Estudo sobre santificação II

Você ama pregar a palavra de Deus, mas tem dificuldades para preparar uma pregação? CLIQUE AQUI

B. O CONCEITO DE SANTIFICAÇÃO

Santificação, portanto, é separação. Este é o conceito Bíblico de Santificação. Quando alguém ou alguma coisa é chamado de santo nas Escrituras refere-se a alguém ou algo separado. É algo ou mesmo alguém que agora está em posição e utilidade diferente da que se encontrava antes do chamado de Deus.
Em Êx 19:5-6 temos o chamado de Deus para a nação de Israel. O texto diz; " Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa.

" Conforme as palavras do texto Sagrado, podemos observar nitidamente o conceito de Santificação. Primeiro, Israel foi separado dentre todos os povos da terra. Segundo, a utilidade da nação de Israel sofreu grande alteração. Eles, os hebreus, agora servem a Deus e não a si mesmos. Terceiro, sua posição também foi alterada.
Antes eram como qualquer povo da terra, mas agora, após o chamado de Deus tornaram-se "possessão peculiar de Deus."
Observemos agora, querido leitor, estas mudanças que nos ensinam o conceito de Santificação. Analisemos o chamado de Deus, e também a mudança de posição e utilidade.
a - O Chamado de Deus
O chamado de Deus a Israel, como vimos, implicou diretamente na separação dos israelitas com relação aos demais povos da terra. Antes eles estavam misturados e andavam conforme as leis, costumes e pensar dos povos da terra.
Mas agora, após serem chamados por Deus, receberam novas leis e devem pensar segundo a vontade Daquele que os chamou, e também possuem novos costumes. Sobretudo agora estão separados dos demais povos.
O que causou tão grande mudança? A resposta é: O chamado de Deus. É o chamado de Deus, querido leitor, que mudou Israel. De modo igual, o cristão também foi chamado por Deus ( At 2:39 ).
Se alguém ouviu o evangelho, ouviu o chamado de Deus. Então uma vez chamado por Deus, as mudanças irão ocorrer. Antes o cristão vivia misturado ao mundo. Andava debaixo das leis do mundo ( direção do mundo ).
Tinha e apreciava os costumes do mundo. Pensava como todos que estão, sem Cristo, no mundo. Mas agora o salvo tem novas leis, quer pensar com a mente de Cristo ( I Co 2:16 ) e deseja abandonar todo costume fútil do mundo. E, especialmente deseja agora, ser alguém separado para Deus.
Assim como não caberia a Israel, depois de ter sido chamado tão maravilhosamente por Deus, viver do mesmo modo como vivia antes de ser tocado pelo Eterno, também não convém ao salvo andar de novo como aquele que recusa o chamado Divino.
O viver do salvo é um viver separado de mundo, e separado por causa de Deus e para Ele.

b.b. - Mudança de Posição
Israel depois do chamado foi separado e depois de separado teve sua posição mudada. Anteriormente a ser separado para Deus, a posição de Israel no mundo era de uma nação como as demais nações da terra.
Mas, logo a seguir ao toque de Deus, sua posição mudou. Agora Israel é a " possessão peculiar de Deus " ( Êx 19:6 ). Agora sua posição no mundo não é comum, mas especial.
Israel não é mais uma nação no meio das demais, mas uma nação escolhida por Deus. Sendo assim Israel ocupa agora, uma posição de destaque. Está nesta condição como a menina dos olhos de Deus ( Deuteronômio 32:10, Zc 2:8 )
Semelhantemente ocorre com o salvo. Sua posição foi mudada. Outrora ele era como qualquer pessoa comum. Agora, porém, é a menina dos olhos de Deus. Agora ele está em posição de destaque.
A mudança de posição está diretamente relacionada ao conceito de Santificação.
b.c - Mudança de Utilidade
A Santificação também implica em mudança de utilidade. A utilidade de Israel também foi mudada. Antes da obra de Deus na vida de Israel sua utilidade era uma e Agora é outra. Qual é agora, depois do chamado de Deus, a utilidade de Israel? A utilidade de Israel Agora é ser ‘‘ nação sacerdotal... ‘“‘ “pois Deus disse: “...” e vós sereis para mim reino sacerdotal...” A utilidade de Israel mudou drasticamente.
Alguém que se santifica para Deus verá sua utilidade mudada. Antes de ocorrer a santificação, a pessoa serve aos seus próprios propósitos, aos seus próprios interesses, serve a si mesmo e ao mundo.
Por exemplo: onde está a inteligência, o vigor físico, o tempo, os talentos e os dons naturais, da pessoa sem Cristo? Não está porventura a serviço de si próprio? Não está serviço dos próprios interesses? Não está à disposição da própria manutenção? Dos próprios planos e sonhos? Mas uma vez que esta pessoa conhece a graça a Cristo em sua vida e nasce de novo, santificando-se para Deus, sua utilidade neste mundo mudará drasticamente. Agora a utilidade desta pessoa é para Deus.
Agora tudo que ele é e até mesmo o que ele tem está a serviço do seu Senhor. E assim como Deus quis usar Israel, quer também usar seus servos com base na santificação.

Conceito de Santificação
É correto asseverar que se o cristão não está separado do mundo, isto é, ainda se apega a ele, significa que este irmão ainda resiste quanto à sua mudança de posição. Ou seja, ele continua vivendo como antes da conversão.
E não permitiu mudar de utilidade servindo ainda a si mesmo e não sendo vaso útil nas mãos do Deus Vivo. Este alguém não está ainda Santificado.


Quer ir mais alem do que estudar esse Artigo e ter em sua disposição materiais de apoio que lhe ajudarão a preparar e elaborar suas pregações e estudos Biblicos?

Eu Mefibosete Bastos recomendo esse material que mais de 6500 pessoas já Adquiriram.
Um material voltado para Pregadores Iniciantes com videos explicativos e ebooks PDF
CLIQUE AQUI AGORA E CONFIRA O SUPER KIT MANUAL DO PREGADOR

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+


EmoticonEmoticon