Marta, Maria e Jesus (esboços de sermões)



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como

marta-maria-jesus
( Lucas 10.38.42)
INTRODUÇÃO
A vida hoje não é diferente daquela nos tempo de Marta e Maria.
Como Maria nós desejamos ficar aos pés do Senhor, mas as demandas deste mundo cheio de ocupações não nos deixam muito tempo nesta posição. Como Marta você ama Jesus e realmente quer servi-lo, apesar de enfrentar batalhas interiores como fraqueza, ressentimentos e sentimentos de inadequação. Você está faminto, há um chamado para conhecer e amar a Deus. Porem, você está exausto e você não sabe como encontrar tempo para nutrir sua vida espiritual. As vezes você tem a impressão que ela é uma obrigação. Uma coisa a mais para adicionar a sua vida que é cheia de responsabilidades. Você deseja a Deus , porem esta desanimado com tantos afazeres, com tantas coisas que você sabe que você precisa fazer: estudar a Bíblia, orar, visitar.etc.

Então Jesus chega no meio dessa nossa vida ocupada e faz o mesmo convite que ele fez para as irmãs em Betânia. Ele te convida a escolher a melhor parte; uma vida cheia de alegria e intimidade com ele. Uma vida que flui naturalmente em um servir por amor.Maria tinha o coração cheio de desejo de ouvir a Jesus, enquanto Marta estava cheia de desejo em servi-lo com o seu trabalho.
Marta preparou tudo, fez o que estava ao seu alcance porem esgotou-se e precisou de ajuda. Então ela procura sua irmã em todos os lugares possíveis.
Finalmente ela chega a sala e para sua surpresa encontra Maria sentada aos pés de Jesus. Aquilo foi um abuso, enquanto ela se matara de tanto trabalhar Maria estava ali sentada. Marta estava no seu mundo. Ela com ar de desconforto e desapontamento então lança uma pergunta para Jesus: Mestre o Senhor não se preocupa? Esta declaração revela bem as ansiedades e as duvidas que pessoas como Marta carregam dentro de si. Elas fazem muito, se sobrecarregam e sempre experimentam uma sensação de frustração e desapontamentos. Ela queria provar o seu amor por Jesus fazendo algo e nós percebemos que nem sempre o que Jesus quer é que façamos alguma coisa mas que o conheçamos mais e mais. Que tenhamos intimidade com ele.
Ela abriu a porta da sua casa, demonstrou uma hospitalidade incrível, mas o coração ainda estava fechado para aquilo que Jesus chamou de a melhor parte. Jesus olhando para Marta deu a ela o seu diagnostico. O que realmente estava acontecendo em seu coração. Marta, Marta, você está preocupada e inquieta com muitas coisas.

1- DESISTA DE OFERECER A DEUS O QUE VOCE ACHA QUE ELE PRECISA E NÃO O QUE ELE DESEJA.
Um marido querendo agradar a esposa em seu aniversario lhe trouxe um presente para ela. Ele logo falou a ela que trouxe o ferro de passar e a tábua porque ela havia dito que precisava deles. Ela então lhe respondeu que realmente precisava deles mas não era exatamente o que ela desejava no seu aniversario.
Muitas vezes nós queremos fazer aquilo que achamos que Deus precisa e esquecemos de fazer o que ele deseja. Marta queria agradá-lo fazendo algo que ela achava que ele precisava, afinal ele era seu hospede, mas ela esqueceu procurar saber o que ele desejava ao adentrar em sua casa. Deus quer intimidade. Deus quer relacionamento. Deus quer companhia. Deus quer que você o ouça e o conheça cada vez mais. Como esta escrito no salmo 46: aquietai-vos e sabei que eu sou o Senhor.
2. O DIAGNOSTICO DE JESUS
Quando esquecemos a melhor parte podem surgir então os três Dês mortais que Satanás lança sobre nós em nossa caminha:
Distração, Desencorajamento e Dúvida.

2.1 UM CORAÇÃO DISTRAIDO
Muitas vezes distraímos e perdemos o nosso alvo. Preocupamos-nos com tantas coisas e esquecemos o principal.
2.2 DESENCORAJAMENTO
O desencorajamento vem quando as coisas não são saem do jeito que gostaríamos que saíssem. Quando elas fogem do nosso controle.
Elias, o profeta. 1 Reis capitulo 19.

2.3  - DUVIDAS
Mestre o Senhor não se importa? Quantas vezes o resultado não esperado nos faz questionar sobre o amor de Deus e sua intenções para conosco? Elias diante de uma situação difícil pediu a morte. Marta apreensiva e ansiosa pergunta se Jesus não se importa.

3.DUAS COISAS IMPORTANTES NO DIAGNOSTICO DE JESUS:
PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE.
40% das pessoas se preocupam com algo que ira acontecer
30% se preocupam com o passado – o qual nunca poderão mudar
12% se preocupam com a critica dos outros o que geralmente não é verdadeira
10%se preocupam com a saúde e acabam ficando mais estressados
8% se preocupam com problemas reais que podem ser resolvidos.
Preocupação pode se tornar um hábito. Filhos que não são permitidos brincar porque os pais acham que eles vão se machucar.
A esposa que passa a roupa mil vezes pensando que se o marido tiver um acidente, então todos saberão que ele tem uma esposa cuidadosa. A solução para esse dilema esta escrita na carta do Apostolo Paulo aos Filipenses capítulo
4 versículos 6 e 7.: “ Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela orações e suplicas e com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus e a paz de Deus, que excede a todo entendimento, guardará os vosso coração e mente em Cristo Jesus.
1- NÃO ANDEM ANSIOSOS POR COISA ALGUMA
2- OREM ACERCA DE TUDO
3- SEJAM AGRADECIDOS POR TUDO

CONCLUSÃO:
Jesus disse que apenas uma coisa era necessária e Maria escolheu a melhor parte. Marta estava distraída com muitas coisas. ( a historiado homem que Deus pediu para levar uma carroça com três pedras para amontanha).
Assim estava Marta e assim também muitos de nós. Marta precisou
ser tratada pelo Senhor. Ao final desta história nos percebemos duas
irmãs que foram transformadas pelo poder de Deus. Maria que era contemplativa,
parte em direção do Mestre e quebra o vaso de alabastro em uma
cena inusitada e Marta em outra ocasião esta retirando a pedra em obediência
á voz do Mestre.

Leia sermões sobre outras mulheres

Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

8 blogger-facebook

QUE MARAVILHOSO ESSE ESBOÇO,ME AJUDA A LEVAR A MENSAGEM DE CRISTO COM MAIS ATENÇÃO,SEM ESTAR ANCIOSA COM AS COISAS DESSA VIDA! E TAMBÉM ESCOLHER A MELHOR PARTE.ESTAR AOS PÉS DE CRISTO JESUS...OBRIGADA

Gloriass a Deus muito lindo!!!!

Deus continue abençoando.
Pq esse esboço realmente é uma benção vai mim ajudar muito
Que paz do Senhor Jesus sejam com todos.

Bênçãos de Deus este esboço
Grande ensinamento.


EmoticonEmoticon