129

esboço - mefibosete
Traumas de Mefibosete
Esboço de Pregação - Os traumas de Mefibosete
Texto chave - 2 Samuel 9:1-9

O que é trauma?
A palavra trauma é oriunda do vocábulo grego e mantém um significado de ferida. Já no contexto psicológico o trauma é considerado como uma interferência forte o suficiente para não permitir que uma ação original aconteça, tendo assim a capacidade de mudar o rumo, o direcionamento da vida de uma pessoa, de forma que esta pessoa seja afastada por forças externas de seu projeto de vida.


A história de Mefibosete
A Bíblia narra em II Samuel a história de um homem chamado Mefibosete, filho de Jonatas, filho de Saul, um príncipe, homem de descendência real que quando criança é acometido por um acidente e se torna aleijado (IISm 4: 1-4). Uma interferência forte começa então a mudar a história de Mefibosete, o seu projeto de vida, tudo aquilo que seu pai tinha sonhado para ele.

O que tem te afastado da posição de príncipe? Uma queda (pecado), forças externas?

Mefibosete é o que podemos denominar O COLECIONADOR DE TRAUMAS, toda a sua vida foi marcada por decepções, perdas irreparáveis, frustrações e angústias. O histórico de vida de Mefibosete nos mostra que os traumas começaram na sua infância.

O significado do nome Mefibosete
O primeiro nome de Mefibosete tinha sido meribe-baal (O senhor contende) mais por causa da semelhança ao deus dos cananeus, logo seu nome foi mudado para ISHBOSET (homem de vergonha) algum tempo depois surge Mefibosete (alguma coisa indigna/ exterminador da vergonha)
O príncipe, herdeiro do trono, agora é um homem envergonhado, detentor de traumas, cheio de frustrações.

Os traumas da vida de Mefibosete

1- O trauma físico 
(II Sm 4) – O trauma físico sofrido por Mefibosete impedia que ele exercesse a posição de guerreiro, de valente. Geralmente todos os príncipes em Israel tinham que ir a guerra, empunhar suas espadas, defender o rei, Mefibosete não conseguia, imagine a frustração de ver todos os seus irmãos irem à batalha vestidos com armaduras, e ele sozinho não poder ir. O trauma físico veio acompanhado de outra notícia bombástica, de uma dor terrível.

2 - O trauma familiar 
Imagine alguém chegando à porta de sua casa gritando: TEU PAI É MORTO E TODOS OS SEUS FILHOS E SUA CASA, essa noticia chegou aos ouvidos de Mefibosete, um novo trauma, uma dor ainda mais forte, Mefibosete naquele momento passava a estar sem pai, sem irmãos sem ninguém.

3 - O trauma emocional
As dores físicas e familiares causaram em Mefibosete uma dor emocional profunda, a ponto dele mesmo olhar para ele como um cão morto. Um dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão ou cabeça de cão. Agora imagine a própria pessoa se autodenominar CÃO MORTO. (II Sm 9:8) Ser chamado de cão morto dava a ideia de ser imprestável, miserável e sujo (II Sm 16:9) O Senhor Jesus disse certa vez: vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.

4 - O trauma social
Em conseqüência do trauma físico e familiar Mefibosete é levado a um lugar denominado LÔ DEBAR (sem pasto/ lugar do esquecimento) um lugar onde ovelha nenhuma poderia viver. Uma cidade destinada aos doentes, aos miseráveis, cegos leprosos enfim os emprestáveis. Foi no lugar do esquecimento, no meio deste cenário que Mefibosete viveu por quase vinte anos. Mefibosete era um homem que tinha nascido para viver de tragédias, ou melhor, não viver. Ser esquecido é um dos piores sentimentos sociais que alguém pode sentir. Mas o Senhor não nos esqueceu. Em Lc 19:10 o pastor vai em busca da ovelha perdida, num lugar sem pasto, ou seja, em lô debar. O rei Davi se lembrou da aliança que tinha feito com Jonatas. Jesus te lembra hoje da aliança feita com você. O posicionamento de Davi foi semelhante à ação de Jesus. ( restituição)

5 - O trauma espiritual-
Os complexos, feridas na alma causaram na vida de Mefibosete uma idéia de escravidão, ele perdeu a posição de príncipe, todos os bens de sua família, passando a ser escravo de seus traumas. Mefibosete talvez tinha esquecido daação de Deus, talvez este não se lembrava mais das vitórias que Deus tinha concedido ao seu pai Saul.
Mefibosete era oprimido espiritualmente,e andava se arrastando sem FÉ alguma. Alguns homens de Deus, também, passaram por grandes crises e traumas, o próprio Davi nos salmos narra suas constantes aflições (Sl. 57:6/ Sl. 38:8/ Sl. 69:29)
Diante de tudo isso, de todas as frustrações o Rei olha para um homem lançado ao chão, no meio da amargura e vê um príncipe, foi assim que Davi olhou para Mefibosete. A Bíblia ao narrar os milagres de Jesus diz que ELE fitava os olhos nas pessoas, fixava os olhos e dizia a tua fé te salvou. Deus não te vê como um derrotado, como um aleijado, mas sim como um príncipe. O próprio Davi tinha saído de um lugar de esquecimento e foi posto como príncipe.

A restauração de Mefibosete

A restauração começa em Jerusalém, Mefibosete foi levado do lugar do esquecimento a uma terra de paz (Jerusalém) A restauração na sua vida pode começar com os princípios existentes na ação de Mefibosete:

1- Mefibosete foi ao Rei como estava.
A bíblia narra à história de uma mulher sírio-fenícia que foi até Jesus e se humilhou na presença dele de maneira semelhante à ação de Mefibosete.

2- Mefibosete reconheceu sua situação.
Para que haja restauração é necessário reconhecimento, confissão. Davi enquanto não reconheceu seu estado, seu pecado tinha os seus ossos envelhecidos (Sl 35:2) O povo de Israel precisou reconhecer sua situação de escravidão para que houvesse restituição

3- Mefibosete estava cheio de temor.
O temor no Senhor é fonte de sabedoria (Pv. 9:10). Precisamos entrar na sala do trono, diante do REI com temor (Sl 19:9) Assim, faziam os sacerdotes quando entravam no santo dos santos.

A partir do dia em que Mefibosete entrou na presença do rei, ele passou a comer pão continuamente na presença do REI, os seus termos de possessão foram restituídos, o homem que tinha perdido a posição de príncipe e se tornado escravo é novamente colocado como príncipe, como um dos filhos do Rei.


Quer Elaborar Pregações igual ao Mefibosete?Então Clique Aqui

Postar um comentário Blogger

  1. Adorei esse esboço, pode ter certeza que vai me ajudar muito em um estudo que estou realizando sobre traumas.

    Nota 10 para seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pescando peixe no aquario de outros profeta

      Excluir
    2. quer bem dizer que tu nunca usou de um pouco de conhecimento de alguem para poder fazer algo,isso se chama conhecimento adquirido.

      Excluir
    3. meu amigo se foi de outro ou não a palavra de DEUS esta sendo pregada diga amém!!!! DEUS faz como ele quer e usa quem ele quer....
      te pergunto: se vc for pregar a palavra de DEUS vc não vai pregar onde outros tambem pregarão não? ou vc vai arrumar outro livro que fale de DEUS? DEIXO AI MINHA OBSERVAÇÃO VALE GOSTEI MUITO PARABÉNS PARA OS RESPONSAVEIS DO BLOG. VALEU!!!!!!!!

      Excluir
    4. PARA VOCÊ QUE ESCREVEU: pescando peixe no aquario de outros profeta. VAI DIZER QUE SEU PASTOR OU VC MESMO NÃO PEGOU PREGAÇÃO DE ALGUEM? ENTÃO MEU IRMÃO VC É O CARA... CULTIVE AS PREGAÇÕES E PALAVRAS DE OUTROS POR QUE VC NÃO É PERFEITO!!!!!!
      VC É IGUAL A TODOS. HOMEM SUJEITO A TODOS OS MALES DESTE MUNDO E AFRIÇÕES..

      Excluir
    5. Que irmãozinho mais ridiculo, pura hipocrisia,então se ele é contra o uso e estudo de sermões o que ele esta fazendo aqui.

      Excluir
    6. ACHO QUE VCS ESTAO CAUSANDO UM ESCANDALO , DEIXA CADA UM COM SEUS CANDA UM POR QUE ESTA ESCRITO NA BIBLIA QUE DA MSM FORMA QUE MEDIRES SEUS IRMAO , TAMBEM SERAS MEDIDOS , ENTAO PAREM ESTAS ACUZACOES UM COM O OUTRO , POR QUE O TRABALHADO DO ACUZADO E DO DIABO.

      Excluir
    7. eu ja preguei essa pregaçao da vida de mefibosete na igreja e muito bom para as pessoas que si encontra avastado dos caminhos de deus como deus veis com jose filho de jaco si tornou gorvernador do egito jafinado panear[o salvador do egito] hoje em dia nois devemos pregar asalvaçao e nao ficar descutindo a palavra de deus chamando o seu irmao de ridiculo aquele que chama seu irmao de raca ou outras palavras que nao agrada a deus vcs sabe p/ onde vai ne? fiquem todos com deus e vamos trabalhar para deus ganhando almas para o reino de deus amem..... que ser meu amigo no fecebook e so me adicionar sou de cabo frio rj [ nilson.cabofrio@hotmail.com

      Excluir

    8. eu gostei muiiito mesmo i e isto que importa eu quero e apreder com Deus . amém

      Excluir
    9. tem tanta gente querendo ou ate mesmo brigando por ovelhas que não são nossas são de Jesus ele só quer que vcs pastores tomem conta porque naquele grande dia vão ter que dar conta de toda parem de ficar brigando uns com os outros . e vai la em lo- debar busca as almas que esta esquecida muitas das vezes por nos mesmo . na cracolandia tem muitos sofrendo la sim e um lugar de esquecimento e de dor .. fique com Deus e pense nisto meus amados fique cada um na vocação em que foi chamados ...e vamos orar uns pelos outros ..

      Excluir
    10. muito bom mesmo,parabens

      Excluir
    11. mefibosete era um home de grande exemplos para nós com a fé apagada ou esquecida .filho de jonatã que era grande amigo do rei davi e neto do rei saul.

      Excluir
    12. Excelente a Pregação. Que os amados não tirem o foco daquilo que Deus quer falar para nós. A maioria se preocupou com o comentário da pessoa que criticou do que com a ministração. Você que preparou essa palavra foi uma bênção. Deus lhe abençõe e contunue te usando!

      Excluir
    13. olá,homem de Deus, é verdade precisamos de esta na presença do nossa pai a todo instante, falando em trauma eu, joão santana sei bem o que é isso

      o principe mefibosete, teve vário traumas na vida , mas o importante é que
      Deus não esqueçe de nós, você pode esta sujo, caido sem valor algum,>pra ele você tem muito valor > parabéns > que Deus continue com as suas mãos extendidas sobre você sempre > abraços > Pastor João Santana.

      Excluir
    14. olá,homem de Deus, é verdade precisamos de esta na presença do nossa pai a todo instante, falando em trauma eu, joão santana sei bem o que é isso

      o principe mefibosete, teve vário traumas na vida , mas o importante é que
      Deus não esqueçe de nós, você pode esta sujo, caido sem valor algum,>pra ele você tem muito valor > parabéns > que Deus continue com as suas mãos extendidas sobre você sempre > abraços > Pastor João Santana.

      Excluir
    15. Muito bom saber ,na vida da gente a gente carrega dia dia muito fardo e acha que é pesado ,mais se olharmos para a vida desses personagens podemos ver que eles sofreram o dobro do que nós sofremos !!!

      Excluir
    16. si e como alguém diz que não podemos pregar o que os outros pregam e ensina como iremos pregar a palavra? então não podemos pregar a pregação dos apostolos, pricipalmente do apostolo São PAULO, COMO IREMOS FAZER PARA PREGAR,
      QUERO FAZER UMA PERGUNTA COMO IREMOS APRENDER SE NÃO TEM QUEM NOS ENSINA, TUDO NESTA VIDA ESPIRITUAL E UM APRENDENDO UM COM OUTRO, MEUS PARABENS pASTOR CONTINUA ASSIM,E ASSIM QUE PRECISAR SER.

      Excluir
    17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    18. Menssagem remenda , vale apena se humilhar dos nossos erros lendo uma menssagem dessa, abcs, fique na paz.

      Excluir
    19. gostei muito dao estudo parabem mim a judo muitgo o brigado

      Excluir
    20. EU GOSTEI MUITO DO ESBOUÇO VOCÊ COMEÇA A ESTUDAR NA BÍBLIA E COMPARAR COM O ESBOUÇO TEM TUDO A VER CONOSCO COM NOSSO DIA DIA PORQUE UM DIA EU ESTIVE TAMBÉM EM LÔ DEBAR MAIS HOJE MIM ENCONTRO NA CASA DO MEU REI. QUE E O MEU SALVADOR JESUS CRISTO ELE E O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORIS.

      Excluir
    21. danielle batista da silva7 de setembro de 2014 10:04

      eu adorei essa historia de mefibosete vou pregar ela hoje e uma palavra de levante pra quem achar que ta esquecido em e forte essa PALVRA AMEI GOSTEI MUITO AQUELES que humilha eu e vc vai tenque espera vc pra comer pao na mesa do rei

      Excluir
  2. muito bom ...gostei demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o importante é sermos cheios do ESPIRITO SANTO não importa o versiculo estudado da palavra quem fala é Deus quem usa é Deus Amem meus queridos irmãos.

      Excluir
    2. tambem gostei muito parabens ao autor deste blog e muita gloria

      Excluir
  3. MUITO BOMMM [ ME AJUDOU MUITO] PARABENS

    ResponderExcluir
  4. otimo esboço preguei a palavra usando um pouco deste esboço, obrigado e que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Amei esse esboço, muito bem detalhado, q o Senhor continue te usando.

    ResponderExcluir
  6. muito bom mesmo Deus te abençoe !!!

    ResponderExcluir
  7. muito bem elaborado etratando de assuntos atuais se tratando de depressão(pelo estado que ele estava)seu trauma ,seu meio de convivencia e seu estado social, seja sempre iluminado na luz da palavra.

    ResponderExcluir
  8. Gloria a Deus por esse esboço, vai enriquecer bastante o meus trabalho com o grupo missionario de mulheres. Deus abeñçõe!!

    Cida Moreira-Presidente de um grupo missinario de mulheres.

    ResponderExcluir
  9. LOUVO A dEUS POR SUA VIDA E SEU MINISTERIO PASTOR POIS TEM ME AJUDADO MUITO, SOU PR. E TENHO APRENDIDO MUITO COM SEU MINISTERIO NÃO PERCO UM PRGRAMA SEU , QUE DEUS TE ABENÇOE E CONTINUE A TE USAR ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  10. este esboço muito me efificou minha fê foi restaurada,,glorias a DEUS ,,pela vida deste irmão

    ResponderExcluir
  11. temos que tomar cuidado tambem com ziba(inimigo das nossas almas)
    capito 16 de 2 samuel
    ziba tenta davi contra mefibosete porem nao teve exito

    ResponderExcluir
  12. ziba era mentiroso,orgulhosso,e tudo oque fazia era para a sua propia beneficiencia.


    ziba quem es tu?ele disse servo teu senhor,respone ziba

    porem ele mentiu porque ele era servo de saul e quando saul foi morto com os seus servos ele escapou da espada da morte.
    porem se refugiava em jerusalem sempre se escondendo.
    e ziba tenta se levantar contra mefibosete porque ele nao se conformava em ser servo de mefibosete devido mefibosete ser da parentela de saul,e ele era servo de saul entao automaticamente ele seria servo de mefibosete.


    amados irmaos sempre que esperamos no senhor ele consede a sua bençao e suas promessas para a nossa vida.
    porem temos que ficar atento para preserva a nossa bençao pois os ziba deste mundo estao ao nosso derredor!

    atenciosamente:jhonatan amorim

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do seu comentario jhonatan Amorin
    Ass: Dona do blog

    ResponderExcluir
  14. Que legal saber que este esboço percorreu tantos comentários! fico feliz por Deus ter me usado a escreve-lo (benção)...ministerio dabh'ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só um equívoco o trauma familiar vem primeiro, e fisico depois a palavra de Deus diz que ele ficou deficiente depois de uma queda quando sua ama fugia com ele apos os inimigos ivadirem a cidade porque Saul e Jhonatam estavam mortos !!!

      Excluir
  15. Muito obrigado Eugênio, o nome do nosso site em homengem ao seu esboço, é o esboço mais acessado e copiado...rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. muito profundo,percebo que és uma pessoa de oração,pos só quem tem o bom hábito de orar tem essa inspiração.
    continue aos pés do senhor
    tú és uma benção .

    ResponderExcluir
  17. estou fazendo um estudo e comparção da vida de jontas simboliza jesus
    davi nos cristãos
    e mefibosete as almas que precisam voltar para DEUS

    ResponderExcluir
  18. muito bom este estudo quando ouvi a historia de mefibosete, quis saber algo mais gostei muito Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  19. parabens espero que ajude outas como me ajudol

    ResponderExcluir
  20. Porque não fique usando a Palavra de Deus?

    Mefibosete só ficou aleijado depois da ama saber da morte do pai e do avô. Nunca sofreu da trauma de não ir à guerra.

    Não maneja mal a Palavra de Deus

    ResponderExcluir
  21. Muita boa eu espero que ajude
    que DEUS abençoi

    ResponderExcluir
  22. AMEI ESTE ESBOÇO LINDO E COMOVENTE DEUS HAJE ASSIM...

    ResponderExcluir
  23. amei vai me ajudar muito em meus estudos deuss abençoe

    ResponderExcluir
  24. amei esse esboco DEUS O ABENCOE

    ResponderExcluir
  25. é muito bonito esse esboço eu gostei muito

    ResponderExcluir
  26. adorei muito bom eu prescisava dessa palavra ...deus abençoe

    ResponderExcluir
  27. Amei...que deus continue te ensinando cada dia mais, vou ministrar essa palavra na minha célula.
    Deus te abençõe grandemente

    ResponderExcluir
  28. ola eu gostei muito e , muito excelente comentario,

    ResponderExcluir
  29. ola boa tarde , gostei muito de , esta comentario legal,...

    ResponderExcluir
  30. muitas vezes estamos em jerusalém mas não enxergarmos e murmuramos ai voltamos a lo-debar, para sermos quebrados, moldados e passado pelo fogo.só então começamos agradecer a DEUS pelas benças recebidas.

    ResponderExcluir
  31. Muito bom,pessoas realmente prescisam sair de Lo-debar,deste mundo enganador de tristezas e decepções e ter um encontro real com o Rei Jesus Cristo. Se sentar a mesa do rei,ter intimidade com o rei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pow estou precisando ter um encontro com com deus,eu tenho que sair de LO-DEBA e sentar na mesa com o rei jesus, tudo esta tando errado p/ mim mais eu fou conseguir sair de LO_DEBAR que os irmao me ajude em oraçao amem.... me chamo nilson oliveira sou de cabo frio rj si tiver alguem que querem me adicionar no fecebook e so fazer o convite { nilson.cabofrio@hotmail.com } amem

      Excluir
  32. esse esboço vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  33. irmao marcos Deus abensoe nao pare

    ResponderExcluir
  34. Amei o esboço que Deus o abençoe, ele ajuda os novos pregadores a pregar.

    ResponderExcluir
  35. é realmente uma mensagem muito boa

    ResponderExcluir
  36. AMEI PORQUE UM DIA EU FUI COMO MEFIBOSETE ESQUECIDO E HOJE JESUS MIM RESTITUIU.

    ResponderExcluir
  37. eu gostei muito bem elaborado que deus continue te abencoando

    ResponderExcluir
  38. que palavra, parabéns querido que Deus continoe te usanso, vou estar ministrando. esta mensagem na minha cogregação.aqui em rio branco acre

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito,que Deus continue abençoando seu minitério,essa palavra serviu demais pra minha vida,estava pensando em me afestar do caminho do Senhor mas depois de ler essa mensagem Deus me deu uma injeção de ânimo e falou profundamente no meu coração que indenpedente de qualquer situação da minha vida ele estará comigo !

    ResponderExcluir
  40. Olá queridos irmãos parabéns, esboço maravilhoso, eu sei que muitos irmãos e irmãs pregadores da palavra de Deus estarão usando os topicos desse sermão para ganhar vidas e consolar os corações. Continui publicando seus sermões, Jesus é o interessado que as almas se rendam. Amém.

    ResponderExcluir
  41. A PAZ DO SENHOR MEU QUERIDO IRMÃO;
    ANTES DE MAIS NADA QUERO PARABENIZAR PELO ESTUDO, ESTÁ SENDO UMA BENÇÃO.

    ESTOU INICIANDO COMO MINISTRO DA PALAVRA...
    QUERO QUE MIM TIRA UMA DUVIDA.
    EM SEU ESTUDO O SR. DIZ QUE O NOME DE MEFIBOSETE ERA: ISHBOSET.
    MÁS PROCUREI NA BÍBLIA E ENCONTREI EM II SAMUEL 4:1 QUE DIZ:
    #Quando Isbosete, filho de Saul... OU SEJA O ISBOSETE SE TRATA DO FILHO DE SAUL, E NÃO O NETO (MEFIBOSETE).

    QUERIDO IRMÃO OUVE UM EQUIVOCO POR SUA PARTE, OU É EU QUEM ESTOU EQUIVOCADO???

    A PAZ DO SENHOR!!!
    ATT: ALESSANDRO
    alessandrog4@hotmail.com / https://www.facebook.com/?q=#/Alessandrog4

    ResponderExcluir
  42. gostei desse esboço pois ele nos conhecimento amplo na palavra de Deus
    um conteudo de plena realidade na vida de muitos seres humano

    ResponderExcluir
  43. Meu querido ouve um equívoco seu ao escrever que Saul era pai de Mefibosete (2 Samuel 9:6)...
    Mas belo estudo !

    ResponderExcluir
  44. parabéns pela maneira como foi colocado este estudo, mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir
  45. quem é esse carinha que postou dizendo que estão pescando peixe em aquario de outro proféta.....sou pregador do evangelho a nivel de coferencista.e muito mim alegro por Deus ter usado esses homens para posta estudos e sermões tao profundos como esses que edificam e que nos ensinam a cada dia mais ...não ligue para esse fariseu oque ele quer aqui mesmo esse blog é só para adoradores.quem concorda da um gloria a Deus ai!!!

    ResponderExcluir
  46. Parabens filho vc que trouxe ...gostei muito Deus te abencoe....

    ResponderExcluir
  47. Viver a Palavra do Altíssimo é aprender a cada dia, não importa se o estudo foi feito por outra pessoa e você o usou em determinado momento de seu ministério, o importante é que Deus inspirou um e através deste a vida de tantos outros pode ser alcançada, muito válido na minha opinião, que o Senhor possa inspirar muitos outros dessa forma, a final a "PALAVRA É PARA SER COMPARTILHADA E O REINO DE DEUS SE FAZER CONHECIDO PELOS QUATRO CANTOS." Deus abençoe grandemente a todos.
    Pra. Alice

    ResponderExcluir
  48. airmãos a biblia diz que nós devemos aprender uns com os outros. esses esboços é uma benção que Deus possa dar mais e mais sabedoria aos meus irmãos para que possamos ser edificados através da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  49. Parabéns aos idealizadores deste blog e principalmente ao amado e querido irmão Eugenio Seriam, que com certeza, papirou bastante mas fez um excelente trabalho...
    Muito lindo e rico em contextos...
    Que a benção de Deus e a sabedoria do alto seja sempre sobre vocês.

    ResponderExcluir
  50. anonimo para bens. pq niguem nunca ficara de pe para ensinar sem nunca ter sentado para aprender mais vez para bens.

    ResponderExcluir
  51. Gostei muito e vou usa em minha jornada estarei ansiosa por mais outras palavras bom dia

    ResponderExcluir
  52. Glória Deus pela sua vida .. hoje irei pregar na minha igreja essa mensagem ... Deus contonue te usando amado!

    ResponderExcluir
  53. nesse mundo não vivemos, sobrevivemos....estamos sujeitos a todas as coisas,mais a luta é alcançar vida para sempre com Jesus Cristo !

    ResponderExcluir
  54. SEMPRE TIVE VONTADE DE MINISTRAR UMA PALAVFA EM CIMA DESSE TEMA E SOBRE ESSE HOMEM. FUI MUITO ABENÇOADO LENDO ESTE ESBOÇO E TENHO CERTEZA DE QUE O ESPIRITO SANTO ME CONDUZIRA , TOMANDO COMO BASE ESSE MARAVILHOSO TRABALHO. DEUS CONTINUE A ABENÇOAR O SENHOR.

    ResponderExcluir
  55. a biblia diz q mefibosete era filho unico pois jonhatan seu pai não teria outros filhos e mais desculpe não estou aqui querendo trazer polemica mas jamais mefibosete poderia ir para a guerra pois ele só tinha 5 anos, então vemos alguns equivocos mediante ao esboço nobre pastor apesar disto todos náos erramos e ninguém é melhor do q o outro amém? abraço aos irmãos e vamos todos aprender pois Jesus está voltando.

    ResponderExcluir
  56. gente gente,, as critica so nus ajuda chega peto de Deus ,,,louva a Deus pela a vida do seu irmao

    ResponderExcluir
  57. Parabéns para quem escreveu sobre Mefibosete. Continue escrevendo porque tenho certeza de que é Deus quem o está inspirando. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma pergunta como foi que mefibosete ficou coxo ?

      Excluir
  58. Parabéns pela ministração, é uma benção, acredito que Deus alcançará muitas vidas através desta, e a palavra de Deus é assim, poderosa para salvar nossas vidas, e que o espirito santo continue inspirado a todos nós.....

    ResponderExcluir
  59. Muito bom ou estudo tenho apenas 16 anos eu tou estudando é pregando ele.gostei mesmo do sermão que Deus abençôe a cada vaso que estar aqui nesse estudo amém...para quem quer fazer amizade comigo meu facebook..danielnikef@hotmail.com https://www.facebook.com/danielnikef

    ResponderExcluir
  60. DEUS LHE USE CADA VEZ MAIS PARA NOS ABENçOAR!!!!!

    ResponderExcluir
  61. Deus falou comigo neste estudo glóoooria

    ResponderExcluir
  62. parabens acabei de tira ums duvida minha sobre esta passagem forte

    ResponderExcluir
  63. Glória a DEUS pela sua vida. Continue nos edificando espiritualmente e assim nós poderemos também ajudar na edificação da Igreja do Senhor JESUS .... Pois esta Palavra ajudou a mim também, a Palavra é de DEUS tem que ser obedecida e proclamada...... 2º Timóteo 2.2 E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouvistes, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. se nós não prega a palavra de Deus, com sabedoria estamos na presença dele fazendo o que, temos que salva almas mesmo quando estamos a pouco tempo na presença de Deus porque estamos aprendendo com ele todos os dias de nosso vida, se vc acha que já sabe tudo na presença de Deus vc esta totalmente errado, na palavra de Deus diz que temos que ser ágio para ouvir e tardio pra falar.
    Deus abençoe todos nós e nos der sabedoria para fazer o que esta determinado por ele o todo poderoso DEUS,

    ResponderExcluir
  66. Essa mensagem só tem a nus edificar!

    ResponderExcluir
  67. Irmao so a um erro nesse estudo e qui nao e qui o nome mefibosete foi trocado por antes isbosete.isbosete era filho de saul e nao de jonata 2SM 4

    ResponderExcluir
  68. Amado Mefibosete tinha cinco anos quando a ama o derrubou e quebrou os tornozelos, então não tinha como ele querer ir para guerra correto.....

    ResponderExcluir
  69. Parabéns irmão, pelo belo sermão.

    ResponderExcluir
  70. Espetacular! Gostei! Nota 100 ou melhor nota 1000! Valeu!...

    ResponderExcluir
  71. anônimo

    sou nova na fé e quero aprender a palavra de Deus, o próprio Jesus diz peca o home por não examina as escritura. vamos adora a Deus com sinceridade e ele e quem capacita.

    ResponderExcluir
  72. no caso de uma publicação só creio que os devidos creditos ao verdadeiro autor do esboço deve ser colocado, isso é digno honroso, e saudável. quanto a pregar em pulpitos sermões de outros autores sou totalmente a favor. eu mesmo prego assim, o que é bom é para ser usado no reino, senão nao posso pregar a bíblia porque foi escrita por homens inspirados, então nao posso copiar seus ensinos e pregá-los? Abraços

    ResponderExcluir
  73. muito bom cheio de unção

    ResponderExcluir
  74. com esta narrativa da historia de mefibosete aprendi muito estou sendo renovada.

    ResponderExcluir
  75. eu ivan soares gostei muito desse esboço biblico pois foi muito bem elaborado a restituicao da posicao de mesibofete ealgo de muita enportacia para os nossos dias pois de quer nos da a nossa devida posicao

    ResponderExcluir
  76. Parabens ao querido pastor pelo excelente trabalho.Gostei muito e vou usá-lo em minha igreja,pos é uma ótima mensagem.

    ResponderExcluir
  77. PARABENS PELO SITE!!! DEUS CONTINUE ABENCOANDO PODEROSAMENTE O RESPONSAVEL

    ResponderExcluir
  78. Muito bom com certeza vou partilhar com o rebanho...
    Deus te use mais e mais...

    ResponderExcluir
  79. Muito bom bom que mensagem aleluia

    ResponderExcluir
  80. O que mi entristece no nosso meio é que um sempre quer ser melhor que outro sou de outro novel. Se nao for Deus que nos da palavras nada edifica essa expressao aquario dos outros eu so conheço um bom pastor e so avera um rebanho entao as almas nao sao nossas e sim de Deus e ele as guia para onde ele. Quer e quanto ao estudo. Bom hj vou pregar sobre mefib e queria um outro ponto de vista pra completar o meu e eu achei agora bora orar pq o conhecimento sem a unçao e nada

    ResponderExcluir
  81. muito bom concerteza temos muito o que aprender com a historia desse jovem sofreu muito mas teve paciencia e venceu parabens que Deus continui te abençoando

    ResponderExcluir
  82. Muito bom parabéns mensagem maravilhosa

    ResponderExcluir
  83. assim diz um pregador pra uma mesagem sai cem pocento perfeita pregue uma ou duas vezas ser necerio pregue ate dez vezes muito bonita a msg q deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  84. Muito bom este esboço, meus parabéns pelo o artigo. Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  85. muito bom esboço vc aprende bastante e poem em pratica

    ResponderExcluir
  86. precisamos ver qualidade em vez de ver defeitos

    ResponderExcluir
  87. Sermão abençoado , como pregadora me ajudou muito , mas primeiro de tudo gente pedir a direção do espirito Santo . Por que quando vc chega no altar planejando o que vc vai falar Deus muda o curso do sermão e é assim q ele trabalha

    ResponderExcluir

 
Top