Silo...” (1 Samuel 1.9)
Diante das provações, o crente deve também, a exemplo de Ana, alimentar-se da comida espiritual, que é a Palavra de Deus.

2.3 - Orou ao Senhor: “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor...” (1 Samuel 1.10)
Nos momentos de grande aflição, o Espírito Santo nos ajuda a orar com gemidos inexprimíveis.
2.4 — Chorou abundantemente: “... e chorou abundantemente” (1 Samuel 1.9)
Quando em meio às dificuldades da vida choramos abundantemente com os nossos corações quebrantados diante do Senhor, recebemos a vitória.

ALGUNS TRECHOS DE 1 SAMUEL QUE REVELAM A ESPERANÇA DE ANA:
3.1 — ‘Ache a tua serva graça em teus olhos...” (1 Samuel 1.18a);
3.2 — ‘Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu...” (1 Samuel
1.18b);
3.3 — “... e o seu semblante já não era triste” (1 Samuel 1. 18c).

CONCLUSÃO
Ana fez voto de dar ao Senhor o filho que o Senhor lhe desse, como diz Samuel 1.11: “... Ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida (...) e sobre a sua cabeça não passará navalha...” Igualmente, nós, os crentes, se quisermos que as nossas orações sejam atendidas, devem os comprometer-nos em servir ao Senhor fielmente. 

Leia outros sermões sobre mulheres
As crises de Agar
Noemi, a mulher que venceu as decepções da vida
Cinco conselhos que Noemi deu a Rute
Raquel e Lia
Marta e Maria


Fonte: Livro Pregando poderosamente a palavra de Deus
Autor: Pastor Silas Malafaia

5 Comentários:

  1. Glória a Deus por esse ensinamento na palavra,pois com certeza me fortaleci muito,tomei posse e vou aplicar na minha vida...E vou ficar fortalecida para vencer os desafios. Amém

    ResponderExcluir
  2. espero quer deus te abençoi sempre por quer atraveis dessa palavra comecei a mim dedicar melhor a obra de deus manda um alo pra nois do maranhao a cidade e esperantinopolis quer deus te abençoi mais voce e um verdadeiro pastor.....

    ResponderExcluir
  3. PROCURAVA UMA PALAVRA,E A ENCONTREI...ESPERANÇA E QUE PRECISO PARA CONTINUAR!GRAÇAS A DEUS TEMOS HOMENS E MULHERES QUE SE DEIXAM SER USADO PELO ESPIRITO SANTO ESTOU FELIZZZZZZZZZZZZ.

    ResponderExcluir
  4. procurava uma palavra e a encontrei...esperança e que preciso para continuar graças adeus orem por mim para deus mim dar vitoria no meu lar preciso muito de oraçao no meu casamento orem por irmao suzana deus abençoi todos

    ResponderExcluir
  5. Glória á DEUS por essa mensagem!Uma mensagem não muito longa, mas sim objetiva e é o que importa tocar no coração e principalmente na alma como um sinal de mudança, do abatido(a) á resposta de DEUS as nossas orações.DEUS é tremendo e trabalha da forma correta, ainda que para nós muita das vezes pareça o fim.DEUS em nome de Jesus faz do fim um começo perfeito e Glorioso para nossas vidas. Amém.

    ResponderExcluir

 
MEFIBOSETE ESBOÇOS © 2012 | Template By Jasriman Sukri