Aprendendo com a parabola do bom samaritano



parabola-bom-samaritano

Texto: Lc 10:33-37
Introdução: 

Jerico era no tempo de Cristo, uma cidade sacerdotal, e nada menos que doze mil sacerdotes habitavam ali, e usavam aquele caminho constantemente para ministrarem no templo.
Ao passar ao largo, o sacerdote e o levita nos mostra que nem todos os que estão vestidos de uma capa religiosa, são aprovados por Deus. Sendo Jesus a figura central desta parábola, mostra a sua compaixão revelando o amor de Deus que não vê barreira para amar.


    
O que tinha o bom samaritano?
Porque Jesus faz uso da pessoa deste na parábola? 
Qual eram os seus segredos?
A Assíria havia conquistado o reino norte (Israel no ano 722 a.C) e deportou o seu povo, todos os israelitas que pertenciam o reino norte, e substituindo-os por pagãos, os quais deram origem ao povo samaritano 2Rs17:24-34.
Os samaritanos não eram todos idolatras, e reconheciam somente o Pentateuco como sendo inspirados por Deus (os judeus reconheciam a Torá), formando assim a sua própria religião.
• As atitudes do bom samaritano, ajuda-nos a entender o que ele de fato tinha:

1) Amor anti-faccioso: 

• Ele esqueceu-se de si mesmo, tudo ficou para traz, ficou em segundo plano.
• Foi preciso estar perto do necessitado, tomar sua carga Is41:6.

2) Compaixão sacrificiosa: 

• Não olhou para o preconceito, raça, religião, nível cultural, posição social (há muitos que só tem intenção de receber a recompensa e desprezam os simples Rm2:11).

• Não sentiu um mero sentimento religioso ou social, teve compaixão (que e colocar-se no lugar do necessitado) Mt14:14, v.33.
A compaixão atrai para junto de si a “misericórdia”, que e trazer a miséria do próximo para junto de si (a palavra misericórdia vem da união de duas palavras latinas misero (miséria) e cordis (coração), significando colocar a miséria do próximo no nosso próprio coração.

3) Liberalidade: 

• Pagou dois denários, o equivalente a dois dias de trabalho.
• A hospedaria nos mostra a igreja, lugar onde as feridas são curadas, o dinheiro investido nos fala sobre a obra missionária que precisa da nossa contribuição.

4) Vinho: 

• Sl 104:15, Lc 5:39, o vinho nos fala de alegria, cura para as decepções, e também era usado como anticéptico conf. Lc 10:34.

5) Óleo Ec 9:8 : 

• Óleo e símbolo do Espírito Santo
• Unção que vem do alto, unção não se transfere, se compartilha
• Unção e o que despedaça o jugo Is 10:27

Conclusão:

• Ele prometeu voltar... v.35. (comente)

Veja tambem

Quer fazer Bacharel em Teologia - Então Clique - By Mefibosete

3 Comentários:

  1. essa mensagen é para os nossos dias pois quantas passoas estão nesta condição caidos e prostados no ção mais glorias a Deus quem ainda existe o bom samaritano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a DEUS o SR JESUS no deixou esta linda parábola. Mas como JESUS disse a ceara é grande mas os ceifeiros são poucos. Infelizmente existem pessoas como o levita e os sacerdote q só ajudam pessoas do seu mesmo ciclo social, e de sua denominação

      Excluir
  2. MENSAGEM gloriosa e edificante,e esta do bom samaritano.
    NOS mostra o verdadeiro significado do evangelho de cristo,que e mostrsr compaixao
    para aqueles que necsssitam....
    amem.

    ResponderExcluir

 
MEFIBOSETE ESBOÇOS © 2012 | Template By Jasriman Sukri