Estudo - Os traumas da vida de Mefibosete



Antes de você ler o estudo, responda a uma pergunta rápida: Você quer aprender como elaborar seus Semões e Estudos da Bíblia com materiais didáticos, aí no conforto do seu lar, através de livros virtuais e vídeo-aulas explicativas , podendo acessar do seu computador, tablet ou celular? - Clique aqui e saiba como


esboço - mefibosete
Traumas de Mefibosete
Texto chave - 2 Samuel 9:1-9

O que é trauma?

A palavra trauma é oriunda do vocábulo grego e mantém um significado de ferida. Já no contexto psicológico o trauma é considerado como uma interferência forte o suficiente para não permitir que uma ação original aconteça, tendo assim a capacidade de mudar o rumo, o direcionamento da vida de uma pessoa, de forma que esta pessoa seja afastada por forças externas de seu projeto de vida.


A história de Mefibosete

A Bíblia narra em II Samuel a história de um homem chamado Mefibosete, filho de Jonatas, filho de Saul, um príncipe, homem de descendência real que quando criança é acometido por um acidente e se torna aleijado (IISm 4: 1-4). Uma interferência forte começa então a mudar a história dele, o seu projeto de vida, tudo aquilo que seu pai tinha sonhado para ele.

O que tem te afastado da posição de príncipe? Uma queda (pecado), forças externas?

Ele é o que podemos denominar O COLECIONADOR DE TRAUMAS, toda a sua vida foi marcada por decepções, perdas irreparáveis, frustrações e angústias. O histórico de vida dele nos mostra que os traumas começaram na sua infância.

O primeiro nome dele tinha sido meribe-baal (O senhor contende) mais por causa da semelhança ao deus dos cananeus, logo seu nome foi mudado para ISHBOSET (homem de vergonha) algum tempo depois surge Mefibosete (alguma coisa indigna/ exterminador da vergonha)
O príncipe, herdeiro do trono, agora é um homem envergonhado, detentor de traumas, cheio de frustrações.

Os traumas da vida de um 
Príncipe

1- O trauma físico 
(II Sm 4) – O trauma físico sofrido por Mefibosete impedia que ele exercesse a posição de guerreiro, de valente. Geralmente todos os príncipes em Israel tinham que ir a guerra, empunhar suas espadas, defender o rei, Ele não conseguia, imagine a frustração de ver todos os seus irmãos irem à batalha vestidos com armaduras, e ele sozinho não poder ir. O trauma físico veio acompanhado de outra notícia bombástica, de uma dor terrível.

2 - O trauma familiar 


Imagine alguém chegando à porta de sua casa gritando: TEU PAI É MORTO E TODOS OS SEUS FILHOS E SUA CASA, essa noticia chegou aos ouvidos dele, um novo trauma, uma dor ainda mais forte, Naquele momento passava a estar sem pai, sem irmãos sem ninguém.

3 - O trauma emocional

As dores físicas e familiares causaram nele uma dor emocional profunda, a ponto dele mesmo olhar para ele como um cão morto. Um dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão ou cabeça de cão. Agora imagine a própria pessoa se autodenominar CÃO MORTO. (II Sm 9:8) Ser chamado de cão morto dava a ideia de ser imprestável, miserável e sujo (II Sm 16:9) O Senhor Jesus disse certa vez: vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.

4 - O trauma social
Em conseqüência do trauma físico e familiar Mefibosete é levado a um lugar denominado LÔ DEBAR (sem pasto/ lugar do esquecimento) um lugar onde ovelha nenhuma poderia viver. Uma cidade destinada aos doentes, aos miseráveis, cegos leprosos enfim os emprestáveis. Foi no lugar do esquecimento, no meio deste cenário que Mefibosete viveu por quase vinte anos. Ele era um homem que tinha nascido para viver de tragédias, ou melhor, não viver. Ser esquecido é um dos piores sentimentos sociais que alguém pode sentir. Mas o Senhor não nos esqueceu. Em Lc 19:10 o pastor vai em busca da ovelha perdida, num lugar sem pasto, ou seja, em lô debar. O rei Davi se lembrou da aliança que tinha feito com Jonatas. Jesus te lembra hoje da aliança feita com você. O posicionamento de Davi foi semelhante à ação de Jesus. ( restituição)
Quer aprender montar pregações e estudos da biblia? Clique aqui ENTÃO

5 - O trauma espiritual-
Os complexos, feridas na alma causaram na vida de Mefibosete uma idéia de escravidão, ele perdeu a posição de príncipe, todos os bens de sua família, passando a ser escravo de seus traumas. Ele talvez tinha esquecido da ação de Deus, talvez este não se lembrava mais das vitórias que Deus tinha concedido ao seu pai Saul.
Ele era oprimido espiritualmente,e andava se arrastando sem FÉ alguma. Alguns homens de Deus, também, passaram por grandes crises e traumas, o próprio Davi nos salmos narra suas constantes aflições (Sl. 57:6/ Sl. 38:8/ Sl. 69:29)
Diante de tudo isso, de todas as frustrações o Rei olha para um homem lançado ao chão, no meio da amargura e vê um príncipe, foi assim que Davi olhou para Mefibosete. A Bíblia ao narrar os milagres de Jesus diz que ELE fitava os olhos nas pessoas, fixava os olhos e dizia a tua fé te salvou. Deus não te vê como um derrotado, como um aleijado, mas sim como um príncipe. O próprio Davi tinha saído de um lugar de esquecimento e foi posto como príncipe.

A restauração de Mefibosete

A restauração começa em Jerusalém, Ele foi levado do lugar do esquecimento a uma terra de paz (Jerusalém) A restauração na sua vida pode começar com os princípios existentes na ação de Mefibosete:

1- Mefibosete foi ao Rei como estava.

A bíblia narra à história de uma mulher sírio-fenícia que foi até Jesus e se humilhou na presença dele de maneira semelhante à ação dele.

2- Mefibosete reconheceu sua situação.

Para que haja restauração é necessário reconhecimento, confissão. Davi enquanto não reconheceu seu estado, seu pecado tinha os seus ossos envelhecidos (Sl 35:2) O povo de Israel precisou reconhecer sua situação de escravidão para que houvesse restituição

3- Mefibosete estava cheio de temor.

O temor no Senhor é fonte de sabedoria (Pv. 9:10). Precisamos entrar na sala do trono, diante do REI com temor (Sl 19:9) Assim, faziam os sacerdotes quando entravam no santo dos santos.

A partir do dia em que Mefibosete entrou na presença do rei, ele passou a comer pão continuamente na presença do REI, os seus termos de possessão foram restituídos, o homem que tinha perdido a posição de príncipe e se tornado escravo é novamente colocado como príncipe, como um dos filhos do Rei.



Assista o video Explicativo de Apoio para Pregadores e Ensinadores da Palavra de Deus - Clique Aqui

Se Gostou, Compartilhe

FacebookTwitterGoogle+

222 blogger-facebook

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 222   Recentes›   Mais recentes»

Adorei esse esboço, pode ter certeza que vai me ajudar muito em um estudo que estou realizando sobre traumas.

Nota 10 para seu blog

muito bom ...gostei demais

MUITO BOMMM [ ME AJUDOU MUITO] PARABENS

otimo esboço preguei a palavra usando um pouco deste esboço, obrigado e que Deus lhe abençoe.

Amei esse esboço, muito bem detalhado, q o Senhor continue te usando.

muito bom mesmo Deus te abençoe !!!

muito bem elaborado etratando de assuntos atuais se tratando de depressão(pelo estado que ele estava)seu trauma ,seu meio de convivencia e seu estado social, seja sempre iluminado na luz da palavra.

Gloria a Deus por esse esboço, vai enriquecer bastante o meus trabalho com o grupo missionario de mulheres. Deus abeñçõe!!

Cida Moreira-Presidente de um grupo missinario de mulheres.

LOUVO A dEUS POR SUA VIDA E SEU MINISTERIO PASTOR POIS TEM ME AJUDADO MUITO, SOU PR. E TENHO APRENDIDO MUITO COM SEU MINISTERIO NÃO PERCO UM PRGRAMA SEU , QUE DEUS TE ABENÇOE E CONTINUE A TE USAR ABRAÇOS

este esboço muito me efificou minha fê foi restaurada,,glorias a DEUS ,,pela vida deste irmão

temos que tomar cuidado tambem com ziba(inimigo das nossas almas)
capito 16 de 2 samuel
ziba tenta davi contra mefibosete porem nao teve exito

ziba era mentiroso,orgulhosso,e tudo oque fazia era para a sua propia beneficiencia.


ziba quem es tu?ele disse servo teu senhor,respone ziba

porem ele mentiu porque ele era servo de saul e quando saul foi morto com os seus servos ele escapou da espada da morte.
porem se refugiava em jerusalem sempre se escondendo.
e ziba tenta se levantar contra mefibosete porque ele nao se conformava em ser servo de mefibosete devido mefibosete ser da parentela de saul,e ele era servo de saul entao automaticamente ele seria servo de mefibosete.


amados irmaos sempre que esperamos no senhor ele consede a sua bençao e suas promessas para a nossa vida.
porem temos que ficar atento para preserva a nossa bençao pois os ziba deste mundo estao ao nosso derredor!

atenciosamente:jhonatan amorim

Gostei muito do seu comentario jhonatan Amorin
Ass: Dona do blog

Que legal saber que este esboço percorreu tantos comentários! fico feliz por Deus ter me usado a escreve-lo (benção)...ministerio dabh'ar

Muito obrigado Eugênio, o nome do nosso site em homengem ao seu esboço, é o esboço mais acessado e copiado...rsrsrs

muito profundo,percebo que és uma pessoa de oração,pos só quem tem o bom hábito de orar tem essa inspiração.
continue aos pés do senhor
tú és uma benção .

estou fazendo um estudo e comparção da vida de jontas simboliza jesus
davi nos cristãos
e mefibosete as almas que precisam voltar para DEUS

Parabens adorei

muito bom este estudo quando ouvi a historia de mefibosete, quis saber algo mais gostei muito Deus abençoe.

parabens espero que ajude outas como me ajudol

Porque não fique usando a Palavra de Deus?

Mefibosete só ficou aleijado depois da ama saber da morte do pai e do avô. Nunca sofreu da trauma de não ir à guerra.

Não maneja mal a Palavra de Deus

Muita boa eu espero que ajude
que DEUS abençoi

AMEI ESTE ESBOÇO LINDO E COMOVENTE DEUS HAJE ASSIM...

amei vai me ajudar muito em meus estudos deuss abençoe

amei esse esboco DEUS O ABENCOE

é muito bonito esse esboço eu gostei muito

adorei muito bom eu prescisava dessa palavra ...deus abençoe

Amei...que deus continue te ensinando cada dia mais, vou ministrar essa palavra na minha célula.
Deus te abençõe grandemente

ola eu gostei muito e , muito excelente comentario,

ola boa tarde , gostei muito de , esta comentario legal,...

pescando peixe no aquario de outros profeta

quer bem dizer que tu nunca usou de um pouco de conhecimento de alguem para poder fazer algo,isso se chama conhecimento adquirido.

muitas vezes estamos em jerusalém mas não enxergarmos e murmuramos ai voltamos a lo-debar, para sermos quebrados, moldados e passado pelo fogo.só então começamos agradecer a DEUS pelas benças recebidas.

meu amigo se foi de outro ou não a palavra de DEUS esta sendo pregada diga amém!!!! DEUS faz como ele quer e usa quem ele quer....
te pergunto: se vc for pregar a palavra de DEUS vc não vai pregar onde outros tambem pregarão não? ou vc vai arrumar outro livro que fale de DEUS? DEIXO AI MINHA OBSERVAÇÃO VALE GOSTEI MUITO PARABÉNS PARA OS RESPONSAVEIS DO BLOG. VALEU!!!!!!!!

PARA VOCÊ QUE ESCREVEU: pescando peixe no aquario de outros profeta. VAI DIZER QUE SEU PASTOR OU VC MESMO NÃO PEGOU PREGAÇÃO DE ALGUEM? ENTÃO MEU IRMÃO VC É O CARA... CULTIVE AS PREGAÇÕES E PALAVRAS DE OUTROS POR QUE VC NÃO É PERFEITO!!!!!!
VC É IGUAL A TODOS. HOMEM SUJEITO A TODOS OS MALES DESTE MUNDO E AFRIÇÕES..

Que irmãozinho mais ridiculo, pura hipocrisia,então se ele é contra o uso e estudo de sermões o que ele esta fazendo aqui.

Muito bom,pessoas realmente prescisam sair de Lo-debar,deste mundo enganador de tristezas e decepções e ter um encontro real com o Rei Jesus Cristo. Se sentar a mesa do rei,ter intimidade com o rei.

esse esboço vai me ajudar muito

ACHO QUE VCS ESTAO CAUSANDO UM ESCANDALO , DEIXA CADA UM COM SEUS CANDA UM POR QUE ESTA ESCRITO NA BIBLIA QUE DA MSM FORMA QUE MEDIRES SEUS IRMAO , TAMBEM SERAS MEDIDOS , ENTAO PAREM ESTAS ACUZACOES UM COM O OUTRO , POR QUE O TRABALHADO DO ACUZADO E DO DIABO.

muito bom q deus te abencoe

irmao marcos Deus abensoe nao pare

Amei o esboço que Deus o abençoe, ele ajuda os novos pregadores a pregar.

é realmente uma mensagem muito boa

AMEI PORQUE UM DIA EU FUI COMO MEFIBOSETE ESQUECIDO E HOJE JESUS MIM RESTITUIU.

eu gostei muito bem elaborado que deus continue te abencoando

eu ja preguei essa pregaçao da vida de mefibosete na igreja e muito bom para as pessoas que si encontra avastado dos caminhos de deus como deus veis com jose filho de jaco si tornou gorvernador do egito jafinado panear[o salvador do egito] hoje em dia nois devemos pregar asalvaçao e nao ficar descutindo a palavra de deus chamando o seu irmao de ridiculo aquele que chama seu irmao de raca ou outras palavras que nao agrada a deus vcs sabe p/ onde vai ne? fiquem todos com deus e vamos trabalhar para deus ganhando almas para o reino de deus amem..... que ser meu amigo no fecebook e so me adicionar sou de cabo frio rj [ nilson.cabofrio@hotmail.com

pow estou precisando ter um encontro com com deus,eu tenho que sair de LO-DEBA e sentar na mesa com o rei jesus, tudo esta tando errado p/ mim mais eu fou conseguir sair de LO_DEBAR que os irmao me ajude em oraçao amem.... me chamo nilson oliveira sou de cabo frio rj si tiver alguem que querem me adicionar no fecebook e so fazer o convite { nilson.cabofrio@hotmail.com } amem


eu gostei muiiito mesmo i e isto que importa eu quero e apreder com Deus . amém

tem tanta gente querendo ou ate mesmo brigando por ovelhas que não são nossas são de Jesus ele só quer que vcs pastores tomem conta porque naquele grande dia vão ter que dar conta de toda parem de ficar brigando uns com os outros . e vai la em lo- debar busca as almas que esta esquecida muitas das vezes por nos mesmo . na cracolandia tem muitos sofrendo la sim e um lugar de esquecimento e de dor .. fique com Deus e pense nisto meus amados fique cada um na vocação em que foi chamados ...e vamos orar uns pelos outros ..

que palavra, parabéns querido que Deus continoe te usanso, vou estar ministrando. esta mensagem na minha cogregação.aqui em rio branco acre

Gostei muito,que Deus continue abençoando seu minitério,essa palavra serviu demais pra minha vida,estava pensando em me afestar do caminho do Senhor mas depois de ler essa mensagem Deus me deu uma injeção de ânimo e falou profundamente no meu coração que indenpedente de qualquer situação da minha vida ele estará comigo !

Olá queridos irmãos parabéns, esboço maravilhoso, eu sei que muitos irmãos e irmãs pregadores da palavra de Deus estarão usando os topicos desse sermão para ganhar vidas e consolar os corações. Continui publicando seus sermões, Jesus é o interessado que as almas se rendam. Amém.

muito bom mesmo,parabens

só um equívoco o trauma familiar vem primeiro, e fisico depois a palavra de Deus diz que ele ficou deficiente depois de uma queda quando sua ama fugia com ele apos os inimigos ivadirem a cidade porque Saul e Jhonatam estavam mortos !!!

mefibosete era um home de grande exemplos para nós com a fé apagada ou esquecida .filho de jonatã que era grande amigo do rei davi e neto do rei saul.

Excelente a Pregação. Que os amados não tirem o foco daquilo que Deus quer falar para nós. A maioria se preocupou com o comentário da pessoa que criticou do que com a ministração. Você que preparou essa palavra foi uma bênção. Deus lhe abençõe e contunue te usando!

A PAZ DO SENHOR MEU QUERIDO IRMÃO;
ANTES DE MAIS NADA QUERO PARABENIZAR PELO ESTUDO, ESTÁ SENDO UMA BENÇÃO.

ESTOU INICIANDO COMO MINISTRO DA PALAVRA...
QUERO QUE MIM TIRA UMA DUVIDA.
EM SEU ESTUDO O SR. DIZ QUE O NOME DE MEFIBOSETE ERA: ISHBOSET.
MÁS PROCUREI NA BÍBLIA E ENCONTREI EM II SAMUEL 4:1 QUE DIZ:
#Quando Isbosete, filho de Saul... OU SEJA O ISBOSETE SE TRATA DO FILHO DE SAUL, E NÃO O NETO (MEFIBOSETE).

QUERIDO IRMÃO OUVE UM EQUIVOCO POR SUA PARTE, OU É EU QUEM ESTOU EQUIVOCADO???

A PAZ DO SENHOR!!!
ATT: ALESSANDRO
alessandrog4@hotmail.com / https://www.facebook.com/?q=#/Alessandrog4

olá,homem de Deus, é verdade precisamos de esta na presença do nossa pai a todo instante, falando em trauma eu, joão santana sei bem o que é isso

o principe mefibosete, teve vário traumas na vida , mas o importante é que
Deus não esqueçe de nós, você pode esta sujo, caido sem valor algum,>pra ele você tem muito valor > parabéns > que Deus continue com as suas mãos extendidas sobre você sempre > abraços > Pastor João Santana.

olá,homem de Deus, é verdade precisamos de esta na presença do nossa pai a todo instante, falando em trauma eu, joão santana sei bem o que é isso

o principe mefibosete, teve vário traumas na vida , mas o importante é que
Deus não esqueçe de nós, você pode esta sujo, caido sem valor algum,>pra ele você tem muito valor > parabéns > que Deus continue com as suas mãos extendidas sobre você sempre > abraços > Pastor João Santana.

o importante é sermos cheios do ESPIRITO SANTO não importa o versiculo estudado da palavra quem fala é Deus quem usa é Deus Amem meus queridos irmãos.

Muito bom saber ,na vida da gente a gente carrega dia dia muito fardo e acha que é pesado ,mais se olharmos para a vida desses personagens podemos ver que eles sofreram o dobro do que nós sofremos !!!

gostei muito Deus te abencoe!!

gostei desse esboço pois ele nos conhecimento amplo na palavra de Deus
um conteudo de plena realidade na vida de muitos seres humano

Meu querido ouve um equívoco seu ao escrever que Saul era pai de Mefibosete (2 Samuel 9:6)...
Mas belo estudo !

si e como alguém diz que não podemos pregar o que os outros pregam e ensina como iremos pregar a palavra? então não podemos pregar a pregação dos apostolos, pricipalmente do apostolo São PAULO, COMO IREMOS FAZER PARA PREGAR,
QUERO FAZER UMA PERGUNTA COMO IREMOS APRENDER SE NÃO TEM QUEM NOS ENSINA, TUDO NESTA VIDA ESPIRITUAL E UM APRENDENDO UM COM OUTRO, MEUS PARABENS pASTOR CONTINUA ASSIM,E ASSIM QUE PRECISAR SER.

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

parabéns pela maneira como foi colocado este estudo, mais uma vez parabéns

quem é esse carinha que postou dizendo que estão pescando peixe em aquario de outro proféta.....sou pregador do evangelho a nivel de coferencista.e muito mim alegro por Deus ter usado esses homens para posta estudos e sermões tao profundos como esses que edificam e que nos ensinam a cada dia mais ...não ligue para esse fariseu oque ele quer aqui mesmo esse blog é só para adoradores.quem concorda da um gloria a Deus ai!!!

Parabens filho vc que trouxe ...gostei muito Deus te abencoe....

Viver a Palavra do Altíssimo é aprender a cada dia, não importa se o estudo foi feito por outra pessoa e você o usou em determinado momento de seu ministério, o importante é que Deus inspirou um e através deste a vida de tantos outros pode ser alcançada, muito válido na minha opinião, que o Senhor possa inspirar muitos outros dessa forma, a final a "PALAVRA É PARA SER COMPARTILHADA E O REINO DE DEUS SE FAZER CONHECIDO PELOS QUATRO CANTOS." Deus abençoe grandemente a todos.
Pra. Alice

airmãos a biblia diz que nós devemos aprender uns com os outros. esses esboços é uma benção que Deus possa dar mais e mais sabedoria aos meus irmãos para que possamos ser edificados através da palavra de Deus.

Parabéns aos idealizadores deste blog e principalmente ao amado e querido irmão Eugenio Seriam, que com certeza, papirou bastante mas fez um excelente trabalho...
Muito lindo e rico em contextos...
Que a benção de Deus e a sabedoria do alto seja sempre sobre vocês.

anonimo para bens. pq niguem nunca ficara de pe para ensinar sem nunca ter sentado para aprender mais vez para bens.

Menssagem remenda , vale apena se humilhar dos nossos erros lendo uma menssagem dessa, abcs, fique na paz.

Gostei muito e vou usa em minha jornada estarei ansiosa por mais outras palavras bom dia

Glória Deus pela sua vida .. hoje irei pregar na minha igreja essa mensagem ... Deus contonue te usando amado!

nesse mundo não vivemos, sobrevivemos....estamos sujeitos a todas as coisas,mais a luta é alcançar vida para sempre com Jesus Cristo !

SEMPRE TIVE VONTADE DE MINISTRAR UMA PALAVFA EM CIMA DESSE TEMA E SOBRE ESSE HOMEM. FUI MUITO ABENÇOADO LENDO ESTE ESBOÇO E TENHO CERTEZA DE QUE O ESPIRITO SANTO ME CONDUZIRA , TOMANDO COMO BASE ESSE MARAVILHOSO TRABALHO. DEUS CONTINUE A ABENÇOAR O SENHOR.

a biblia diz q mefibosete era filho unico pois jonhatan seu pai não teria outros filhos e mais desculpe não estou aqui querendo trazer polemica mas jamais mefibosete poderia ir para a guerra pois ele só tinha 5 anos, então vemos alguns equivocos mediante ao esboço nobre pastor apesar disto todos náos erramos e ninguém é melhor do q o outro amém? abraço aos irmãos e vamos todos aprender pois Jesus está voltando.

gente gente,, as critica so nus ajuda chega peto de Deus ,,,louva a Deus pela a vida do seu irmao

Parabéns para quem escreveu sobre Mefibosete. Continue escrevendo porque tenho certeza de que é Deus quem o está inspirando. Valeu!

uma pergunta como foi que mefibosete ficou coxo ?

Parabéns pela ministração, é uma benção, acredito que Deus alcançará muitas vidas através desta, e a palavra de Deus é assim, poderosa para salvar nossas vidas, e que o espirito santo continue inspirado a todos nós.....

gostei muito dao estudo parabem mim a judo muitgo o brigado

Muito bom ou estudo tenho apenas 16 anos eu tou estudando é pregando ele.gostei mesmo do sermão que Deus abençôe a cada vaso que estar aqui nesse estudo amém...para quem quer fazer amizade comigo meu facebook..danielnikef@hotmail.com https://www.facebook.com/danielnikef

tambem gostei muito parabens ao autor deste blog e muita gloria

DEUS LHE USE CADA VEZ MAIS PARA NOS ABENçOAR!!!!!

Deus falou comigo neste estudo glóoooria

parabens acabei de tira ums duvida minha sobre esta passagem forte

Glória a DEUS pela sua vida. Continue nos edificando espiritualmente e assim nós poderemos também ajudar na edificação da Igreja do Senhor JESUS .... Pois esta Palavra ajudou a mim também, a Palavra é de DEUS tem que ser obedecida e proclamada...... 2º Timóteo 2.2 E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouvistes, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.

Este comentário foi removido pelo autor.

se nós não prega a palavra de Deus, com sabedoria estamos na presença dele fazendo o que, temos que salva almas mesmo quando estamos a pouco tempo na presença de Deus porque estamos aprendendo com ele todos os dias de nosso vida, se vc acha que já sabe tudo na presença de Deus vc esta totalmente errado, na palavra de Deus diz que temos que ser ágio para ouvir e tardio pra falar.
Deus abençoe todos nós e nos der sabedoria para fazer o que esta determinado por ele o todo poderoso DEUS,

EU GOSTEI MUITO DO ESBOUÇO VOCÊ COMEÇA A ESTUDAR NA BÍBLIA E COMPARAR COM O ESBOUÇO TEM TUDO A VER CONOSCO COM NOSSO DIA DIA PORQUE UM DIA EU ESTIVE TAMBÉM EM LÔ DEBAR MAIS HOJE MIM ENCONTRO NA CASA DO MEU REI. QUE E O MEU SALVADOR JESUS CRISTO ELE E O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORIS.

Essa mensagem só tem a nus edificar!

Irmao so a um erro nesse estudo e qui nao e qui o nome mefibosete foi trocado por antes isbosete.isbosete era filho de saul e nao de jonata 2SM 4

Amado Mefibosete tinha cinco anos quando a ama o derrubou e quebrou os tornozelos, então não tinha como ele querer ir para guerra correto.....

Parabéns irmão, pelo belo sermão.

Espetacular! Gostei! Nota 100 ou melhor nota 1000! Valeu!...

anônimo

sou nova na fé e quero aprender a palavra de Deus, o próprio Jesus diz peca o home por não examina as escritura. vamos adora a Deus com sinceridade e ele e quem capacita.

no caso de uma publicação só creio que os devidos creditos ao verdadeiro autor do esboço deve ser colocado, isso é digno honroso, e saudável. quanto a pregar em pulpitos sermões de outros autores sou totalmente a favor. eu mesmo prego assim, o que é bom é para ser usado no reino, senão nao posso pregar a bíblia porque foi escrita por homens inspirados, então nao posso copiar seus ensinos e pregá-los? Abraços

muito bom cheio de unção

com esta narrativa da historia de mefibosete aprendi muito estou sendo renovada.

eu ivan soares gostei muito desse esboço biblico pois foi muito bem elaborado a restituicao da posicao de mesibofete ealgo de muita enportacia para os nossos dias pois de quer nos da a nossa devida posicao

Parabens ao querido pastor pelo excelente trabalho.Gostei muito e vou usá-lo em minha igreja,pos é uma ótima mensagem.

PARABENS PELO SITE!!! DEUS CONTINUE ABENCOANDO PODEROSAMENTE O RESPONSAVEL

Muito bom com certeza vou partilhar com o rebanho...
Deus te use mais e mais...

Muito bom bom que mensagem aleluia

Amém gostei sim!!!

O que mi entristece no nosso meio é que um sempre quer ser melhor que outro sou de outro novel. Se nao for Deus que nos da palavras nada edifica essa expressao aquario dos outros eu so conheço um bom pastor e so avera um rebanho entao as almas nao sao nossas e sim de Deus e ele as guia para onde ele. Quer e quanto ao estudo. Bom hj vou pregar sobre mefib e queria um outro ponto de vista pra completar o meu e eu achei agora bora orar pq o conhecimento sem a unçao e nada

muito bom concerteza temos muito o que aprender com a historia desse jovem sofreu muito mas teve paciencia e venceu parabens que Deus continui te abençoando

Muito bom parabéns mensagem maravilhosa

assim diz um pregador pra uma mesagem sai cem pocento perfeita pregue uma ou duas vezas ser necerio pregue ate dez vezes muito bonita a msg q deus vos abençoe.

danielle batista da silva delete 7 de setembro de 2014 às 10:04

eu adorei essa historia de mefibosete vou pregar ela hoje e uma palavra de levante pra quem achar que ta esquecido em e forte essa PALVRA AMEI GOSTEI MUITO AQUELES que humilha eu e vc vai tenque espera vc pra comer pao na mesa do rei

Muito bom este esboço, meus parabéns pelo o artigo. Deus lhe abençoe sempre.

muito bom esboço vc aprende bastante e poem em pratica

precisamos ver qualidade em vez de ver defeitos

Sermão abençoado , como pregadora me ajudou muito , mas primeiro de tudo gente pedir a direção do espirito Santo . Por que quando vc chega no altar planejando o que vc vai falar Deus muda o curso do sermão e é assim q ele trabalha

MENSAGEM ABENCOADA QUE DEUS TE ABENCOA SENPRE

A palavra de Deus sempre se renova por mais que você use alguma coisa que Deus deu a outro pregador você sempre acrescentará algo que Deus te dar na hora pois o ato pregar não é nosso é a ação do Espírito Santo em nos.

gostei desse blog não o conhecia vai me ajudar nos meus estudos......

Emanuel Rabello mt. bom.









Excelente.


vai ai a sua resposta meu querido(a) 2 Sm 4:4 um abraço

parabéns Jhonatan,gostei muito do esclarecimento sobre ziba.

Este comentário foi removido pelo autor.

Misericórdia vai te converter!

Em resposta ao um dos irmãos q disse q ele não podia ir a guerra com 5 anos... ok.. entendemos... mas dps que ele cresceu do mesmo jeito ele sendo coxo realmente não teria como ir a guerras, e outros eventos de risco. ( como o prório texto diz que dps q sua família vai a guerra, todos morrem... ou seja se ele não fosse coxo, com certeza tbm estaria nessa guerra e morreria)...então quem fez esse estudo está perfeito na sua colocação...abraços...

Mefibosete era filho de jonata e neto de Saul ,pos antigamente o avô era cosiderado pai dus vezes poriso q repete dus vezes pai ...

Mefibosete era filho de jonata e neto de Saul ,pos antigamente o avô era cosiderado pai dus vezes poriso q repete dus vezes pai ...

Deus jamais esquece um filho Seu. Vale a pena servir esse Deus . Muito bom esse esboço. Que Deus continue abençoando o autor.

ELTON JOHN ANTUNE DE FRITAS delete 26 de setembro de 2015 às 19:35

MUITO BOM SERMÃO BEM ELABORADO E COM UMA NARRATIVA MUITO BEM DESENVOLVIDA PARABENS

Que texto maravilhoso! Os críticos sempre existirão por isso não podemos nos preocupar. O que devemos é continuar estudando a palavra de Deus e divulgando para o mundo. Como a salvação é individual busca quem acha que convém. Que Deus possa ter misericórdia daqueles que não dão crédito ao chamado de Deus pois Ele nos ama e quer nos limpar de todos os nossos traumas e ainda mais, nos levar para o céu. Continue escrevendo, tem muita gente que gosta desses textos.

Aleluuuuia glória a Deus Grande Jesus, muito bom esse estudo, já passei por lodebar, mais agora estou comendo na mesa do rei, ô glória.

Aleluuuuia glória a Deus Grande Jesus, muito bom esse estudo, já passei por lodebar, mais agora estou comendo na mesa do rei, ô glória.

G´lorias ao Eterno Deus, desceu lagrimas dos olhos.
Muito bom, exelente.

G´lorias ao Eterno Deus, desceu lagrimas dos olhos.
Muito bom, exelente.

gostei muito vou fazer bom aproveito para dar tambem alguns estudo com estar 4refrexao fk na paz

Nossa, Mefibosete precisou sofrer a vida inteira passar por tudo que passou por 20 anos para ser "recompensado". Essa pregação não acrescenta nada, pois nada que aconteça iria apagar os traumas que ele viveu. Não fez nada para receber o que recebeu da vida miserável que teve. Então você vive como um bicho a vida inteira e depois vem um rei que matou a linhagem inteira de Saul dar migalhas daquilo que era dele.

Nossa, Mefibosete precisou sofrer a vida inteira passar por tudo que passou por 20 anos para ser "recompensado". Essa pregação não acrescenta nada, pois nada que aconteça iria apagar os traumas que ele viveu. Não fez nada para receber o que recebeu da vida miserável que teve. Então você vive como um bicho a vida inteira e depois vem um rei que matou a linhagem inteira de Saul dar migalhas daquilo que era dele.

Não importa os comentários dos outros eu particularmente gostei, DEUS continue ti abençoado amado.

Assim diz Paulo ; Sejam meus imitadores ,assim com sou de Cristo!

Deus fala onde quer com quem ele quiser

muito bem elaborado gostei.....

muito bem elaborado gostei.....

Muito bom esse esboço, vai me ajudar muito. Q o Senhor continue te usando e te abençoando irmão.

Muito bom esse esboço, vai me ajudar muito. Q o Senhor continue te usando e te abençoando irmão.

Paz do senhor jesus uma benção este estudo edificante para nossas vidas.

Paz do senhor jesus uma benção este estudo edificante para nossas vidas.

Dia 27/09 será minha primeira ministração, estou muito ancioso temendo e tremendo e pedindo ao nosso Deus que me use da maneira que ele queira irei ministrar sobre a vida de Mefibosete.peço que os irmãos intercedam por mim nesse dia e quero dizer que por ser minha primeira vez essa ministração que vcs fizeram vai me ajudar muito como base.desde já agradeço à todos que Deus continue nos abençoando sempre.amém!

Lembraram se caso alguém pregar melhor ou souber algo melhor do que eu falei ou ensinei ficarei maravilhado e terei muita paz pois assim saberei aí meu ministério foi coroado . Não nos limiteis,procure sim em outras pregações ,algo que lhe ajudem a fazer vossos sermões,pois muitos ha muitos dons !

Rapaz fui ler o texto, é magnífico, mas os comentários são uma vergonha.

Naamã desceu 7 vezes para ser curado da lepra, e tem muitos ainda para ser curados, e eu estou falando de "crentes" que se julga melhor do que o irmão, o fato do texto ser ótimo , não quer dizer que eu estou pescando peixe no aquário de outros profetas.

amém meus irmãos que Deus continue usando vasos como esses e vamos copiar e pregar pois o que é bom temos que levar para todos

Bom comentário, só uma ressalva: qual a referência que mostra mefibosete sendo chamado de ishbosete?

MUITO BOM! MI AJUDO MUITO,ESCARREÇEU DE MAIS A MINHA MENTE;DEUS ABENÇÕE CADA TIA MAIS.

POIS DEVERIAM SENTIR VEGONHA DE TAMANHA DEFAMAÇAO DA PALAVRA DE DEUS DANDO LEGALIDADE PARA O INIMIGO ROUBAR O QUE LHES FOI REVELDO DO SENHOR SENDO DE OUTRO OU NAO VGIA IRMAOS

Im muito bem lenbrado mas nao te esqueças de qua a bençao era para mefiboset e nao para ziba portanto ziba querendo ou nao teria que engulir mefiboset por aquela era sua hora perante deus

Maravilha muito esclarecedor vou pregar dia 30/06darei uma atençâo aos traumas de mefibosete ,todos aprendem com todos amém pelo estudo

Maravilha muito esclarecedor vou pregar dia 30/06darei uma atençâo aos traumas de mefibosete ,todos aprendem com todos amém pelo estudo

Maravilha muito esclarecedor vou pregar dia 30/06darei uma atençâo aos traumas de mefibosete ,todos aprendem com todos amém pelo estudo

Ótimo esclarecimento da vida e dos traumas de mefibosete.....

Este comentário foi removido pelo autor.

Olá, só gostaria que me enviasse a fonte (passagens bíblicas) que o nome de MEFIBOSETE, antes era "meribe-baal (O senhor contende) mais por causa da semelhança ao deus dos cananeus, logo seu nome foi mudado para ISHBOSET (homem de vergonha) algum tempo depois surge Mefibosete (alguma coisa indigna/ exterminador da vergonha)".
ONDE VOCÊ ENCONTROU NAS ESCRITURAS SAGRADAS?
ENVIE-ME, POR FAVOR.

A palavra de Deus é viva e eficaz. ... O estudo publicado há tanto tempo continua atual e transformando vidas. Deus abençoe a vida de todos e do irmão que publicou. Valdeci Inácio da Silva-Ministerio 7Pontes

Amei essa palavra ,gostei do esboço é forte de mais ...etapa glória

Deus me deu uma revelação forte nesse estudo glóriaas
Cuidado Ziba quando anuncia a deficiência de mefibosete ,para é vc mesmo que meu Deus vai manda chama mefibosete de lodebar seguraa povo de Deus que filho de rei é príncipe ...eiii vc e filho do rei ,seu lugar e na mesa do rei e não em lodebar ,o senhor tem chama nem adianta Ziba anuncia sua deficiência hoo vc é príncipe e princesa de papai ,esse acidente mefibosete ,tem propósito de Deus

tudo bem amados de Deus, nos fomos chamados p/devulgar o reino de Dueus.
poque a Biblia fala que um reino dividido noA sub-existe Amem.

qual e Esse reino romanos 14:17 pois o reino de Deus nao e comida nem Bebida,mas justiça,paz e alegria no Espirito Santo.

A palavra de Deus se renova todo dia.
Gostei muito edificante.

És uma passagem maravilhosa. Onde nuns mostra a quem confiar..

Vejo esse estudo como uma fonte de informaçôes,de grande utilidade,nossas vidas são cheias de informações,os livros,asrevistas,osjornais,a biblia.

Caro amigo,vi em outro estudo que Mefibosete é filho de Jonatas amigo de Davi , ficou deficiente quando morreu seu pai (Jonatas ) e seu avô Saul.
Sua pajem ou babá saiu correndo com a criança no colo e ao cair , quebrou os pézinhos e ficou deficiente. Como naquela época todo deficiente era discriminado e esquecido, enviaram a criança para Lo-Debar. O Mefibosete filho de Saul , era irmão de Jonatas e tio desse Mefibosete aleijado . Vamos pesquisar mais e aguardo sua resposta. Fique com a paz do senhor Jesus.

Mas o rei mandou buscar Armoni e Mefibosete, dois filhos de Rispa, filha de Aiá, que ela teve com Saul, e os cinco filhos de Merabe, filha de Saul, que ela teve com Adriel, filho de Barzilai, de Meolá.
Ele os entregou aos gibeonitas, que os executaram no monte perante o Senhor. Os sete foram mortos ao mesmo tempo, nos primeiros dias da colheita de cevada.
(2 Samuel 21:8,9)

Isbosete era irmao de jonatas. Tio de mefibosete. Sao 2 pssoas diferentes.

Paulo disse sede meus imitadores como eu sou de Cristo. Se vc é de Cristo vou te imitar não tenha duvidas. Se tiver alguma virtude e louvor vou pensar.visite minha pagina no Facebook e tudo que voçe achar interessante pode fazer bom uso. WWw.EBD-Armagedom o Vale da decisão.

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 222   Recentes›   Mais recentes»


EmoticonEmoticon