Os quatro erros do Profeta Jonas

Você ama pregar a palavra de Deus, mas tem dificuldades para preparar uma pregação? CLIQUE AQUI


os-erros-de-jonas

Texto Bíblico: Jonas 4.1-11

Introdução: A palavra de Deus fora claramente confiada a Jonas. Sua chamada não poderia ter sido mais clara. Porém, o profeta resolveu não ir a Nínive, mas fugir para Társis (na Espanha). (Jn 1.2,3). Com isso ele tentava algo impossível: escapar da presença do Senhor. Ao verificar a geografia da região (mapa), vemos que as duas cidades estão em direções opostas. À medida que ele procurava aproximar-se ou chegar a Társis, mais longe ficava do local da sua missão predita. O resultado foi que não conseguiu fugir da presença de Deus.

Em conseqüência dessa primeira atitude podemos observar as quatro falhas no Ministério de Jonas. Vejamos:

1- A Desobediência de Jonas. (1.3).

Deus concedeu um propósito a Jonas – pregar para Nínive, a capital da Asssíria, poder mundial e o país mais temido e odiado pelo povo de Deus. Era uma cidade poderosa e perversa. Jonas odiava os assírios e temia suas atrocidades. Seu ódio era tão forte que não desejava que recebessem o perdão de Deus. Na verdade temia que aquele povo se arrependesse. (Jn 4.2,3). Por esta razão, respondeu com indiferença e desobediência ao propósito de Deus. Talvez, não sabendo ele que a desobediência é a conseqüência e a causa de todos os males.

Qual Foi a Desobediência de Jonas:

·         Quando fugiu da vontade de Deus.

·         Quando fugiu da presença de Deus. (Sl 139.7,8).

·         Quando fugiu de sua missão.

Conseqüências da Desobediência:

·         Deus enviou uma grande tempestade. (1.4).

·         Deus enviou um grande peixe para que tragasse a Jonas. (1.7).Instrumento de Castigo: “… e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.” (1.17).

2- A Negligência de Jonas. (1.5,6; 2.1).

Em meio à forte tempestade, Jonas dormia profundamente no porão do navio, talvez por causa do cansaço, exaustão e pressão. Isto nos mostra a condição espiritual do profeta, que ao invés de estar buscando a Deus em favor dos marinheiros que estavam prestes a ir a pique, preocupava-se apenas consigo mesmo. Mesmo diante da aparentemente situação os atos de Jonas não incomodavam sua consciência. A negligência é a omissão de cuidado; descuido, incúria, desmazelo, menoscabo, desatenção.

·          Na oração.

Enquanto deveria estar orando estava dormindo. Talvez Estivesse Dormindo Como:

·         Sansão, o sono da carnalidade. (Jz 16.19).

·         Elias, o sono do desânimo. (1Rs 19.5).

·         Os discípulos, o sono da negligência. (Mc 14.37-42).

·         Lázaro, o sono da morte. (Jo 11.11).

Qual o Sono Está Dormindo?
 As Escrituras Sagradas  dizem:

- “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.” (1Tss 5.6).

- “Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentro os mortos, e Cristo te esclarecerá.” (Ef 5.14).

- “… que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” (Rm 13.11).

3- A Covardia de Jonas. (4.1-3).

Jonas se irou quando Deus poupou Nínive. Porque não queria que seus habitantes fossem perdoados, e sim que fossem destruídos. Jonas pensou que Deus não concederia gratuitamente a salvação a uma nação pagã pecadora. Em seguida, desejou morrer porque essa destruição não mais aconteceria. Como se esqueceu tão rapidamente da misericórdia que recebera de Deus quando estava dentro do peixe! (Jn 2.9,10). Ele ficou muito feliz quando Deus o salvou, mas irou-se quando Nínive foi salva.

·         Quando pensou que Deus tinha esquecido dele. (Is 49.15,16).

·         Com sua atitude egoísta de pensar só em si próprio.

·         Quando pediu para Deus tirar a vida. (4.3).

4- O Exclusivismo de Jonas. (4.6-11).

Jonas ficou irado pela planta que pereceu, mas não pelo que aconteceria a Nínive. Jonas não se queixou da misericórdia de Deus para com ele, ao salvá-lo do peixe. Ele sabia que Deus era “um Deus clemente e misericordioso, tardio em irar-se e de grande beneficência” (v.2), porém ele, pobre criatura, não podia concordar com Deus nisso. Queria ver a grande cidade incendiada.

O incidente da aboboreira servia para ensinar ao profeta a loucura e o egoísmo da sua atitude. Ele podia lastimar a falta da aboboreira porque desfrutou da sua sombra, mas estava bem disposto a ver uma grande cidade varrida com a destruição.

O exclusivista é aquele que tudo sacrifica ao seu próprio proveito; que tem como centro do mundo; que só pensa no seu próprio interesse. É a qualidade daquele que se acha dominado e envolvido pelo próprio eu. O exclusivismo é o contrário ao espírito missionário. A mensagem de Jonas é que Deus é o Deus não apenas dos judeus, mas também dos gentios.

·         Ele queria que Deus destruísse e castigasse os ninivitas. (4.2).

·         Ele queria que Deus não tivesse misericórdia dos ninivitas. (4.2,3).

·         Ele se preocupava mais consigo próprio e seu conforto do que com as almas da grande capital da Assíria.

·         Ele soube pregar com unção, mas não aprendeu que também é vital ter compaixão.

·         Ele tinha esquecido que o Senhor é um Pai cheio de ternura e misericórdia. (4.2).

Resumo: Jonas deveria estar feliz pelo grande avivamento, e a obra que Deus tinha feito com os ninivitas.


Quer ir mais alem do que estudar esse Artigo e ter em sua disposição materiais de apoio que lhe ajudarão a preparar e elaborar suas pregações e estudos Biblicos?

Eu Mefibosete Bastos recomendo esse material que mais de 6500 pessoas já Adquiriram.
Um material voltado para Pregadores Iniciantes com videos explicativos e ebooks PDF
CLIQUE AQUI AGORA E CONFIRA O SUPER KIT MANUAL DO PREGADOR

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

15 blogger-facebook

Assim como os Ninivitas,erámos nós, mas pelo grande amor de Jesus fomos aceitos como coerdeiros d'Ele e recebemos o don gratúito de Deus que é a Salvação. Glórias a Deus por isto!

As misericórdias do Senhor são o motivos por estarmos vivos em sua presença, Deus que é o Amor.

quando nossa visao é turva pelo
egoismo..preferimos mais o ventre do peixe limitação...
que nos alegrar com ninive salva.
se não for a misericórdia do senhor continuamos com jonas.preferindo sombra de aboboreira que a felicidade dos outros..paz

DEUS não mandou seu filho para morrer por uma só pessoa mas por toda a umanidade

è verdade como Deus misericordioso. ele fala sem mim nada pideis fazer.

sem mim nada podeis fazer. Jesus disse

DEUS É DEUS de amor não de desamor, que possamos aprender que este amor vem do SENHOR, e que possamos ser não como jonas mais sim como JESUS foi... que jamais pensamos em fugir como jonas fugiu mais sim estarmos prontos... para fazer a obra do SENHOR então temos que sempre dizer eis-me aqui ao SENHOR JESUS amem???

Que Deus coloque em nosso coraçao amor pelos perdido e faça alguma coisa para que todos seja salvos

que o senhor deus posa nos guiar como guiou jonas

Aceitemos o chamado do Senhor e não fujamos da presença do senhor

A todo tempo somos testados, mas vejamos com outros olhos esqueça o profeta Jonas e vejamos o irmão Jonas sei que nossos motivos não justificam nossas atitudes, porem quantas vezes deixamos de falar do amor de Deus por motivos tolos, imagina o irmão Jonas como ser humano com o coração aflito vendo na sua recusa a chance de se vingar de um povo barbaro que matou sua familia, e açoitava seu povo de todas as maneiras possiveis, então ele deixou se levar por este sentimento, passei minha vida zombando de Jonas o chamando profeta fujão, covarde e tudo mais, mais podiamos ao inves de so criticar nossos irmãos procurar saber oq esta acontecendo, Jonas errou sim pois a vida dele não um exemplo so pra que não venhamos desobedecer a Deus mas a sabermos que nossos motivos não justificam nossas atitudes e por outro lado que possemos analisar nosso irmão de dentro do fato junto, ñ de longe julgando, colocando ainda por cima apelidos. Jonas assim como nos tropeçou mad depois acertou, tanto que foi lembrado por Jesus, em Mateus 12: 38; Peçamos a Deus um coração sujeito a mudança.

Eramos sem formas vazia , Fazíamos parte de um grande exercito de ossos sequíssimos sem vida alguma , já na visão do profeta Ezequiel profetizando o futuro de um povo que seria resgatado das mãos de satanás ,e que faria levantar um grande exercito cheio do poder do espirito santo da graça,para pelejar contra as hostes espirituais da maldade,e entrar em lugares tenebrosos para resgatar os que estão perdidos no pecado.

VOCÊ NÃO PRECISA ENFRENTAR SOZINHO OS DESAFIOS ESMAGADORES DA VIDA . JONAS NÃO ESTAVA SÓ , DEUS ESTAVA NO CONTROLE DE TUDO....Ao reconhecer nossa pequenez podemos aceitar a grandeza de DEUS, EM NOSSAS VIDA.

Um comentário bem sábio o seu, é exatamente isso. Deus seja louvando.

Um comentário bem sábio o seu, é exatamente isso. Deus seja louvando.


EmoticonEmoticon