O que significa heresia ?



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como


o-que-e-heresia
O que é uma heresia?
Para nós, evangélicos, é toda doutrina que, em matéria de fé, sustenta opiniões contrárias às da Bíblia considerada a Palavra de Deus.
Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião. Em resumo, é o abandono da verdade. (Raimundo F. de Oliveira. SEITAS E HERESIAS, UM SINAL DOS TEMPOS. CPAD, Rio de Janeiro – RJ, 1992, p.9).


O significado da palavra heresia
A palavra heresia vem do grego hairesis que quer dizer: escolha, corrente de pensamento; partidos; facções (At 5.17; 15.5; 24.14; Gl 5.20 etc). Tal palavra deu origem a secta em latim, que passou para o português como: seita. No Novo Testamento a palavra hairesis é usada quase sempre no sentido exposto acima, havendo apenas a exceção em II Pe 2.1 que é usada no sentido de erro doutrinário, sendo tal sentido o mais usado hoje em dia.
Em que contexto as heresias se aplicam?
Hoje, para nós, evangélicos, os conceitos de seitas e heresias estão diferenciados. A heresia é o desvio doutrinário da Palavra de Deus e as seitas são os grupos religiosos que absorvem os ensinos heréticos e os praticam. Citarei algumas definições dadas por estudiosos sobre o assunto:
“Uma seita é alguma perversão religiosa. É a crença e a prática, dentro de um mundo religioso, que requer a devoção das pessoas a algum ponto de vista religioso ou para algum líder, estribados em alguma doutrina falsa. Uma seita é uma heresia organizada. Uma seita pode assumir muitas formas, mas basicamente é algum movimento religioso que distorce ou desvirtua a fé ortodoxa até o ponto com que a verdade é transformada em mentira (…)”.


Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

1 blogger-facebook:

gostei muito dos esboços e das explicações.Amo a palavra de DEUS que e a ú nica verdade .estou sempre buscando para entender melhor!


EmoticonEmoticon