8
PARA ADQUIRIR O MANUAL DO PREGADOR - CLIQUE AQUI
ouro-incenso-mirra-sacerdote-profeta-reiMateus 2.1-12
  
Introdução: O nascimento de Jesus foi cheio de acontecimentos e personagens controversos. José, Maria, os pastores e os magos foram avisados por anjos e em sonhos.
Havia uma estrela que sinalizava a presença de Jesus na terra, uma luz que veio ao mundo (Isaías 9.2), mesmo assim muitos não perceberam.

Um rei que o odiava (Herodes) e três reis que o amavam (magos) mostrando que mesmo que o inimigo se levante, Ele é o Rei dos reis. Eram chamados de magos por que estudavam astronomia e este era um título dado aos sábios da época.
Os sacerdotes que sabiam com precisão onde Jesus nasceria (Belém) não o viram. Já os pastores, que eram proibidos de adorar no templo, por sua profissão ser considerada imunda, tiveram o privilégio de ver Jesus.
Vamos refletir sobre a missão de Jesus comparando os presentes doados pelos magos, como símbolos de sua missão ao vir ao mundo:
1- Ouro = Rei v.11c
A família de Jesus era pobre, prova disso que deram a oferta sacrificial de dois pombinhos (Lucas 2.24).
Deus, por sua provisão, mandou aqueles reis magos levarem ouro para Jesus para servir como fonte de sustendo naquele período em que teriam que fugir para o Egito.
O ouro significa que Jesus é Rei. Somente um Rei superior poderia receber ouro de outros reis.

Jesus é o Seu Rei?
Dê a Ele o tesouro de seu coração!


2- incenso = Sacerdote: v.11c
O incenso era utilizado pelos sacerdotes no templo. O significado do incenso era a oração (Salmos 141.2). Um sacerdote acendia incenso quando fazia as orações pelo povo.
Os magos deram incenso a Jesus por que era uma oferta sagrada além de servir para espantar moscas no ambiente onde estivesse a criança recém nascida.
O incenso simboliza que Jesus seria sacerdote. Segundo a bíblia Ele é o supremo sacerdote segundo a linhagem de Melquisedeque (Hebreus 7.17 e 21). Os magos sabiam que Jesus intercederia por nós como sacerdote para sempre.
Jesus é o Sumo Sacerdoteque intercede por nós.
Você reconhece Jesus como seu Sacerdote que intercede por sua vida?
Então entregue a Ele seus pedidos e orações!

3- Mirra = Rrofeta: v.11c
A mirra é um óleo cheiroso extraído de uma planta espinhosa. Era utilizada pelos profetas para ungir as pessoas que fossem consagradas reis ou para ministrar cura aos leprosos.
Os magos deram mirra para Jesus por que era usada como óleo em crianças para dar frescor e hidratar a pele, além de servir como repelente de moscas. Os magos sabiam que Jesus era o profeta esperado por séculos.
Jesus é o profeta supremo que haveria de vir, cumprindo todas as profecias a seu respeito e anunciando um novo tempo da Graça de Deus!
Jesus é o Profeta de sua vida?
Deixe-o anunciar o que será de seu futuro: a vida eterna!


CONCLUSÃO:
Estas três funções mostram três pessoas que sempre precisamos em nossa vida. Todos precisam ter um rei ou governante que lhe seja superior. Todos precisam de um sacerdote ou alguém que lhe ajude ou defenda. Todos precisam de um profeta ou alguém que lhe ensine a verdade. Contudo ninguém consegue exercer ao mesmo tempo estas três tarefas. A plena realização dessas necessidades está completa em uma só pessoa: Jesus Cristo!

CURSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA BIBLIA - CLIQUE AQUI

Postar um comentário Blogger

  1. gostei de todas essses esborços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao gostei ,pois a bíblia nao diz a quantidade reis magos e nem que eram reis e sim magos.

      ¶ E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
      Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.

      Mateus 2:1-2

      ooutra coisa foram os presentes A mirra era o perfume usado para embalsamar os mortos. Cada família deveria ter em casa mirra suficiente para um eventual falecimento de um ente. Portanto, quem Lhe presenteou com a mirra, estava profetizando a Sua morte em favor da humanidade. Ali estava alguém que nascera para morrer. Entretanto, aquela mirra jamais fora usada em Jesus. Quando Maria foi ao Seu túmulo para embalsamá-lo, Ele já havia ressuscitado. Além do mais, dias antes de morrer, outra Maria, irmã de Lázaro, se antecipou a derramar um perfume caríssimo sobre Jesus, preparando-o para o sepultamento, conforme Ele mesmo testificou. A propósito, aquele perfume era destinado a Lázaro, porém não foi usado nele, para ser usado em Jesus. Por isso, Lázaro cheirava mal depois de quatro dias de sepultamento. Não era comum que isso acontecesse a um judeu. Quanto à mirra com que fora presenteado pelos magos, provavelmente tenha sido usado em algum outro familiar de Jesus. De qualquer maneira, profetizava Sua morte.

      O incenso era considerado oferenda sagrada. Todas as religiões do Oriente o usam em seus rituais, inclusive o budismo. Ao presenteá-Lo com incenso, estavam reconhecendo Sua divindade


      E quanto ao ouro? Para saber a necessidade de se presentear o Messias com o mais precioso metal, precisamos avançar no texto:
      “E, tendo sido por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem a Herodes, regressaram por outro caminho à sua terra. Tendo eles partido, o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito. Fica-te lá até que eu te avise, pois Herodes há de procurar o menino para o matar. Levantando-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe, e foi para o Egito. Ali ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho. Então Herodes, vendo-se iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar a todos os meninos de Belém, e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, segundo o tempo em que diligentemente inquirira dos magos” (vv.12-16).

      Excluir
  2. Feliz natal a todos os leitores e que o verdadeiro Cristo nasça em seus corações - Améeeem!!!

    ResponderExcluir
  3. Toda palavra extraída da bíblia para nosso aprendizado é benção de DEUS para nossas vidas, portanto ainda que não seja cheias de fontes ou de mais explicações(com muitas linhas), nunca podemos dizer que é ruim ou não gostamos.Devemos vigiar em todo tempo por que essas palavras vem de DEUS e é segundo a bíblia esboçado aqui para nós, então irmãos amados nunca diga que é ruim ou não gostei por que você fazendo isso é como estar dizendo que não gostou da palavra de DEUS vigiem! E está aqui um esbouço não muito longo mas se referindo ao nosso Salvador Jesus Cristo que logo virá buscar seus escolhidos. Amém.

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI MUITO, PORQUE PUDE APRENDER MAIS UM POUCO. PB DANIEL

    ResponderExcluir

 
Top