Lições de fé do pequeno Zaqueu



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como

esboço-zaqueu-publicano
Você já deve ter lido algumas vezes o relato sobre o encontro entre Zaqueu e Jesus. Zaqueu era um homem rico, um coletor de impostos para o governo de Roma em Jericó.Os judeus consideravam os Publicanos como traidores e desprezíveis pelo fato de estarem ajudando Roma a extorquir Israel.
O caráter dos publicanos não era dos mais confiáveis, porque eles geralmente cobravam grandes somas de dinheiro, além do estipulado por Roma em benefício próprio.

O sistema de recolhimento de impostos era sujeito a abusos, Roma franqueava ao publicano uma determinada área, pela qual ele seria responsável para arrecadar impostos, ao publicano era estipulada à quantia anual que deveria ser recolhida, mas os coletores cobravam taxas bem superiores ficando com o excedente.
Alguns coletores aceitavam suborno dos ricos diminuindo a taxa deles e sobrecarregando os pobres para compensar.O povo se sentia massacrado com tantos impostos.Os judeus não aceitavam o fato de que um irmão estivesse trabalhando para usurpadores.
Para alimentar a realização de seus sonhos ambiciosos o Império Romano precisava de uma grande soma de dinheiro para a manutenção dos exércitos, a construção de anfiteatros, estradas.
Era altamente dispendioso alimentar as ambições de Roma e para encher seus cofres os romanos cobravam pesados impostos. Inevitavelmente, Zaqueu sentia a pressão daquela situação e convivia com o ódio dos judeus.Ele tentou ser aceito ganhando posição e dinheiro, mas logo descobriu que continuava a ser rejeitado, porque por ser judeu não era aceito pelos romanos e por estar ajudando a Roma não era amado pelos judeus.
Na ânsia de buscar aceitação de ambos os grupos, terminou encontrando o desprezo total.

Essa rejeição deve Ter provocado feridas profundas nele e em sua família.
No seu interior Zaqueu sofria com o isolamento, ELE DESCOBRIU QUE O DINHEIRO NÃO PODIA COMPRAR O AMOR. FOI NESTE CONTEXTO, QUE ZAQUEU COMEÇOU A OUVIR SOBRE JESUS.

AQUI COMEÇAMOS A PERCEBER OS VALORES DE ZAQUEU

1) ELE RECOBROU A VISÃO DA IMPORTÂNCIA DE DEUS E DE SUA FAMÍLIA(v. 3a)

#Procurava ver quem era Jesus...#.

A nossa vida é resultado da maneira como vemos a Deus.

A maneira como pensamos, como decidimos, como optamos, como escolhemos, como priorizamos, Nossos valores, nossa conduta depende da maneira como vemos a Deus, o que Ele significa para nós e o que significamos para Ele.

2) NÃO SE INIBIU COM SUAS LIMITAÇÕES(v. 3-4)

[3] procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.

[4] Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.

Zaqueu era baixo e não podia ver a multidão.

Porém, ele não desistiu de seu alvo.

Ele queria ver Jesus e procurou os meios através dos quais poderia alcançar seu objetivo.

Muitas pessoas desistem facilmente, basta um obstáculo.

Se você quer alcançar seu objetivo, tem que vencer as limitações tem que encarar as dificuldades sem medo.

Se você quer a bênção de Deus, não desista quando os obstáculos surgirem.

3) OLHOU NA DIREÇÃO CERTA(v. 4b)

#... Ali havia de passar...# Já pensou se ele fosse para a árvore errada.

Há muita gente desejando ver, mas olhando na direção errada.

Para alcançarmos o que necessitamos não é necessário ser Grande; Importante; Muito inteligente.

A ÚNICA COISA NECESSÁRIA É OLHAR NA DIREÇÃO CERTA.

4) ENXERGOU ALÉM DO QUE VIU(v. 8-9)

[8] Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.

[9] Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.

Zaqueu viu que quem estava ali não era um simples profeta, ou um mestre, mas o Messias.

Zaqueu podia haver hospedado Jesus, Ele ter ido embora e tudo haver continuado como antes, MAS VIU ALGO PARA ALÉM DA PRESENÇA DE JESUS, VIU A POSSIBILIDADE DE SALVAÇÃO.

Muitas pessoas não conseguem enxergar mais do que estão vendo.

5) INVESTIU NAQUILO EM QUE CREU(v. 8)

[8] Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.

Zaqueu entendeu que havia algo que cabia a ele fazer. Há muita gente que quer alcançar o que necessita, mas não investe para isso.

Se você tem um objetivo, uma visão, um projeto, HÁ ALGO QUE VOCÊ PRIMEIRAMENTE TEM QUE FAZER: INVESTIR NISSO.

Sendo homem rico e conhecido em Jericó não temeu o ridículo, diante de uma limitação física, ele subiu em uma árvore.

Ao subir na árvore Zaqueu estava confessando diante de todos, que reconhecia que Jesus era mais importante do que o seu dinheiro e a sua posição.

VOCÊ TERIA CORAGEM DE SE EXPOR E SE DESPOJAR DESTA FORMA DIANTE DE TODOS

SABE QUAIS FORAM OS RESULTADOS DESSE ESFORÇO DE ZAQUEU?

1) JESUS O VIU

É isso que chama atenção de Deus. Busca de coração, não só de mente.

Os nossos esforços e a nossa busca não passam desapercebidos aos olhos de Jesus,

Jesus o chamou pelo nome e esta foi uma forma de começar a curá-lo, pois todos o conheciam como o cobrador de impostos, o publicano, mas Jesus não chamou Zaqueu pelo rótulo imposto pela sociedade, Ele o chamou pelo nome, honrando-o diante dos olhos de todos.

Se você precisa de Jesus na sua vida, em sua casa, demonstre isso.

2) JESUS TRANSFORMOU ZAQUEU(v. 8)

Este poder transformador não está no dinheiro, no prestígio, no lucro, na fama. Esse tipo de transformação só acontece quando estamos com Jesus, assentados com Ele, O ouvindo.

3) JESUS SALVOU A CASA DE ZAQUEU(v. 9-10)

[9] Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.

[10] Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

A salvação não foi só de um homem, foi de toda a família. A salvação chegou para a casa toda. Ele veio salvar o perdido. ALGUMA COISA SE PERDEU EM SUA VIDA, EM SUA CASA?

Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

25 blogger-facebook

mensagem maravilhosa, um ensinamento de vida

gostei e aproveii...

Zaqueu poderia pressentir que a sua fonte de renda estava ameaçada. Jesus, conhecido como Rei dos Judeus poderia ser o fim da sua fonte de renda. O foco nos méritos de Zaqueu prejudica o estudo e diminui os méritos de Cristo. Prefiro acreditar que somente após Jesus se revelar como conhecedor de todas as coisas, é que a transformação no coração de Zaqueu iniciou-se.

GLORIA DEUS DESEJO SER UM PREGADOR UM DIA

amo alem de DEus e tambem minha expiraçao esses sermoes

Abençoado, Zaqueu era rico e deu prova disso no maracilhoso dialogo com Cristo, o que Zaqueu ñ tinha era paz interior....o motivo que o levou a querer conhecer a cristo ......Que o Senhor te abençoe e te quarde...abçs

mensagem linda esta do encontro de Zaqueu e Jesus, muita inspiração !! eita glorias !!

Nossa foi maravilhoso dependendo dá situação o alvo e Jesus

Maravilhoso ouvir a istoria De um Crente bem sucedido,um investidor espiritual que sabia da ineficacia da riqueza terrena e buscou a salvaçao espirutual. A crença dele salvou a casa toda!seja louvado o senhor

Está lica0 de Zaqueu serve de exemplo para todos os que querem vencer.

Muito bom todas ministrações,eu preciso conhecer mais de DEUS,O DEUS VIVO QUER MUDAR MINHA VIDA E EU SEI DISSO, MUITO OBRIGADO,PELA MINISTRACAO SOBRE ZAQUEU ESTA FOI FUNDAMENTALLLLLLLLL.....

Uma benção, com essa linda história nunca devemos pensar que não tem jeito por mais grave que seja a situação Jesus estará no controle de tudo e nunca é tarde pra se redmir com Jesus Cristo

..................
....


..................


.




.....

Zaquel teve um encontro verdadeiro com o dono da paz

Zaquel se sentia oprimido pelos os patriarcas judeus, e pelos os romanos sendo que o mesmo não era natural de Roma, isso nos mostra que ele era "sufocado" mais acredito ao ver jesus de ter curado Levir, ele tbm queria saber quem era jesus, então sabemos que Jesus não tem opção de escolhas de pessoas, a opressão de zaquel foi ao fim quando conheceu Jesus.
Quando nos conhecemos jesus tudo fica leva e ficamos em paz!.


EmoticonEmoticon