Quem eram os Recabitas? [Curiosidades Biblicas]



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como


recabitas-jeremias

“ E pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos e disse-lhes: Bebei vinho. Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; (Jr 35-5)”
Os Recabitas eram uma ordem religiosa nômade fundada por Jonadabe, filho de Recabe, durante o século IX a.C. (II Reis 10:15-33) não moravam em casas nem usavam qualquer produto da videira. Até a época da narrativa de Jeremias permaneciam fiéis ao estilo de vida implantado pelo fundador: Jonadabe, filho deRecabe. Eram 250 anos de fidelidade.
Jeremias estava no templo, quando, dirigido por Deus, usa os Recabitas de exemplo para doutrinar os rebeldes de Jerusalém e Judá.
Não era próprio dos Recabitas morarem na cidade. Estavam em Jerusalém, fugindo dos exércitos Sírio e Caldeu. Eles sempre se justificavam perante o povo, pois, por muito tempo habitaram em tendas no deserto.Acredito que a cidade era muito mais tentadora para eles: Vinho a vontade, casas confortáveis, convites generosos, porém, nada disso era suficiente para fazê-los desistir do seu voto.Deviam ser chamados de tolos, fanáticos ou coisas do gênero. Deus, no entanto se agradara deles pela obediência e persistência no bem.
“As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas, pois não beberem até este dia, antes obedeceram o mandamento de seu pai,: a mim porém, que vos tenho falado, madrugando e falando, não me ouvistes... Tenho enviado profetas, dizendo convertei-vos, porém não me obedecestes” Jr. 35-14,15”

Leia também: Daniel na cova dos leões

Lição Espiritual
Quantos seguem fielmente o seu time de futebol, seu grupo de Rock, seu grupo de amigos, e abandonam totalmente a Deus? Alguns dão a vida pelas empresas que trabalham, pelo País, pela sua forma-física, pelos seus ideais e negligenciam totalmente o relacionamento com Deus.
Deus quer que tenhamos uma vida abundante com: diversão, amigos, trabalhos, bens, família e sobretudo não esqueçamos de ter comunhão com Ele. No Evangelho de Lucas (12: 20,21) Jesus conta uma parábola sobre um homem rico e trabalhador, ele havia prosperado tanto que aumentou todos os celeiros para guardar seus bens, PORÉM, negligenciou seu relacionamento com Deus.


“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus”.

Os Recabitas temiam a Deus, e a conseqüência foi a obediência aos princípios éticos familiares. Deus não os deixou desapercebidos no que os abençoou grandemente. Assim também é para conosco. O mundo necessita de Recabitas, que chamem a atenção de Deus e sirvam de exemplo para os apóstatas.

Leia Também: Estudo - Guerra Espiritual

Wilma Rejane.

Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

16 blogger-facebook

ola pastor mensagem maravilhosa :eu tenho tentado ser fiel ão meu Deus tenho orado bastante pra que Ele me dê força obrigado pelo estudo.

ola pastor mensagem maravilhosa :eu tenho tentado ser fiel ão meu Deus tenho orado bastante pra que Ele me dê força obrigado pelo estudo.

Boa esta palavra de deus eu mim edifiqui muito qui deus te a bençoe a paz...

Muito bom! Deus vos abençoe.

MEU DEUS NÓS PRECISAMOS NOS DEDICAR MAIS , ESFORÇAR MAIS TENHO VERGONHA DE MIM DIANTE DE DEUS , PELO POUCO QUE FAÇO .

JFF
Palavra abençoadora, estava no culto Deus mandou eu ler JR. 35, na hora não entendi, comecei meditar nesta palavra, Deus tem falado ao meu coração.

O Senhor sempre irá levantar um povo que não se entregue ao mundo, mais que seja fiel até a morte."Por isso, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Jamais faltará a Jonadabe, filho de Recabe, um descendente que me sirva.(vs. 18,19). De igual modo há bênção para o discípulo que aprende a honrar e que é fiel em guardar os ensinamentos que recebe."

Verdade essa mensagem nos mostra a necessidade de sermos obedientes e fiéis ao Senhor no Deus.

Forte essa palavra
Que Deus ti abençoe sempre

Amo esta fidelidade dos recabitas,,sempre me recordo desta integridade associada a fidelidade destes nomades. Agora o povo que segue a Deus precisa ter em mente que fidelidade significa não ter valvúlas de escape,,é confiar e confiar,,temer e temer, dizer glória a Deus por esta benção mas por intermédio da válvúla de escape,,que fidelidade é esta?...o grande desentendimento do povo que não quer atentar é isto, dizer que é fiel porém fiel até a prova apertar. Fidelidade esta acima de todas as circunstancias,,é assim que Deus se agrada,,,não dividir a glória utilizando-se das opções que o mundo te oferece. Seja íntegro na fidelidade e Deus te honrará. Vivo isto.

A cada dia que passa eu sei que tenho que obedecer mais e mais a palavra do Senhor nosso Deus

Aprendendo cada dia mais com a palavra do Senhor


EmoticonEmoticon