Lições da história de Jefté



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como

estudo-sobre-jefté

Introdução:

Todas as vezes que um presidente de uma nação visita outro país, é da cerimônia protocolar levar flores ao Túmulo do Soldado Desconhecido.


Por que honrar um desconhecido?
Porque boa parte da batalha foi travada por homens que nunca saberemos o nome, mas que foram imprescindíveis na guerra.
SOMOS UM SOLDADO SEM NOME. Lutamos diariamente contra nós mesmos, medos, traumas, marcas que as feridas da vida deixaram em nós, imprecações malditas de um destino maldito assombram a nossa porta.
Hoje gostaríamos de extrair algumas lições da história de um homem chamado Jefté, eu quero provar para você que o destino de sua origem ou de seu meio não precisa ser terminal na sua existência.
Esta é a história de um menino judeu que nasceu “na zona” e terminou “na corte”! Nasceu e viveu sem dignidade, mas acabou a vida como JUIZ DO SEU POVO, o mais alto cargo daquela época!
Vejamos sua trajetória e suas lições!

Elucidação da História de Jefté:

1.     Jefté era um homem que carregava consigo uma marca que não queria cicatrizar, pelo menos aos olhos do mundo ao seu redor: ERA FILHO DA PROSTITUTA!
2.     Era um guerreiro corajoso, mas ERA FILHO DA PROSTITUTA. Currículo pesado para quem quisesse ser grande na vida!
3.     Seus irmãos o rejeitaram e o expulsaram de casa por que ERA FILHO DA PROSTITUTA
4.     Foi obrigado a viver entre marginais, pois só ali havia lugar para um rejeitado filho da prostituta; filho do pecado, filho da iniqüidade, do preconceito, do desamor, da crueldade humana que vende e compra o corpo humano como um objeto.
5.     Mas um dia o sol da justiça raiou na vida de Jefté. Os terríveis amonitas fizeram guerra contra Israel e assim como nos tempo de Davi e Golias, não havia quem liderasse o povo judeu. Jefté aceitou a oferta desde que fosse feito Juiz de Israel após a vitória. Deus lhe deu a vitória e Jefté venceu o estigma do destino.
6.     O Novo Testamento lhe coloca na galeria dos heróis da fé!

OS QUATRO ERROS DO SEU JULGAMENTO:

1.     Foi julgado pela sorte de sua origem e não pelo seu caráter.
1.1 – Era filho de uma prostituta, mas era incapaz de ser insincero, vivia no meio de homens levianos, mas não se deixou influenciar. É um desafio a psicologia comportamentalista (behaviorismo)...
1.2 – Quantos filhos de papais matam e roubam e a sociedade cala a boca, porque ele é filho de fulano, mas Jefté era filho da Prostituta, qualquer erro seu seria hiper dimensionado como destino certo.

2.     Foi julgado com desprezo por ter uma desvantagem na arena da vida
2.1 – Como ele muitos de nós nascemos com desvantagens, negros, cegos, coxos, nordestino, matuto, brasileiro, pobre, filho de pobres iletrados, filho de ladrões, prostitutas, mas Jefté foi abandonado pelos próprios irmãos por parte de pai...
2.2 – Hoje em dia o dinheiro nos divide. A sociedade tem a tendência de excluir aqueles que de uma forma ou de outra não se incluem, não se conectam conosco, não nos interessam. É como em um avião. Primeira classe tem tudo até banheiro demais.
2.3 – Inteligência Artificial de Steven Spielberg é uma crítica a esta desumanização. Quando os robôs são considerados obsoletos, são jogados fora, assim como acontece conosco hoje!

3.     Foi Julgado Prematuramente
3.1     – Expulsaram o futuro Líder do seu povo... O mesmo se você olhasse para o Barack Obama há 30 anos atrás e dissesse “este rapaz vai terminar numa favela traficando crack...”
3.2 – Einstein foi reprovado em Física um dia e seu professor disse “esse menino é burro demais pra física...”
3.3 – Não diga aos 17 o que vai acontecer aos quarenta...

4.        Foi julgado como se Deus o tivesse esquecido

4.1     – Deus tem preferências – Lia diante de Raquel...Davi em meio aos seus irmãos fortes e bonitos
4.2  – A preferência de Deus é pelos rejeitados....Deus pega o barro jogado fora e transforma no futuro rei do sue povo....
4.3  Por isso Jesus disse, Alegrai-vos quando vos rejeitarem e perseguirem e disserem todo mal contra vós...

TRÊS CONSELHOS BÁSICOS AOS JEFTÉS DA VIDA

1. NÃO SE DEIXE ARRASAR PELAS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA PELAS QUAIS VOCÊ NÃO É O RESPONSÁVELA
a.     Se eu não pedi isto para minha vida eu não devo me arrasar por isto. Jefté não se limitou por seu filho de uma prostituta. Vamos construir um templo, pode achar que é pretensão de paraibano metido...
b.     Francis Bacon, poeta e filósofo inglês, “Não se pode negar que elementos externos influenciam nossas vidas. São favores, oportunidades, mortes, ocasiões apropriadas; mas o molde básico do destino de cada um está em suas próprias mãos”
c.     Não permita que as circunstâncias sejam determinantes para seu futuro. A vida não pode lhe derrotar se você chamar Deus para sua frente e lutar com ânimo...”eu venci o mundo...”
d.     A maioria das pessoas está presa a sua sorte...sou feio, sou baixinho, nariz muito grande, filho de um pai alcoólatra, mãe prostitua. Seu papel é mostrar que as forças do destino cruel não prevalecem na sua história.
e.     O Que Deus honra ninguém desonra...não seja um Jefté de braços cruzados
f.     Winston Churchill – O mando de campo é nosso e chegamos nas finais – agora é nós e eles somente! Avante! 04 anos depois Hitler se suicidava.

2. NÃO DESPREZE O TEMPO DE EXÍLIO
a.     Jefté usa o tempo entre os marginais para aprender a lutar com eles. O que você tem aprendido no exílio da vida, quando pessoas lhe menosprezam?

3. QUANDO DEUS ABRIR A PORTA QUEIRA O MELHOR
Jefté bradou, Quero ser Líder, quero ser cabeça. E você? Mercador de pérolas vendeu tudo por uma pérola de maior valor.

Confira ainda outros esboços:



Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

19 blogger-facebook

Nossa meu Pastor deu um.ensino igualzinho a este... Muito gostosa essa palavra..Deus eh.boom

Maravilhoso! alimentei minha alma....

Pr.Jose Antonio C.do Jordâo-SP delete 20 de novembro de 2014 às 16:00

Existem Palavras que marcam nossa vida... Esta e uma delas. DEUS continue te abençoando.

Esss palavra é fantástica simplesmente maravilhosa. Qualquer púlpito de nossas igrejas está pronto para ouvir esta mensagem. Muito edificante!!!

Esss palavra é fantástica simplesmente maravilhosa. Qualquer púlpito de nossas igrejas está pronto para ouvir esta mensagem. Muito edificante!!!

Gostei muito!deus falou tremendamente comigo atraveis dessa palavra,ate porque minha historia é parecida com a de jefté, fui desprezada pelo meu pai e motivo de chacota pela minha madrasta e minhas irmas por parte de pai por ser filha de mulher diferente mas e eu sofri muito com essa situaçao,mas antes eu nao conhecia Jesus,hoje sou uma nova criatura, Deus me honrou,me deu uma familia linda e abençoada, e nao guardo rancor nem odio de nenhum deles ,pelo contrario oro por eles todos os dias para que tenhan a mesma oportunidade de conhecer o salvador como conheci bjs a todos!!!

Gostei muito!deus falou tremendamente comigo atraveis dessa palavra,ate porque minha historia é parecida com a de jefté, fui desprezada pelo meu pai e motivo de chacota pela minha madrasta e minhas irmas por parte de pai por ser filha de mulher diferente mas e eu sofri muito com essa situaçao,mas antes eu nao conhecia Jesus,hoje sou uma nova criatura, Deus me honrou,me deu uma familia linda e abençoada, e nao guardo rancor nem odio de nenhum deles ,pelo contrario oro por eles todos os dias para que tenhan a mesma oportunidade de conhecer o salvador como conheci bjs a todos!!!

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Obrigado Senhor ..... Por essa palavra confesso que a minha alma está super alimentada ..
Deus lindo e Maravilhoso !!!

Muito,muito bom mesmo parabéns, que Deus continue derramando muita sabedoria, e abençoe vc família ,

Desde quando ser negro e nordestino é uma desvantagem? Revejam seus conceitos e preconceitos velados! O texto está excelente, mas a comparação foi extremamente infeliz.

Como diz um grande amigo e Pastor, irmão Luiz: " Eu não vou falar nada para não estragar a Palavra. "


EmoticonEmoticon