Lições da Bodas de Caná da Galiléia



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como


cana-de-galileia
Introdução
Texto: João c2 v1-15
Uma festa é sempre uma festa e todos gostamos de participar de festas, especialmente nas festas de casamento, que são bonitas, românticas, com leituras Bíblicas e músicas especiais. Mas não podemos esquecer que há festas e festas! Festas sadias, edificantes, mas há festas pecaminosas, corruptoras, que pervertem, destroem. Muitas festas em nossa sociedade são maléficas, tanto para o corpo como para a alma. A bebida alcoólica, as drogas, e a prostituição prejudicam e isso está presente em grande parte das festas de hoje. Uma grande parte das festas de hoje são de cunho religioso, dedicadas às imagens esculpidas pelos homens, portanto, idolatria; e há toda sorte de pecados. Quantas mortes acontecem nestas festas promovidas pelo catolicismo? Caná da Galiléia foi uma festa de casamento, onde a família de Jesus estava presente, e também o colégio apostólico. Algumas lições podemos aprender através deste texto biblico.


Jesus vai aonde é convidado
Jesus estava na festa de casamento porque havia sido convidado pelos noivos. “E foi também convidado Jesus e seus discípulos para as bodas” v.2. Esse casamento foi uma bênção, porque Jesus estava presente; esse casamento foi abençoado, porque Jesus realizou um milagre. A maioria dos casamentos em nossos dias não conta com a presença de Jesus, porque os noivos não O convidam para estar presente. E sem a presença de Jesus não é abençoado, se torna uma tragédia. Grande parte dos casamentos hoje, só deixam traumas, feridas profundas. Mas Jesus aceita convites, você precisa convidá-lo para fazer parte de sua vida. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo” Apoc. 3:20. Jesus está esperando que você o convide para entrar em sua vida e fazer parte dela.

Devemos levar nossas dificuldades pra Jesus
“E faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho” v..3. Maria estava diante de um problema, faltou vinho; o que fazer? Ela nos dá um grande exemplo: Levou o problema para Jesus. Isso mostra que ela não tinha poder para resolver qualquer problema. Se ela pudesse fazer o milagre, teria feito; mas sabia que só Jesus poderia resolver aquela situação. Com essa atitude de Maria, aprendemos que devemos levar nossos problemas e dificuldades a Jesus. Maria era uma mulher muito sábia, consciente de sua humanidade... não tinha qualquer poder e sabia disso… uma pena que seus fãs sejam tão cegos e não consigam ver que todo problema deve ser levado a Jesus, pois só Ele tem poder para fazer maravilhas. Exatamente como disse Pedro: “Em nenhum outro nome há salvação, porque também debaixo do céu não existe outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” Atos 4:12. Só o nome de Jesus. Só o nome de Jesus! “Aprendamos com Maria a levar nossos problemas e dificuldades diretamente a Jesus, porque só Ele tem poder para nos ajudar…” Todo o poder me foi dado no céu e na terra. Sem mim nada podeis fazer”. E Maria sabia disso.

Jesus sempre age no tempo certo
“Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora” v.4. Isso mostra que não é como nós queremos. Jesus sabe a hora de agir! Nada acontece, nem antes e nem depois da hora estabelecida por Deus. Às vezes pedimos algo, temos um problema que precisa de solução, e Ele diz: Ainda não é chegada a minha hora. Quando o cego Bartimeu clamou: “Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim” Jesus perguntou o que ele queria e o atendeu imediatamente. “Vê, a tua fé te salvou” Abraão também orou pedindo um filho e Deus mandou que ele esperasse, e durante 25 anos esperou até que Deus cumprisse a promessa. O nosso tempo pode não ser o tempo de Deus. Isso mostra que Maria era tão humana como nós. Levou o problema a Jesus, que disse que, mas ainda não era chegada a hora. Jesus agiu no tempo certo.

Jesus prova a recompensa da fé
“Disse-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre sala. E levaram. E, logo que o mestre sala provou o vinho… chamou o noivo. E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.” 7-10. Tudo o que Jesus ordenou que os serventes fizessem, eles fizeram. Foi uma prova para a fé deles. Mas o milagre foi a recompensa… se os serventes não tivessem obedecido a Jesus, o milagre não teria acontecido. Nossa obediência a Jesus é uma prova de fé, é uma prova de amor… e sem dúvida seremos recompensados. Um detalhe na obediência! A obediência precisa ser completa e não pela metade ou 70%. Jesus exige obediência 100% “Jesus mandou encher as talhas e os serventes encheram até em cima. Isto é, completamente. Todas as pessoas que são conscientes sabem da importância da obediência a Jesus. E Maria demonstra ser uma pessoa consciente, pois disse aos serventes: “Fazei tudo o que Jesus vos disser”. Maria obedecia a Jesus e ensinava as pessoas a obedecerem a Jesus. É de se lamentar que tanta gente não entenda isso e esteja ensinando o contrário. Estão ensinando a obedecer e a pedir a Maria... quando ela mesma ensinou pedir a Jesus… Graças a Deus, porque nós, evangélicos, fazemos o que Maria fez e ensinamos o que Maria ensinou, ela era uma evangélica, uma crente fiel e dedicada. Aliás, grande parte dos santos da Igreja católica são os crentes em Jesus do passado.

Onde o Senhor entra traz bênçãos
A água foi transformada em vinho… todas as vidas e famílias que convidaram Jesus para fazer arte de suas vidas foram abençoadas, grandemente abençoadas! Minha vida foi abençoada desde que convidei Jesus para fazer parte. Viver sem Jesus é viver a vida do filho pródigo, é comer das bolotas que os porcos comiam, é um lixo. Mas as pessoas têm facilidade em se acostumar a viver mal, infelizmente. Se você deseja ter uma vida abençoada, convide Jesus para fazer parte dela. Faça como os noivos de Caná da Galiléia!

Jesus manifesta a sua gloria e fortalece a fé dos seus
“Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nEle.” V.11. Não é a todos que se manifesta a glória de Deus, mas apenas para aqueles que o convidam para fazer parte de suas vidas. Estevão viu a glória de Deus porque Jesus fazia parte de sua vida… enquanto o apedrejavam, ele estava com seus olhos fitos ao céu e via o céu aberto, e Jesus assentado no trono e os anjos que desciam e subiam. Morreu apedrejado por causa de sua fé, mas morreu vendo a glória de Deus. Jesus manifestou sua glória em Caná da Galiléia e os que ali estavam e acompanharam os acontecimentos foram fortificados na fé. “Creram nele”. Se você quiser ver a glória de Deus, entregue-se a Ele. Convide Jesus para fazer parte de sua vida, obedeça a Jesus com 100% de obediência e você crescerá em sua vida de fé. Deixará de ser religioso para ser um discípulo de Jesus.

Conclusão
Assim aprendemos grandes lições através das bodas em Caná da Galiléia. O Senhor vai onde é convidado. Não entra sem convite! Pois não é ladrão e nem salteador. Satanás sim, entra sem ser convidado. Podemos levar todos os nossos problemas e dificuldades a Ele na certeza de que atenderá na hora certa, pois coloca em prova nossa fé para depois nos recompensar. Não podemos esquecer que onde Jesus entra, leva bênçãos, manifesta a sua glória e fortifica a fé. Deixe Jesus entrar em tua vida agora. Convide Jesus para entrar em tua vida… Ele quer, Ele deseja te abençoar.

Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

31 blogger-facebook

Pena, vim aqui aprender a palavra de Deus e vi ataques gratuitos aos católicos, distorcendo o santo evangelho de Deus!
Maria não fez o milagre, mas intercedeu ao seu Filho, que por gratidão, atendeu o pedido da mãe antecipando sua hora!

MARIA é excluída do povo que se diz Evangélico. Mas ela é escolhida de DEUS. O Anjo Gabriel disse: O SENHOR ESTA CONTIGO. Portanto pela simples lógica, que está contra MARIA, MÃE DE JESUS, esta contra o próprio DEUS. CUIDADO IRMÃOS EVANGÉLICOS NÃO JULGUEIS para não serem JULGADOS.

LUCAS 1,36-56 Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é SANTO, ... irmãos não esqueçam..... MARIA É A ESCOLHIDA DE DEUS. Em João 8:32, ele disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Ninguém aqui esta julgando o carater de Maria, foi uma exemplar serva de Deus, e merece todo respeito como Paulo, Perdro, Tiago e outros.


O unico problema é a maneira que se interpreta alguns versiculos isolados da biblia, dando a ententeder que Maria é uma deusa.
Maria não é uma deusa e creio que nem ela mesmo gostaria de ser tal coisa.

É verdade que alguns irmãos exageram por causa da rivalidade religiosa contra a igreja romana.

Eu respeito Maria, mas jamais fareipetições a ela, e nem tão pouco louvarei o seu nome.
Pois somente Jesus é digno de tal honra.

Não posso dar a ela, aquilo que não é dela.
Não posso adora-la, pois não é digna de tal coisa.

Quanto aos feitos de Maria o Deus Pai a recompensará.

Maria não é excluida dos meios evangelicos, muito pelo contrário, os evangelicos respeitam e procuram seguir o seu conselho "fazei tudo o que ele vos mandar".
A ele seja dado o poder a honra a glória e o louvor. Foi atraves de sua morte de cruz que nós alcançamos a redenção. Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida e ningúem vem ao Pai se não for por mim.

Respeito Maria,Mas não faço apológia a ela.Maria foi uma mulher escolhida por Deus.Foi a primeira mulher a ceder sua barriga, Para gerar jesus.( O que atualmente chama barriga de aluguel.Mas gera-
ção foi através do espirito santo.
Como evangelica,respeito sim.Mas não Adoro.O próprio Jesus disse:MT:12.48.50.Quem é meu pai e minha mãe.Eu não vivo idolotrando Maria.Poís sirvo ao Deus vivo, mas se alguém Adora.Nada posso fazer, a salvação é individual.

eu tambem sou escolhido de DEUS..
portanto sou ,escolhido, e não juiz...
mas sua palavra diz:
a
nenhun outro dividirei a minha glória.

muito boa missionário Crispin

Os evangélicos respeitam Maria, mais do que os católicos, nós evangélicos damos a Maria o que é dela, não damos poder a ela, sem que ela tenha tal poderes, damos a Maria, a simpliscidade, obediença e a busca da santidade através das orações. Quero registra tambem mais uma forma de respeito a Maria, nós evangélicos não colocamos apelidos em Maria, chamamos de Maria que é o seu nome, não a chamamos de Mª Aecida, Conceição,Perpétuo Socorro, das Dores....

atençao: exodo 20- isaias 45-20 -isaias 44- salmos 115- jeremias 10- 1 corintios 10-14 - etc.

Para mim foi uma resposta sábia,

Parabéns,

Pastor A. C.

Goiás.

O Anjo Gabriel disse: O SENHOR ESTA CONTIGO.Mas Deus tambem está comigo , com voce , com varias pessoas nem por isso merecemos adoração , ela foi uma mulher qualquer teve suas relaçoes sexuais depois que teve a Cristo , acho q voces deveriam ler mais a palavra de Deus pois ela diz que SANTO é somente Jesus...E que em nenhum outro nome há salvação a nao ser o nome de Jesus..Maria jamais teve e nunca tera qualquer tipo de poder..E outra coisa , quando Jesus disse não julgueis para nao ser julgado: Quem disse que não podemos julgar? Ora, a Bíblia ordena que julguemos..O julgamento proibido é o julgamento insensato, sem dados, sem fatos, sem provas, sem respaldo ético e moral. Talves voce precisa estudar mais..Leia ICOR:6:2,3 e depois me diga se podemos ou nao julgar...


meus amados para q brigar por religiao,faça sua parte nao debate!!!!! Jesus esta voltandooo.

MEUS QUERIDOS IRMÃO PROTESTANTES SIM E ASSIM QUE DEVERIAM SE DIRIGIR QUANDO SE EXPRESSAREM , POIS OS CATÓLICOS SÃO CRENTES PORQUE CREEM, SÃO EVANGELICOS PORQUE LEEM EVANGELHOS E IRMÃOS PORQUE EST~]AO LIGADOS A UM UNCO DEUS. fALTA DISCERNI//TO QUANDO FAZEM LEITURA E TRADUÇÃO DA SANTA ESCRITURA. CUIDADO QUANDO SE DIRIGIREM A PESSOA DE MARIA. FALTA DE AMOR E GARTIDÃO AUMA MÃE. NEM NOS LIVROS APOCRIFOS FALA DAS RELAÇÕES OU DA VIDA DE MARIA E SUAS RELAÇÕES SEXUAIISSS. , QUE É UM ABSURDO TAL COLOCAÇÃO, QUEM VIVE DO ESPIRITO SANTO DE DEUS, NÃO VIVE SOBRE A CARNE E SIM SOBRE A AÇÃO DO ESPIRITO. BJSSSSSSSSSSSS

Querida Andreia, quando vc afirma que o povo que se diz evangélico exclui Maria, vc comete dois grandes enganos que corrijo: 1)SOMOS EVANGÉLICOS; 2)não excluímos maria.
Na sua visão excluímos, mas tudo que fazemos é não prestar culto e adoração a Maria. Leia este texto de Mateus, onde Satanás negocia uma adoração para ele:
Mateus 4:10 - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e SÓ a ele servirás.
SERVIR aí no texto quer dizer, presta-lhe culto.
A ligação entre adorar e servir na resposta de Jesus (de Dt. 6:13) é significativa, pois uma envolve a outra. Para Cristo inclinar-se diante de Satanás seria reconhecer o senhorio do diabo. E este reconhecemos é reservado, repito, SÓ a Ele, DEUS.
Obs.: porém, não concordo com alguns que não ensinam, pelo contrário, atacam a religião dos outros.
Como posso eu iluminar a mente de alguém com as verdades do evangelho se a primeira coisa que faço é obscurecer a mente deste alguém com o rancor gratuito adquirido quando desrespeitei sua fé?

francisco . meu querido amado irmao maria so queria atender os desejo natural do povo .mas jesus fez o que o povo nao esperava ele fez o sobrinatural transforma agua em vinho . quem estava na carne ou no espirito?

que DEUS tenha misericórdia de todos amém.

Minha querida Andreia, ela foi escolhida para gerar Jesus o filho de Deus, lógico que ela tem o seu papel importante como mãe de Jesus como também no Reino. Deus não divide a glória Dele com ninguém.


Irmãos, atentem para as palavras de Jesus; "Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai se não por mim! não existem atalhos.
Vamos seguir o conselho de Maria: "Fazei tudo que ele vos mandar" Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo"
Leiam mais a Bíblia.

Maria teve outros filhos, conforme Lucas 24:10 e Gálatas 1:19. Maria disse: fazei tudo o que ele vos mandar; e em I Timóteo 2:5 diz: Pois há um só Deus e um só mediador/intercessor entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus.

ninguem esta distocendo o envangelho primeiro nao fez o milagre porque nao tinha o poder pra isso segundo os envangelicos sao mais obedientes a maria do que os catolicos pois ela mesma diz fazei tudo que ele vos mandar e ele diz que nao devemos adorar a nenhum outro a nao ser ele quer no ceu ou na terra

Um ótimo ensinamento!! Mas nos evangélicos devemos pregar o evangelho da Salvação, curas, milagres em fim pregarmos o evangelho da Salvação que só é encontrada através de Jesus Cristo. Mas devemos ter vigilância, na bíblia diz para vigiarmos e orarmos.O que eu quero dizer com isso? Que não é por força ou violência a mensagem foi pregada e é uma benção, mas não podemos apontar, seja para aquela religião ou outra.Devemos pregar sim, em tempo e fora de tempo mas não devemos de forma alguma apontar tua religião É CERTA OU NÃO!! porque se assim fizermos, ao invés de tentar mostrar algo para aquela determinada pessoa vai fazer um efeito ao contrario vamos perde-la e o pior fazer com que essa pessoa passe a ter raiva e as vezes até ter ódio dos evangélicos.O irmão que fez esse sermão foi de uma clareza ótima quando mostrou que ADORARÁS SOMENTE Á JESUS E Á MAIS NINGUÉM..Mas ao meu ver não vigiou ao apontar a igreja Católica em expressão.Nós sabemos dos costumes dos Católicos, não precisamos expressar apontando, condenando de uma forma final como se já tivesse vindo o arrebatamento. Somos todos irmão, na bíblia diz que o Apostolo Paulo fez se fraco para ganhar os fracos, fez se forte para tais ganha-los em tudo ele passou para através disto pregar o evangelho e ganhar vidas para Jesus. Portanto sejamos sábios no falar,lidar, e principalmente no agir para ganharmos vidas,não perde la.A Fé é algo maravilhoso obras é algo sublime mas o AMOR é maior do que tudo o primeiro mandamento amarás o teu próximo como a ti mesmo.Sejamos sábios para construir, juntar não para derribar ou separar.Fiquem todos na Paz que só é encontrada através de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.Amém.

Lucas 1.46,47: cântico de Maria: " A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu salvador". ela reconhece que precisa de salvação pois entende que Deus é seu salvador. somente os pecadores necessitam de salvação.

O Evangelho de Lucas no capítulo 1, versículos 46, 47 e 48 diz assim: " Disse então Maria: A minha alma engradece ao Senhor. E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador. Porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada". Maria como qualquer moça judia esperava também a redenção através do Messias. Maria não pode ser tratada fora do contexto bíblico, pois ela não é uma invenção católica.

TODOS OS COMENTARIOS SAO BEM ELABORADOS MAIS UMA COISA E CERTA SO EXISTE UM DEUS QUE COMANDA TUDO AMEM IRMAOS.amaras a deus sobre todas as coisas ea teu proximo como a ti mesmo.

muito sábia resposta .essa é a verdade

muito sábia resposta .essa é a verdade

boa noite, nao posso deixar oassar minha expressao de espanto ao me deparar com comentarios tristes...entrei neste site para ler sobre a palavra de DEUS e infelizmente vi muitos ataques conta nos CATOLICOS, que graças a DEUS respeitamos a todos.
Nos NAO idolatramos MARIA, a honramos porque DEUS a honrou primeiro.
Fui evangelica por 13 anos e ha 18 estou na Catolica, onde aprendi que o amor de DEUS vem de respeito com o proximo.
amo minha religiao e nunca falei mal de outras, mesmo tendo participado de outra.
so penso que devemos anunciar o evangelho sem criticar religiao nenhuma, pois nao ha na biblia placa de igreja.
fica a dica.
que triste

Boa noite e a paz a todos! Sou pastor evangélico da igreja congregacional! Deixo aqui o meu conselho façam cada um a sua parte, e no dia do juízo Deus julgará o certo e o errado! Preguem a palavra e quem crer e for batizado será salvo! Qual não crê já está condenado!!! Edifiquem suas casas sobre a rocha e Deus terá você como sensato!!! Deus abençoe a todos!!!

Essa questão de adoração que começou lá no céu com lúcifer é algo muito sério apocalipse 12:7. Pois alguém quis inverter os papéis e teve que ser expulso. Hoje na terra temos que ter cuidado pra não cometer o mesmo erros. Romanos 1:27 deixa muito claro, essa questão entre criatura e criador. Maria é criatura e criatura é algo mortal, limitado e dependente. CRIADOR É INDEPENDENTE, ILIMITADO E IMORTAL. ENTAO SE COLOCARMOS CADA UM NO SEU DEVIDO, EVITAMOS PROBLEMAS. QUANDO JOAO CAIU AOS PES DO ANJO PARA ADORA-LO, O ANJO PEDIU QUE SE LEVANTASSE, POIS NAO TINHA PATAMAR DE RECEBER AQUELA HONRA. PORTANTO, NAO PRECISAMOS DE BRIGAR OU DISCUTIR SE É MARIA, PEDRO, PAULO, ESTEVAO. A MAXIMA É, ADOREM QUEM É CRIADOR E PONTO.

Só Jesus é digno de adoração e mais ninguém


EmoticonEmoticon