Grandes Jovens da Biblia - Samuel



Conheça os Materiais de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Quem era Samuel? Mais de mil anos antes do nascimento de Cristo, um jovem cresceu como auxiliar de idoso sacerdote, no Tabernáculo de Israel. Embora a vida no Tabernáculo fosse tão corrupta quanto em todo o resto da nação, aquele jovem, Samuel, aprendeu a conhecer a voz de Deus na sua mocidade, e andou irrepreensivelmente em toda a sua vida, a ponto de chegar a ser um pioneiro espiritual. Ele fundou a linhagem de profetas que iriam tornar-se a única voz verdadeira de Deus para a nação, na perspectiva dos séculos futuros. A corrupção moral que ele testemunhou até na casa de Deus, jamais maculou a sua vida. A maior parte da vida ele serviu tanto como sacerdote quanto juiz. Foi o último dos grandes juizes.


Chamavam-no juiz itinerante, pois ele fazia um circuito em Betel, Gilgal, Mizpá e Ramá, administrando justiça. Ele preencheu um cargo político na maior parte da vida, sem uma única mancha em sua carreira. Sob sua direção como vidente, ou profeta, formou-se a monarquia, e ele ungiu os primeiros dois reis de Israel, Saul e Davi.

Como era a vida na época de Samuel? As escrituras registraram que na época dos Juízes “cada um fazia o que achava mais reto”. Ocasionalmente, subvertida a opressão causada por uma nação vizinha, e levava o povo de volta à adoração do Senhor. Geralmente, durante esses períodos, prevaleciam anarquia, iniqüidade e imoralidade de toda espécie. Eram períodos violentos de transição em toda a nação.

Condições que produziam facilmente os homens mais malignos. Porém, dessa era confusa e degenerada, emergiu Samuel, homem íntegro, que andou diante do Senhor como Seu profeta, durante toda a sua vida.

Que problemas semelhantes aos nossos Samuel enfrentou? Os tempos eram perigosos por causa de freqüentes guerras. Naquela época, como hoje, a ameaça de guerra era como nuvem negra que estava sempre suspensa sobre a nação civilização, como nos tempos de Samuel. A tendência de se conformar com o curso dos eventos afetou até os sacerdotes. Naquela época, como agora, era difícil recusar-se a se conformar e “seguir a multidão em fazer o mal.”

Como foi que Samuel resolveu os seus problemas? Samuel significa “Pedido a Deus”, pois a sua mãe Ana era estéril quando pedira um filho a Deus. Com uma mãe que orava, Samuel parecia destinado a ser um homem de oração durante toda a sua vida. Quando os filhos de Eli eram imorais e cobiçosos no Tabernáculo, Samuel estava aprendendo a voz de Deus, e continuou a ser um homem poderoso em oração durante todos os seus anos. Veja I Samuel capítulos 7, 8 e 12:14-23. Embora ele tivesse nascido para o sacerdócio e fosse de família levítica (I Crônicas 6:33-38). É conhecido melhor como o “profeta de oração”. Todos os problemas, então como agora, têm solução diante do trono de Deus.

A vida e as oportunidades de Samuel foram maiores ou menores do que as nossas? O que é que você acha? É difícil responder com segurança. Samuel viveu como jovem em tempos quando a palavra do Senhor era rara (I Samuel 3:1). A vida naquela época não corria no ritmo de hoje em dia, pois Canaã ainda era uma nação agrícola e pastoril. Se as suas oportunidades de cultura eram menores do que as nossas, ele deve ser recomendado por tê-las aproveitado para aprender dos rolos antigos, e ter-se tornado um juiz tão fiel. As comunicações e os transportes daquela época e de hoje, são dois mundos diferentes, mas lembre-se de que as cidades da época de Samuel (Silo, Betel, Ramá, Jerusalém, Gibea), estavam a uma distância média de apenas oito a dez quilômetros uma da outra. O seu mundo era menor.

Leitura designada: Samuel 1 a 16; 19:18-24: 25:1; 28.

Esboço da Vida de Samuel

1. Ele nasceu em resposta à oração – I Samuel 1.

2. Ele cresceu no Tabernáculo, e foi chamado por Deus ainda menino – I Samuel 2

e 3.

3. Através de suas orações, os filisteus foram derrotados – I Samuel cap. 4 a 7.

4. Ele ungiu o primeiro rei – Saul – I Samuel 8 a 10.

5. Ele pronunciou julgamento sobre Saul. I Samuel cap. l1 a 15.

6. Ele ungiu a Davi como o segundo rei de Israel – I Samuel 16.

7. A poderosa escola de profetas de Samuel – I Samuel 19:18-24.

8. A morte de Samuel – I Samuel 25:1.

Perguntas para Estudo e Discussão

1. Quanto você acha que Samuel devia à sua mãe, Ana?

2. A influência e a experiência do menino Samuel no Tabernáculo foi sempre elevado e boa?

3. Apresente tantos incidentes de oração na vida de Samuel, quanto puder. Discuta- os.

4. O que é um “vidente”?

5. Os profetas são mencionados muitas vezes na Bíblia, antes de Samuel?

Grandes Temas da Vida de Samuel

O perigo de Indulgência Paterna - I Samuel 2; 8:1-105.

Obediência Completa - I Samuel capítulo 15.

Oração na Vida de Samuel – I Samuel 7:5-8; 8:6; 12:17 e 15:1; Salmo 99:6; Jeremias 15:1; Hebreus 11:32-40

Samuel – Fiel a Deus em Tempos Maus.

Versículos para Decorar: I Samuel 1:27-28, 2:35; 12:23-24; 15: 22 e 16:7.

Conheça os Materiais de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

2 blogger-facebook

2. A influência e a experiência do menino Samuel no Tabernáculo foi sempre elevado e boa? Resposta

2. A influência e a experiência do menino Samuel no Tabernáculo foi sempre elevado e boa? Resposta


EmoticonEmoticon